Sonic the Hedgehog (série animada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonic the Hedgehog
Sonic SatAM
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 30 min
Criador(es) DIC Entertainment
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Tema de abertura "Sonic, o Mais Veloz que Há" por Noisy Neighbors
Tema de
encerramento
"Sonic, o Mais Veloz que Há"
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC
Estados Unidos SBT
Transmissão original 18 de setembro de 19933 de dezembro de 1994
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 26 (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Adventures of Sonic the Hedgehog
Sonic Underground
Próximo
Próximo

Sonic the Hedgehog (Também conhecido como Sonic Saturday AM ou Sonic SatAM) é um desenho animado norte-americano produzido pela DIC Entertainment, adaptado da série de videogame da Sega, Sonic the Hedgehog. O desenho estreou nos Estados Unidos no dia 13 de junho de 1993 no canal ABC. Foi transmitido até 1994.

Sonic the Hedgehog e os Lutadores da Liberdade precisam acabar com o maléfico Dr. Robotnik para restaurar a paz para Mobotrópolis. Os Lutadores são liderados pela Princesa Sally Acorn, herdeira do trono; Rotor, um cérebro inventor; o atrapalhado e covarde Antoine D'Collete, sempre irritado por Sonic; Bunnie Rabbot, uma lebre que teve metade de seu corpo robotizado; Miles "Tails" Prower, um aprendiz de lutador da liberdade que tem como ídolo Sonic; etc.

O desenho apresentou alguns elementos dos videogames da Sega (Fases Speciais e também situações baseadas nas do jogos do Genesis, onde mostra o controle do mesmo e indica os botões que se devem apertar se ocorrer a mesma situação no jogo) apesar de não focar neles. O sucesso do SatAM foi transformado em uma série de quadrinhos da editora Archie (que mesmo com o fim de SatAM, continua sendo publicada).

No Brasil, foi transmitido entre 2002 e 2003 no SBT no Bom Dia & Cia e Sábado Animado. Em Portugal, está a ser transmitido pelo KidsCo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Guerreiros da Liberdade[editar | editar código-fonte]

