City vs. United

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manchester derby
City versus United
Wembley Manchester derby pre-kick-off.JPG

Momento antes do derby em Wembley, partida válida pela semifinal da FA Cup 2010-11. O City venceu por 1 a 0.
Manchester City 48 vitória(s), 204 gol(s)
Manchester United 69 vitória(s), 212 gol(s)
Empates 50
Total de jogos 167
Total de gols 416
editar

City vs. United, também conhecido como Manchester derby é o clássico que envolve Manchester City e Manchester United, equipes rivais da cidade de Manchester, na Inglaterra, equipes que se confrontam desde 12 de novembro de 1881.

No Ranking de pontos conquistados na história do Campeonato Inglês, o United é o quarto e o City o sexto.1

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

  • (Referências): 2
Estatísticas
Número de partidas 166
Vitórias do Manchester United 69
Gols marcados pelo United 212
Empates 50
Vitórias do Manchester City 48
Gols marcados pelo City 204

Primeira partida[editar | editar código-fonte]

Newton Heath (United) 5 x 1 West Gorton (City), 3 de outubro de 1891.

Última partida[editar | editar código-fonte]

United 0 x 3 City, 25 de Março de 2014, Old Trafford.

Maiores goleadas[editar | editar código-fonte]

Equipe vencedora Placar Ano
Manchester City 6 x 1 1926
Manchester City 6 x 1 2011
Manchester United 5 x 0 1955
Manchester United 5 x 0 1994

Maiores goleadores[editar | editar código-fonte]

  1. Wayne Rooney,Joe Hayes e Francis Lee, 10 gols
  2. Bobby Charlton, 9 gols
  3. Colin Bell, Eric Cantona, Brian Kidd, Joe Spence, 8 gols
  4. Dennis Viollet, 7 gols

Maiores públicos[editar | editar código-fonte]

Torcidas[editar | editar código-fonte]

Considerando apenas os torcedores dos dois clubes na Inglaterra, o United é a maior torcida deste país, com 4.209.000 torcedores e o City a sétima, com 886.000, segundo pesquisa do Instituto Roy Morgan, em 2004. Já segundo pesquisa do Instituto Rightmove em 2012, o United teria 56% dos torcedores da cidade de Manchester e o City teria 15% da preferência dos torcedores locais.3

Fatos históricos[editar | editar código-fonte]

  • Primeira partida: 3 de outubro de 1891 - Newton Heath (United) 5 a 1 West Gorton (City).
  • Partida importante: 16 de abril de 2011 - Manchester City 1 a 0 Manchester United.

O Jogo disputado em Wembley valendo a vaga na final da Copa da Inglaterra foi vencido pelo Manchester City por 1 a 0, gol marcado por Yaya Toure, no Segundo tempo. Este gol levou o City a final e posteriormente com outro gol do próprio Yaya, levou o time ao titulo, fato que levou ao fim de um jejum de 35 anos sem títulos de grande importancia do time azul.

