Sonic the Hedgehog (personagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sonic the Hedgehog
Sonic em Sonic the Hedgehog (2006).
Nome no Japão Sonikku za Hejjihoggu (ソニック・ザ・ヘッジホッグ)
Série de jogos Sonic the Hedgehog
Primeiro jogo Rad Mobile (aparição cameo)
Sonic the Hedgehog
(como personagem jogável)
Designer Naoto Ohshima (1991)
Yuji Uekawa (1998)
Dublador em inglês Vídeogames:
Ryan Drummond (1998-2004)
Jason Griffith (2005-2010)
Roger Craig Smith (2010-Presente)
Cartoons
Jaleel White (AoStH, SatAM, Sonic Underground)
Samuel Vincent (Sonic Underground voz cantante)
Roger Craig Smith (Sonic Boom)
Anime:
Martin Burke (Sonic OVA)
Jason Griffith (Sonic X)
Dublador japonês Vídeogames:
Takeshi Kusao (1993)
Junichi Kanemaru (1998-presente)
Tomokazu Seki (forma Werehog, Sonic Unleashed)
Cartoons:
Keiko Toda (Sonic Underground)
Anime:
Masami Kikuchi (OVA)
Junichi Kanemaru (Sonic X)
Dublador brasileiro Oberdan Jr (AoSTH)
Tatá Guarnieri (na primeira dublagem de SatAM)
Manolo Rey (SatAM, Underground, X e Boom)
Fábio Lucindo (em Detona Ralph)
Informações pessoais
Sexo Masculino
Aniversário 23 de junho (Lançamento do primeiro jogo)
Alinhamento Bem
Raça Ouriço
Espécie Terrestre
Terra natal South Island
Habilidade especial Correr à velocidade da luz.
Arma Calibur (apenas em Black Knight)
Portal Games

Sonic the Hedgehog (ソニック・ザ・ヘッジホッグ, Sonikku za Hejjihoggu?, em português - Sonic o Ouriço) é um personagem de jogos de vídeo criado pela SEGA para concorrer diretamente com o personagem Mario, da Nintendo e antes da criação de Klonoa da Namco (surgido em 1990, muito semelhante ao Tails, amigo do Sonic).

Sonic é um ouriço (embora a Tec Toy, distribuidora da Sega no Brasil, o chamasse de porco espinho) azul bastante veloz, e que tem como objetivo principal salvar os outros animais do vilão Dr. Eggman (também chamado de Dr. Robotnik em algumas adaptações ocidentais), que os transforma em robôs para trabalharem para ele como escravos.

Sonic foi criado para substituir Alex Kidd, que ocupava o posto de mascote da Sega. O seu desenhista foi Naoto Ohshima.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Sonic é notório por ser extremamente rápido, aventureiro e corajoso. Luta sempre pela justiça e pelos indefesos. Enfrenta todos os perigos para ajudar os outros, encarando tudo como um desafio. Mas gosta também de relaxar, mostrando-se também preguiçoso...

Sonic não é nem um pouco modesto com suas habilidades.

Ele tem feito amizade, principalmente a partir do segundo jogo. Entre seus companheiros estão Tails (têious) e Knuckles (nâcous), Shadow (xédou), seu aliado e às vezes rival, e Amy Rose, que se autodeclara namorada dele. Ele, no entanto, sempre foge dela.

Uma das transformações deste ouriço é o Super Sonic, que já salvou o mundo de muitos perigos e desastres.

Sonic foi redesenhado junto com outros personagens da saga. Sua aparência atual tem espinhos maiores, pupilas verdes e uma cor azul mais carregada e viva, além de estar bem mais magro e alto.

Sonic nasce, conforme pode-se ver no primeiro jogo, na localidade de Green Hill (South Island).

Uma característica sua é a inabilidade em meio aquático. Quando está na água não consegue coordenar bem os movimentos, o que o torna vulnerável. Esta é considerada a sua maior fraqueza.

Sonic mede 1 metro de altura e pesa 35 kg.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Sonic é um ouriço antropomórfico de pele azul cobalto e espinhos extremamente grossos e afiados que fazem parecer ser um cabelo. Ele possui uma cabeça ligeiramente grande e desproporcional em relação ao seu corpo, além de pernas e braços bem compridos. Seus olhos são juntos sempre numa expressão de raiva com a íris preta (verde nos jogos atuais) além de ter orelhas pontiagudas similares as de um gato. Os seus braços, boca e barriga são cor de pele separados do resto corpo. Ele veste apenas um par de luvas brancas e tênis vermelhos com uma listra branca passando por cima, e posteriormente uma fivela amarela. Nos jogos mais antigos ele era mais baixinho e gordinho como é mostrado em Sonic Generations.