  • Sonic, o Ouriço - O protagonista com o dom da velocidade. Ele luta contra Robotnik e sua tirania desde seu domínio do reino de Mobotropolis robotizando todos seus habitantes inclusive seu tio Chuck. É amigo da Sally desde a infância com quem divide lugar de líder dos Guerreiros da Liberdade. Tem uma personalidade muito arrogante além de frequentemente fazer brincadeiras bobas mesmo nos momentos sérios. Sua comida favorita são Cachorros-quentes.
  • Princesa Sally Alicia Acorn - Antiga princesa de Mobotropolis e filha do Rei Acorn que luta contra a tirania de Robotnik desde a perda de seu pai. É séria e muito inteligente tendo ajuda sempre de seu mini computador Nicole que frequentemente te dá informações para decifrar questões. Muitas vezes não tolera as brincadeiras de Sonic sendo que frequentemente sai em missões ao lado dele. Na primeira temporada ela praticamente não tinha roupas tendo apenas um par de sapatos azuis, sendo que já na segunda temporada ela passa a usar uma jaqueta azul.
  • Antoine Depardieu - Um coiote de sotaque francês, um dos membros originais da equipe. É muito covarde e convencido sempre tentando se passar por um bom guerreiro, embora sempre acabe fracassando e se rendendo. Ele também não gosta muito do Sonic por inveja dele sempre ter atenção da Sally, a quem ele demonstra uma paixão, e muitas vezes acaba virando motivo de piadas do Sonic. Está sempre andando com um uniforme azul e possui duas mechas de cabelo loiros que na segunda temporada ficam maiores formando um cabelo, além de passar a ter os olhos azuis.
  • Rotor - É o cientista dos Guerreiros da Liberdade, um dos membros originais da equipe. Quase não participa de missões e passa mais tempo no esconderijo em Knothole. Vive fazendo invenções em seu laboratório e análises de alguns equipamentos. Na primeira temporada era mais gordo e usava um boné amarelo, enquanto que na segunda passa a usar um boné vermelho, além de passar a usar luvas e sapatos, e os olhos ficarem laranjas.
  • Bunnie Rabbot - Uma coelha metade robótica, uma dos membros originais da equipe. Ela é dotada de super-força e outras habilidades através de seu braço e pernas robóticas devido a um acidente no robotizador a alguns anos. Ela é muito educada e costuma sempre se referir ao Sonic como bonitinho, além de saber lutar artes marciais. Ao contrário dos demais personagens ela não muda sua aparência na segunda temporada.
  • Dulcy - Uma jovem dragão fêmea introduzida na segunda temporada na equipe. Ela costuma ajudar Sonic e o resto da equipe os carregando em suas costas sendo a única capaz de voar além de Tails. Tem uma personalidade muito arrogante e grosseira além de parecer não bater bem da cabeça muitas vezes falando de sua mãe (a Sabina) talvez por sentir falta dela, provavelmente tendo sido robotizada por Robotnik. Ela também é capaz de soprar uma rajada congelante.
  • Tails - É o membro mais jovem da equipe sendo apenas uma criança. Ao contrário dos jogos ele possui uma importância quase insignificante no desenho já que não costuma participar das missões quase sempre ficando em Knothole. Ele também possui a habilidade de voar graças a seus dois rabos mantida dos jogos originais. Assim como em AoStH seus pelos são marrons ao invés de laranjas como nos jogos.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Robotnik - O grande vilão da série. Um cientista louco e sem coração que tenta dominar todo o mundo transformando os animais em seu exército de escravos robôs. Ele detesta Sonic (a quem ele chama apenas de Ouriço) e seus amigos dos Guerreiros da Liberdade que frequentemente estragam seus planos. Antes de dominar o reino ele se chamava Julian e fez o Rei Acorn desaparecer o lançando no vórtex, e em seguida prendendo quase todos do reino os transformando em robôs. Ele tem um dos braços robotizados devido a um acidente causado por Sonic ao voltar no tempo o fazendo seu braço atravessar os raios do robotizador. Ao final da série ele é derrotado por Sonic e Sally através de uma gema desaparecendo junto de sua base.
  • Snively - O sobrinho e assistente de Robotnik. Trabalha para ele desde seu domínio do reino de Mobotropolis. É constantemente abusado por ele e muitas vezes mandado em seus planos contra o Sonic (que ele também chama de Ouriço) e os Guerreiros da Liberdade. Mais para segunda temporada passa a demonstrar um pouco de ódio pelo Robotnik geralmente resmungando. Quando jovem ele tinha cabelos até um golpe do Sonic ao voltar no tempo o deixando careca com apenas alguns fios espetados. Ao final da série após a derrota de Robotnik ele passa a querer ser o ditador do reino provavelmente se aliando a Ixis Naugus, porém como a série não teve uma 3ª temporada isso não prosseguiu na história.
  • SWATbots - São o exército de robôs lacaios de Robotnik. Frequentemente são comandados em seus planos contra os Guerreiros da Liberdade, mas sempre são destruídos.
  • Ixis Naugus - Um mago muito sombrio e perverso que havia ajudado Robotnik em seu plano de dominar Mobotropolis, mas que foi traído pelo mesmo sendo lançado no vórtex desde então querendo vingança contra ele. Ele chegou a ser libertado no episódio "O Vórtex" graças a Sonic e Sally numa tentativa de resgatar o Rei Acorn, porém junto dele acabou voltando a ficar preso. Ao que parece ele se aliaria a Snively após a destruição de Robotnik, porém como a série não teve uma 3ª temporada isso não aconteceu na história.

