Sonic Rivals

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonic Rivals
Sonic Rivals.jpg
Sonic Rivals
Produtora Backbone Entertainment
Sega Studio USA (supervisão)
Editora(s) Sega
Designer Tyler Sigman (designer chefe)
Eric Emery (design de estágios)
Escritor(es) Takashi Iizuka (também como designer conceitual)
Compositor(es) Chris Rezanson
Artista Ryan Slemko (diretor de arte)
Chris Bourassa (artista chefe)
Mabel Chan (artista de estágios)
Plataforma(s) PlayStation Portable
Data(s) de lançamento
    Gênero(s) Corrida, Ação
    Modos de jogo Single player, Multiplayer
    Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
    Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
    Inadequado para menores de 7 anos i PEGI (Europa)
    Média UMD, download
    Último
    Último
    Sonic Rivals 2
    Próximo
    Próximo

    Sonic Rivals (ソニックライバルズ, Sonikku raibaruzu?) é um jogo eletrônico da série Sonic the Hedgehog, desenvolvido pela Backbone Entertainment exclusivamente para Sony PSP. Este é o primeiro jogo Sonic a ser desenvolvido por uma companhia canadense, e o primeiro a ser lançado para PSP. Além disso, este foi o primeiro jogo Sonic que não foi lançado no Japão. O jogo foi supervisionado por membros da Sega Studio USA incluindo Takashi Iizuka.

    A jogabilidade mostrada em Sonic Rivals é o mais próximo dos jogos clássicos Sonic, porém é no formado 2.5 D, sendo assim o primeiro da série Sonic.

    Em 2007, Sonic Rivals 2 foi lançado para PSP, apresentando Tails, Espio e Rouge, mais 150 cartas colecionáveis, e novos modos de jogo.

    Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

    Enquanto mantém o tradicional estilo plataforma 2D, Sonic Rivals tem gráficos totalmente 3D, permitindo com que a câmera faça perspectivas para ajudar na visualização de certos obstáculos. O jogo apresenta 7 power-ups que podem ser coletados durante o jogo, adicionando um novo sistema de power-ups, que inclui habilidades ofensivas e defensivas. Sendo eles:

    • Fogo: O personagem lança uma bola de fogo ou cria uma barreira de fogo, servindo como obstáculo.
    • Gelo: O personagem lança uma bola de gelo ou cria um cubo de gelo no caminho, servindo como obstáculo.
    • Eletricidade: Lança uma argola no oponente ou deixa uma argola no caminho para atrapalhar o oponente.
    • Furacão: Lança um furacão no oponente ou cria um furacão que serve como obstáculo.
    • Mina: Dispara uma mina ou a deixa no caminho do adversário.
    • Imã: Atrai argolas, facilitando a coleta.
    • Estrela: Habilidade especial específico de cada personagem.

    Sonic Rivals possui muitos modos de de jogo: Single Player Mode consiste em Story Mode (modo história), Challenge Mode (desafio), e Cup Circuit (circuito). Wireless Play Mode permite jogos multiplayer e corridas entre os jogadores para trocar cartas ou apenas pela disputa.

    Story Mode (modo história) consiste na escolha de quatro personagens jogáveis, onde cada um tem uma linha de história diferente, e deve correr contra o oponente até a linha de chegada para impedir os planos do Dr. Eggman. Modo Multiplayer é simplesmente jogado pela disputa, e os jogadores podem personalizar suas corridas usando as cartas ganhas no modo Single Player, trocando-as ou apostar as cartas em corridas. As batalhas com os chefes no fim das fases requer que o jogador não só derrote-o, mas também que ele seja derrotado antes que o seu oponente o faça. Badnicks também estão presentes como inimigos (diferentes daqueles encontrados na era 16-bit) e alguns são similares aos vistos em Sonic Heroes.

    Cumprindo certos objetivos dispostos nos modos Story, Challenge e Cup Circuit, o jogador ganha cartas colecionáveis. Estes desafios incluem coletar um certo número de argolas, acertar seu rival num certo número de vezes e passar pela linha de chegada em um tempo determinado.

    Cartas[editar | editar código-fonte]

    O jogo apresenta 150 cartas colecionáveis. Todos as cartas são de personagens principais ou secundários, robôs, inimigos, chefes e itens presentes em jogos clássicos e recentes da série Sonic. Algumas cartas não tem efeito no jogo, e a única funcionalidade das cartas além de colecionar, é destravar roupas secretas para serem equipadas pelos personagens.

    Fases[editar | editar código-fonte]

    O jogo tem ao todo seis fases (zonas), e cada uma tem 3 atos, sendo que no terceiro, ocorrerá uma batalha contra o chefe da fase (exceto Sky park). O design das fases é muito semelhante aos presentes nos jogos clássicos da série Sonic, possuindo elementos comuns, como por exemplo, molas, espirais, dashes, etc. Ao total são 6 fases e 18 atos:

    Forest Falls[editar | editar código-fonte]

    Estágio tropical, muito arborizada com lagos e cachoeiras. Chefe: Egg Turtle, uma tartaruga robô.