  • O personagem mais emblemático deste clássico, provavelmente é Denis Law, que jogou no City antes de ser vendido ao Torino em 1962. Comprado ao Torino pelo United, na temporada 1962/1963 fez o gol do empate por 1 a 1 na última rodada do campeonato inglês, o que levou o City à segunda divisão. Dez anos depois Law voltou ao City para fazer um gol de letra que derrotou o United na casa do rival, rebaixando-o à segunda divisão inglesa. Denis Law poderia ser sinônimo de carrasco em Manchester.
  • A rivalidade produziu apelidos interessantes. Os torcedores do United costumam referir-se ironicamente aos do City como "gigantes" ou "mentirosos", já que estes costumam dizer que tem mais torcedores que o United. Já os torcedores do City referem-se ao rival como "Man Ure", uma brincadeira com as letras do nome do rival, chamam o United também de "Rags" (roupa velha), pois dizem que nos anos 50 os jogadores precisavam pedir uniforme emprestado aos do City, ou segundo outra versão, seria abreviatura de "red arrogant gits", algo como vermelhos arrogantes.
  • Os torcedores do Manchester City se concentram nas áreas sul e leste da cidade de Manchester, enquanto os torcedores do Manchester United se concentram no norte e no oeste da cidade.
  • Os dois grandes rivais de Manchester tem origens semelhantes, diferente de muitos clássicos de outras cidades do mundo, pois enquanto os Red Devils (United) foram fundados por operários do ramo ferroviário (eram funcionários da Lancashire and Yorkshire Railway), os Blues (City) foram fundados por paroquianos, também metalúrgicos, de Gorton, um distrito da grande Manchester.
  • Na partida que marcou os 50 anos da Tragédia de Munique, em que a maior parte do time do do Manchester United morreu em acidente aéreo, foi o Manchester City que brilhou, quebrando uma grande escrita. Em pleno Estádio Old Trafford, a equipe bateu os Diabos Vermelhos por 2 a 1, no clássico da cidade, e quebrou uma escrita de 34 anos sem vencer no campo do rival. Vassell e Benjani marcaram os gols do triunfo do Manchester City, em clássico que valeu pela 26ª rodada do Campeonato Inglês 2007/2008, com Carrick descontando no fim para o Manchester United. Se não bastasse este feito, o Manchester City com isto venceu as duas partidas disputadas pela Temporada 2007/2008.
  • Em 14 de maio de 2011, pela primeira vez na história do futebol inglês, dois times da mesma cidade sagraram-se campeões em um mesmo dia, quando o Manchester United sagrou-se campeão inglês e o Manchester City sagrou-se campeão da Copa da Inglaterra. No ano de 1968, mas não no mesmo dia, enquanto o United sagrou-se campeão europeu pela primeira vez, o City sagrou-se campeão inglês.
  • City e United tem os dois maiores públicos da história do futebol inglês considerando jogos dos clubes em seus próprios estádios – com o City em 1934 registrando 84.569 torcedores contra o Stoke City e com o United apontando 83.260 contra o Arsenal em 1948, tendo o United jogado também em Maine Road, visto o Old Trafford estar passando por reformas nesta época.4
  • O recorde de torcedores do Derby em campo neutro é de 86.549, em partida disputado em Wembley, nas semifinal da FA Cup, no dia 16 de abril de 2011, em jogo vencido pelo Manchester City por 1 a 0.
  • Em 23 de outubro de 2011 o City goleou o rival por 6 a 1 jogando fora de casa, no Estádio Old Trafford, igualando a maior goleada da história dos clássicos, também a seu favor, registrada em 23 de janeiro de 1926.
  • Os dois clubes disputaram dramaticamente até o último minuto o título inglês da temporada 2011/2012, com o City tendo vencido a sua partida contra o QPR nos acréscimos do 2º tempo e garantido o título, quando o United já o comemorava.
  • Em 22 de setembro de 2013 o City goleou o arquirrival por 4 a 1, no Estádio City of Manchester, com gols de Sergio Agüero (duas vezes), Yaya Touré e Samir Nasri.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Listagem de competições oficiais, nos âmbitos nacional e internacional, e respectivo número de títulos conquistados por Manchester United FC e Manchester City FC.

Competições Internacionais Manchester United Manchester City
Taça Intercontinental / Mundial de Clubes 2 -
Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões 3 -
Taça das Cidades com Feiras / Taça UEFA / Liga Europa - -
Taça das Taças 1 1
Supertaça Europeia 1 -
Total Internacional 7 1
Competições Nacionais Manchester United Manchester City
Campeonato da Inglaterra 20 3
Copa da Inglaterra 11 5
Taça da Liga Inglesa 4 3
Supertaça da Inglaterra 19 3
Campeonato da 2ª Divisão de Inglaterra 2 7
Campeonato de Inglaterra (Reservas) 4 -
Total Nacional 60 21
Competições Regionais Manchester United Manchester City
Liga Central 9 4
Campeonato do Norte de Inglaterra 5 -
Campeonato de Lancashire 12 1
Taça Senior Lancashire 13 6
Taça Senior Manchester 25 21
Total Regional 64 32
TOTAL 131 54

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]