Outros personagens[editar | editar código-fonte]

  • Charles "Tio Chuck" Ouriço - É o tio do Sonic que foi raptado por Robotnik e transformado em um robô há vários anos atrás. Era o cientista real de Mobotropolis sendo o criador dos Anéis de Força e também do robotizador cujo projeto fora roubado por Robotnik para dominar o reino. Muitas vezes ele chega a se encontrar com Sonic no decorrer da série.
  • Rei Acorn - É o pai da Sally e antigo governante de Mobotropolis. Ele a princípio havia sido subordinado por Robotnik no passado, até o enganá-lo ao revelar sua real intenção de querer dominar o seu reino e robotizar os habitantes chegando a baní-lo pra dentro do vórtex, desde então deixando Sally com saudades de vê-lo novamente. Sua última aparição foi no episódio "O Vórtex" onde manda Sally procurar os demais Guerreiros da Liberdade espalhados pelo reino.
  • Ari - Um carneiro membro de outro grupo dos Guerreiros da Liberdade. Sua primeira aparição foi no episódio "Jogo Ruim" onde ele é subordinado por Robotnik a levar o Sonic até sua armadilha em troca de soltar seus amigos que acabaram ficando robotizados. No final do episódio ele chega a se sacrificar por Sonic se jogando no vórtex no lugar dele só voltando no episódio "O Vórtex" onde consegue escapar de lá e passa a fazer parte da equipe como membro secundário.
  • Lupe - É a líder da equipe dos Lobos Guerreiros da Liberdade que aparece no episódio "O Uivo dos Lobos". Ela fazia parte de uma antiga tribo de lobos que viviam em paz até perderem tudo por Robotnik desde então lutando junto de sua equipe contra os seus soldados que buscavam encontrar o seu esconderijo. Após encontrar Sonic e Sally ela e sua equipe passam a se aliar aos Guerreiros da Liberdade de Knotole.

Guia de episódios[editar | editar código-fonte]

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

A Primeira Temporada foi transmitida nos EUA em 1993. Em 1994, foi transmitido no Brasil pelo SBT no programa Bom Dia e Cia. todas as manhãs de segunda à sexta e aos sábados no programa Sábado animado.

  • Sonic Bum! (Sonic Boom!)
  • Sonic & Sally
  • Ultra Sonic
  • Sonic e os Pergaminhos Secretos (Sonic and the Secret Scrolls)
  • Super Sonic
  • A Corrida (Sonic Racer)
  • Ligado no Sonic (Hooked on Sonics)
  • A Dança Cósmica (Harmonic Sonic)
  • O Pesadelo do Sonic (Sonic's Nightmare)
  • O Mundo Subterrâneo (Warp Sonic)
  • Sub Sonic
  • Um Amigo Diferente (Sonic Past Cool)
  • Batalha Naval (Heads or Tails)

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

A Segunda e última Temporada foi transmitida em 1994 nos EUA.

  • Conversão Sônica (Sonic Conversion)
  • Jogo Ruim (Game Guy)
  • Amnésia (No Brainer)
  • Minissérie De Volta ao Passado (Blast to the Past Mini-Series)
  • Dá um Tempo, Antoine! (Fed Up, Antoine!)
  • Os Caçadores de Fantasmas (Ghost Busted)
  • Dulcy, a Última dos Dragões
  • O Vórtex (The Void)
  • O Estranho Casal (The Odd Couple)
  • Robeca (Ro-Becca)
  • O Uivo dos Lobos (Cry of the Wolf)
  • Drood Henge e as Pedras do Poder (Drood Henge)
  • O Espião (Spy-Hog)
  • O Juízo Final (The Doomsday Project)

3ª temporada[editar | editar código-fonte]

  • Minissérie Cuidado com as Conseqüências (não exibida)
  • O Jornal (não exibido)

A terceira temporada fora roteirizada mas não feita. Segundo o roteirista Ben Hurst, seria centrada no sobrinho de Robotnik, Snively, se aliando a Ixis Naugus para combater os Guerreiros da Liberdade.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Dubladores do EUA[1] [editar | editar código-fonte]

Dubladores do Brasil (1994-1995)[editar | editar código-fonte]

Dobradores de Portugal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]