Crash Bandicoot (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crash Bandicoot
Crash Bandicoot
Série de jogos Crash Bandicoot
Primeiro jogo Crash Bandicoot
Designer Jason Rubin e Andy Gavin
Informações pessoais
Sexo Masculino
Espécie Bandicoot (geralmente confudido com uma Raposa)
Terra natal Ilha N. Sanity
Portal Games

Crash Bandicoot, ou simplesmente Crash é um personagem de jogos eletrônicos criado pela Naughty Dog e protagonista de sua própria série de jogos. Ele é um bandicoot antropomórfico, de pelos alaranjados e orelhas pontudas ligeiramente similar a uma raposa. Foi criado por Andy Gavin e Jason Rubin, tendo como designer o artista Charles Zembillas.

Desde sua primeira aparição no jogo Crash Bandicoot ele se tornou um personagem muito popular mundialmente chegando a rivalizar com outros mascotes como Mario e Sonic, e se tornando mascote da Sony durante algum tempo.

Concepção[editar | editar código-fonte]

Em 1994, a Naughty Dog começou a trabalhar em um novo jogo. A idéia era criar um personagem que servi-se como mascote pra empresa da mesma forma que o Mario é para Nintendo, ou o Sonic é para Sega.[1] A primeira idéia viria a incorporar o ouriço com o diabo da tasmânia que mantivesse o poder de rodopiar, então disso foi escolhido alguns animais incomuns para ser o personagem, e nisso surgiu um vombate chamado Willie que viria a ser um protótipo do Crash. Porém os produtores acharam o personagem muito estúpido, então o refizeram como um bandicoot e o renomearam de Crash.

O primeiro jogo de Crash foi lançado em 31 de agosto de 1996 na América do Norte, em novembro do mesmo ano na Europa e em 6 de dezembro no Japão.

Sobre o personagem[editar | editar código-fonte]

Crash é um bandicoot que foi geneticamente alterado pelos cientistas Neo Cortex e Nitrus Brio numa tentativa de criarem um exército de animais mutantes para dominarem o mundo, porém a experiência falhou e Crash acabou não adquirindo maldade no coração.

Crash mora nas ilhas Wumpa onde adora comer frutas Wumpa (uma espécie de fruta que lembra uma mistura de uma manga com um pessego) e o seu passatempo favorito é dormir. Ele tem uma irmã Coco, que é o cérebro da família e também a sua principal coadjuvante nas aventuras. Mais adiante nos jogos ele conhece Crunch que a princípio foi seu inimigo, mas depois se tornou seu aliado e membro da família Bandicoot. Entre outros aliados de Crash que aparecem durante suas aventuras são Aku Aku, uma máscara mágica que vive o acompanhando protegendo dos inimigos, o urso Polar que já lhe serviu de montaria, a tigresa Pura que é animal de estimação de sua irmã(servindo de montaria para esta) e o dinossauro Baby T. Ele também tinha uma namorada chamada Tawna, cuja aparição mais importante é datada no primeiro jogo da série, porém ela acabou terminando seu namoro para ficar com Pinstripe.

Seu maior e mais destacado inimigo já mostrado é o Dr. Neo Cortex que foi o responsável por sua criação, além da maioria de seus inimigos durante os jogos. Entre outros de seus maiores rivais estão o cientista louco N. Gin, o tigre brutamontes Tiny Tiger, o terrorista Dingodile, e Uka Uka, o irmão malígno de Aku Aku.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

No primeiro jogo Crash só tinha como habilidade seu giro capaz de se tornar um furacão capaz de destruir as caixas e os inimigos, além de estar sempre acompanhado do Aku Aku o protegendo de ser ferido pelos inimigos. No segundo jogo ele recebe a habilidade de dar uma rasteira e pular mais alto, além de poder fazer uma "barrigada" esmagando seus inimigos. No terceiro ele já ganha uma série de ataques desbloqueáveis ao longo dos chefões como uma barrigada mais intensa, duplo pulo, atirar com uma bazuca, super velocidade, entre outros. Em Crash Titans ele aparece mais forte sendo capaz de socar os inimigos além de ter um giro mais intenso, além de usar o Aku Aku como escudo campo de força e controlar os titãs o pondo-o sobre seus rostos.

Games[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Andy Gavin (February 3, 2011). Making Crash Bandicoot - part 2 All Things Andy Gavin. Página visitada em February 7, 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]