    Colosseum Highway[editar | editar código-fonte]

    Antigas ruínas. Chefe: Egg Falcon, um falcão robô.

    Sky Park[editar | editar código-fonte]

    Fase noturna em um parque de diversões. Não possui chefe.

    Crystal Mountain[editar | editar código-fonte]

    Uma montanha com muito gelo e neve. Chefe: Egg Lynx, um lince robô.

    Death Earth[editar | editar código-fonte]

    Uma grande construção em uma área desértica. Chefe: Egg Kong, um grande gorila robô.

    Meteor Base[editar | editar código-fonte]

    Estágio no espaço, na base de Dr. Eggman. Chefe: Egg Destroyer.

    Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

    História[editar | editar código-fonte]

    O jogo começa com Eggman transformando Amy Rose, Tails, Rouge e a Master Emerald em cartas com uma câmera especial que é o seu mais novo invento. Sonic e Knuckles chegam a tempo para ver o que houve. Knuckles decide salvar a Master Emerald enquanto Sonic deve socorrer seus amigos. Sonic rebate e diz que isso seria um bom desafio. Enquanto isso, Shadow recebe um pedido de socorro de Dr. Eggman. De repente, um misterioso ouriço chamado Silver chega do futuro e diz a Shadow que ele precisa chegar a Eggman primeiro. Após numerosos conflitos, é revelado que Dr. Eggman é de fato, Eggman Nega. Após a batalha final com Sonic, Knuckles, Shadow, Silver e Metal Sonic, Nega é derrotado, todos voltam às suas formas originais, e Silver retorna para o futuro com Eggman Nega.

    Personagens[editar | editar código-fonte]

    Protagonistas[editar | editar código-fonte]

    • Sonic the Hedgehog: A habilidade especial de Sonic é o Sonic Boom, que aumenta significativamente a sua velocidade temporariamente, similar a habilidade Speed Break presente em Sonic and the Secret Rings. Sonic também pode voar por um curto momento após ativar esta habilidade.
    • Shadow the Hedgehog: Sua habilidade especial é o Chaos Control, que permite com que Shadow possa deixar seus oponentes mais lentos, similar à habilidade Time Break de Sonic and the Secret Rings.
    • Knuckles the Echidna: A habilidade de Knuckles é o Hammer Punch, onde ele soca o chão, causando um tremor de terra, atrapalhando o oponente, onde quer que ele esteja.
    • Silver the Hedgehog: A habilidade especial de Silver é o Psyshic Control, que consiste em Silver usar suas habilidades psicocinéticas para tomar controle do oponente, impedindo-o de atacar.
    • Metal Sonic: Personagem secreto. Sua habilidade é copiar o ataque dos adversários.

    Coadjuvantes[editar | editar código-fonte]

    • Miles "Tails" Prower: Enquanto viajava para Onyx Island com Sonic, Tails é transformado em uma carta pela câmera de Dr. Eggman. Tails e Amy (que também foi transformada em carta) devem ser resgatados por Sonic. Ele reaparece em Sonic Rivals 2 como personagem jogável.
    • Amy Rose: A primeira a ser transformada em carta por Eggman. Logo Tails também é transformado em carta e Sonic se dispõe para salvá-los.
    • Rouge the Bat: Após descobrir sobre os planos de Dr. Eggman, Rouge desaparece e mais tarde é descoberto que ela também foi transformada em uma carta. Shadow se dispõe a salvar Rouge enquanto tenta descobrir os que ela havia descoberto sobre Eggman. Ela reaparece em Sonic Rivals 2 como personagem jogável.
    • Dr. Eggman: Eggman, na verdade, não é o vilão deste jogo. Sendo de fato a vítima. Após ser traído por Eggman Nega, que estava farto de ter seus planos falhos com ele, transforma-o em uma carta antes da história acontecer de fato.
    • Eggman Nega: Eggman Nega é o principal antagonista do jogo e vindo do futuro. Após duas vergonhosas falhas em criar sua arma mortal Eggman Utopia ao lado de Dr. Eggman, Nega o trai e o transforma em uma carta através de um novo equipamente e toma os rumos de seus malignos planos. Vestido e se passando por Dr. Eggman, ele usa uma câmera especial para transformar todos em Onyx Island em cartas. Sendo essa uma ilha que ele trouxe consigo do futuro que futuramente será a Angel Island. Seu plano principal é mudar o seu destino transformando todos no planeta em cartas e assim dominar o mundo.
    Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

    Ver também[editar | editar código-fonte]

    Ligações externas[editar | editar código-fonte]