Os tênis de Sonic foram inspirados nos tênis que Michel Jackson usava durante a Gravação de "Bad"

Transformações[editar | editar código-fonte]

  • Super Sonic: É a clássica transformação quando Sonic possui todas as sete Esmeraldas do Chaos. No jogo, é só ter as Esmeraldas do Chaos, cinquenta anéis e saltar. A sua típica,cor azul converte-se numa dourada, o seu espinho fica maior e levanta, a sua velocidade aumenta muito, fica quase invulnerável e também consegue utilizar o Controle do Chaos perfeitamente, pode voar e lançar rajadas amarelas de energia pelas mãos. essa forma possivel mente foi inspirada pela transformaçao super saiyajin da serie Dragon Ball Z, já que o criador de Sonic e um fan da serie.
  • Hyper Sonic: Somente em Sonic 3 & Knuckles. Colectando as Esmeraldas do Chaos vai ao Mushroom Hill e entre no anel dourado e verde, em contato com a Esmeralda Mestre, as Esmeraldas do Chaos vão separar-se e irão abrir o espaço. Elas transformar-se-ão nas novas sete esmeraldas chamadas de Super Esmeraldas do Chaos, então reative-as. Em vez de uma cor amarelada, Sonic possui uma coloração principalmente prateada, mas, também aparecem as cores de todas as Super Esmeraldas do Chaos, tem todos os poderes de Super Sonic só que mais poderosos. Alguns Rumores indicam que o Hyper Sonic pode chegar até 60.000 anos-luz por segundo, até pode chegar a 1000 parsec por minuto, mas a Sega nunca deixo essa velocidade de parsec concreta, só nas HQ'S é dito essa velocidade.
  • Darkspine Sonic: Aparece no jogo Sonic and the Secret Rings. A sua aparência torna-se similar ao Espio, porque o seu pelo adquire uma coloração roxa e não nos podemos esquecer de mencionar as listras brancas na cabeça, os punhos e a aura de fogo.
  • Sonic the Werehog: Aparece em Sonic Unleashed. Quando Dr. Robotnik (mais conhecido como Dr. Eggman) dispara a energia negativa das Esmeraldas do Chaos em Sonic, e ao invés de se tornar Super Sonic, ele se transforma em um tipo de "Loboriço". Nesta forma, Sonic fica mais lento porém bem mais forte fisicamente, e pode esticar seus braços e ficar em modo Unleashed que o deixa mais poderoso, ágil e com golpes distintos.
  • Excalibur-Sonic: Aparece no Sonic And The Black Knight. Sonic, após ganhar a espada Excalibur, ganha uma armadura dourada e sua espada Excalibur muda de forma.
  • Dark Sonic: Só visto no episódio 67 do anime Sonic X. Seu corpo fica igual ao de Super Sonic, mas completamente escuro e sombrio, e fica fácil de confundi-lo com Shadow. Quando Sonic fica desse jeito, destrói tudo, sem piedade, mas no final acalma-se rapidamente. O episódio está disponível legendado em três partes no YouTube.
As sete Esmeraldas do Caos, instrumentos de grande poder que permite Sonic se transformar em Super Sonic.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

Os jogos de Sonic geralmente são na sua maioria do tipo plataforma, centrados na luta contra Dr. Eggman (Robotnik) e a caça às misteriosas Esmeraldas do Chaos. Os terrenos lembram vagamente uma montanha-russa, com loops e quedas abruptas, e as fases são variadas, sendo as mais típicas as planícies gramadas, as ruínas, parques e outros lugares de entretenimento, e as megalópoles industriais.

Sonic 2 marcou a estreia de Tails, a raposa de dois rabos, e a primeira aparição de Super Sonic. Sonic 3 marcou a estreia de Knuckles, o équidna (que era vilão mas se tornou aliado em Sonic & Knuckles). Os jogos do Sonic sempre veem com um segredo nas fases. Em 1996, saiu o primeiro jogo isométrico do Sonic, Sonic 3D Blast (até então, a grande maioria dos jogos eram de plataforma). Sonic 3D Blast foi fabricado pela Traveller's Tales, em parceria com a Sega (que detém os direitos sobre a marca Sonic).

Sonic foi convertido para o universo 3D com Sonic Adventure, em 1999 para o console Dreamcast (mais tarde seria portado para PC e Gamecube como Sonic Adventure DX). Antes disso, o ouriço já tinha participado de jogos 3D (Sonic R e Christmas NiGHTS), mas fora do gênero plataforma. Em Sonic Adventure, Yuji Uekawa redesenhou todos os personagens, deixando-os com um ar mais "radical". Ele deu a Sonic pernas e espinhos mais longos, assim como íris verdes. Sonic Adventure foi seguido em 2001 por Sonic Adventure 2, que marcou uma mudança na série, implementando "times", o Team Hero (Sonic, Tails e Knuckles) que tentava salvar o mundo e o Team Dark (Dr. Eggman, Rouge the Bat e Shadow the Hedgehog), que tentava conquistá-lo.

