Granja Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Granja Portugal
—  Bairro do Brasil  —
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro.
Distrito Mondubim
Município Fortaleza
População
 - Total 60,470 habitantes
Limites Norte: Conjunto Ceará, Genibaú e João XXIII
Sul: Bom Jardim, Parque São José e Canindezinho
Leste: Bonsucesso
Oeste: Granja Lisboa
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) V
Fonte: Não disponível

A Granja Portugal é um bairro da cidade brasileira Fortaleza, que por sua vez é acapital do estado do Ceará.[1]

Esse bairro é centenário, situado na região oeste no sentido sul da cidade, que até no ano de 1970 abrigava às margens do rio Maranguapinho três olarias e a pedreira de Pedro Menino, segundo o mapa Carta da Cidade de Fortaleza e arredores, levantada, desenhada e impressa pelo Serviço Geográfico do Exército em 1945[2] .

Atualmente, com uma população de 60.470 habitantes, a maioria vivendo do trabalho artesanal, comércio e feiras locais.

Possui dois postos de saúde, o Jurandir Picanso - localizado na Rua Duas Nacões e o quatro escolas (três públicas - Dona Creuza do Carmo Rocha, Conceicão Mourão e Reitor Antônio Martins Filho -, duas particulares - José de Alencar e Educandário Snoop), várias creches, e um Centro de Referência da Assistência Social-CRAS, situado na Rua Humberto Lomeu. Apesar de populoso, não há escolas de ensino médio (da rede pública), nem delegacia de polícia e nem bancos privados de modo geral.

Um dos pontos de atração dos jovens durante a semana e aos domingos é a Praça da Juventude, com seu campo de futebol (não existe mais) e a Igreja Católica Santo Antônio. Essa praça foi reunaugurada em 18 de janeiro de 2015 pelo Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PSD)

O bairro de Granja Portugal, está situado parte da zona sul do município brasileiro de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, que por sua vez faz parte da SER V (Secretaria Executiva da Regional 5). Considerado um dos bairros mais populosos deste município, o bairro de Granja Portugal vem inovando e sendo estimulado pelo os seus próprios moradores que se desenvolvem através de feiras, artesanato, arte, comércio e especiarias de modo em geral.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

Rio Maranguapinho é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará. É o maior afluente do rio Ceará tendo sua nascente na Serra de Maranguape. Cruza os municípios de MaranguapeMaracanaúFortalezaCaucaia. O rio tem percurso total de 34 km. Alguns de seus afluente em Maranguape são os rios Gavião e Pirapora que também são nascentes na serra de Maranguape. Na margem esquerda do rio existe a Fazenda Raposa, de propriedade da Universidade Federal do Ceará localizada em Maracanaú, constituindo uma reserva ambiental com uma coleção de palmeiras. No outro lado da margem existe a maior lagoa de tratamento de esgoto doBrasil administrada pela Cagece. O Maranguapinho, como todo curso de água cearense, sofre influência das variações das precipitações pluviométricas, sendo suas descargas máximas observadas na época das chuvas de janeiro a junho. devido sua proximidade ao litoral e à serra de Baturité sua bacia está inserida em uma região de clima tropical quente úmido, na maior parte do curso, e tropical subquente úmido, próximo à nascente.

Desenvolvimento e Estilo de Vida[editar | editar código-fonte]

O bairro de Granja Portugal,

  1. Bairros de Fortaleza
  2. Biblioteca do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza). Carta da cidade de Fortaleza e arredores / levantada, desenhada e impressa pelo Serviço Geográfico do Exército 1945. Fortaleza, 1945. Registro: Mapas - Acervo 107379. Mapa 001 BCA. 8 folhas. Escala: 1:10000.