Colônia Cecília (minissérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Colônia Cecília
Informação geral
Formato minissérie
Criador(es) Patrícia Melo
Carlos Nascimbeni
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Hugo Barreto
Tema de abertura "Terra Prometida ", Capital Inicial
Exibição
Emissora original Brasil Rede Bandeirantes
Transmissão original 31 de julho a 11 de agosto de 1989

Colônia Cecília é uma minissérie brasileira exibida pela Rede Bandeirantes, escrita por Patrícia Melo e Carlos Nascimbeni, e dirigida por Hugo Barreto[1] Foi exibida entre 31 de julho a 11 de agosto de 1989. Foi reapresentada entre 29 de abril e 10 de maio de 1991, às 20h30.[2]

Produção[editar | editar código-fonte]

  • A minissérie não obteve uma audiência expressiva, por concorrer com as últimas semanas da novela O Salvador da Pátria, da Rede Globo.
  • A saga da Colônia Cecília, pouco lembrada nos livros de história, serviu de inspiração para Renata Pallotini para uma peça de teatro com o mesmo tema e título, mas que não foi creditada pela produção como fonte de pesquisa.
  • Com a direção de Hugo Barreto e um cuidadoso trabalho de produção, cenografia e arte, a Bandeirantes desenvolveu com dignidade essa saga dramática de muita luta, coragem e paixão.
  • Foi o primeiro trabalho da atriz Gabriela Duarte (que um mês depois já estaria em Top Model, da Globo).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

No fim do século XIX, imigrantes italianos instalaram-se no município paranaense de Palmeira, criando a primeira sociedade anarquista do Brasil, a Colônia Cecília. Giovanni Rossi sofre com o fracasso da experiência. É veterinário, agrônomo, biólogo e jornalista. Mas, acima de tudo, um idealista, dono de uma personalidade forte e obcecado pelo desejo de conviver com a humanidade livre.

Os dramas têm início na chegada desses imigrantes, que haviam ganho terras de D.Pedro II. Só que o grupo chega após a instalação da República que não reconhecia as concessões de terras outorgadas no regime anterior. Sem a proteção do imperador, Giovanni e sua companheira, Adele, conduzem os anarquistas a um lugar abandonado, terras que ninguém queria, de mata alta e solo inóspito.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. USP. «Colônia Cecília, uma experiência anarquista no Brasil». Consultado em 7 de setembro de 2020 
  2. Teledramaturgia. «Colônia Cecilia». Consultado em 28 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.