Outros jogos em 3D foram Sonic Heroes (2003), em que se controlavam três personagens simultaneamente, e os primeiros para a "nova geração" de games Sonic the Hedgehog (2006), Sonic and the Secret Rings (2007).

Sonic também estrelou uma série de spin-offs: jogos de corrida (Sonic Drift, Sonic Drift 2, Sonic R, Sonic Riders, Sonic Riders: Zero Gravity), luta (Sonic the Fighters, Sonic Battle), puzzles (Sonic Shuffle), pinball (Sonic Spinball, Sonic Pinball Party), entre outros. Seus companheiros também tem aventuras separadas, como Tails Adventures, Knuckles' Chaotix e Shadow the Hedgehog.

Por muito tempo Sonic foi exclusivo de consoles Sega, com exceção de conversões de seus jogos para PC e de um jogo criado para o Neo Geo Pocket numa parceria com a SNK. Em 2001, a Sega se retirou do mercado de consoles, e no ano seguinte Sonic já aparecia no GameCube e no Game Boy Advance da Nintendo. Em 2003, Sonic tornou-se multiplataforma, estrelando jogos novos para os outros consoles da geração 128-bit, o PlayStation 2 e o Xbox, e depois para outras plataformas portáteis (N-gage, PSP, Nintendo DS).

Sonic também fez aparições marcantes ao lado de seu rival Mario em jogos como Mario & Sonic at the Olympic Games, Mario & Sonic at the Olympic Winter Games e Super Smash Bros. Brawl como personagem jogável em ambos os jogos em parceria com a Nintendo. Também aparece em Sonic and the Black Knight que é um jogo exclusivo para o Wii. Na Nintendo Direct do dia 1 de outubro de 2013, foi confirmado o retorno do ouriço azul na nova sequência da série Super Smash Bros. nomeada Super Smash Bros. para Nintendo 3DS e Wii U.

Series archie[editar | editar código-fonte]

As series archie são as revistas em quadrinhos do Sonic, baseados nos jogos e contando oque acontece entre eles neles a diversos personagens que não se encontram nos jogos como a princesa Sally Acorn, Bunnie Rabbot, Rotor entre muitos outros a serie foi a base da a maioria das series animadas do Sonic e tem ligações com todo o universo Sonic já criado. a comic já teve centenas de edições e continua até hoje

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

  • Sonic estreou na banda desenhada com um mangá na revista Shogaku Yonensei ("estudante da quarta série"), contando a história de um garoto que se tornava o herói Sonic.
  • Sonic the Comic foi uma versão europeia de Sonic, publicada pela inglesa Fleetway. Também publicava histórias de outros jogos da Sega, como Golden Axe, Streets of Rage e Shinobi. Durou 223 edições de 1993 a 2000.
  • Em 1996 foi lançado no Japão um animê de Sonic, no qual Dr Eggman é supostamente expulso de seus domínios por um novo inimigo e pede a ajuda de Sonic, conhecido como Sonic Ova. Em 1999 foi lançado nos Estados Unidos como Sonic The Movie. Infelizmente, este anime nunca foi exibido em território brasileiro.
  • Em 2003, foi feito o animê Sonic X, que durou 52 episódios mas foi expandido para 78 e desta vez é mais fiel aos vídeo games. Esse faz Sonic & Cia. entrarem no mundo dos humanos. Já foi exibido no Brasil pela Rede Globo, na TV Globinho. Em Portugal, é transmitido pelo canal Sic, dentro do programa SIC Kids. Sonic X também foi apresentado na televisão globo na hora de Festival De Desenhos em 2010.
  • Em 2012, Sonic também participou no filme Detona Ralph da Disney como personagem secundária. Primeiramente, num anúncio público na Game Central Station onde ele alega que personagens de jogos de vídeo não podem morrer em jogos de onde eles não se originaram, se não, eles não vão regenerar e desaparecerão para sempre.

Vozes do personagem[editar | editar código-fonte]

Dubladores: Japonês: Junichi Kanemaru (1998–presente). Inglês: Ryan Drummond (1999–2004) a voz que destacou o personagem por muito tempo e Jason Griffth (2005–2010). Atualmete é dublado por Roger Craig Smith.

No Brasil, Sonic já foi dublado por Manolo Rey nas séries animadas Sonic SatAM, Sonic Underground e Sonic X. No primeiro desenho do Sonic, o Adventures of Sonic the Hedgehog, ele foi dublado por Oberdan Júnior, e na sua aparição no filme Detona Ralph, foi dublado por Fábio Lucindo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde junho de 2014).
  • Há um gene no DNA dos mamíferos que foi batizado de Sonic, em sua homenagem.[1]

Referências

  1. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas OldNerdBits

Ligações externas[editar | editar código-fonte]