Sonic & Knuckles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde setembro de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Sonic & Knuckles
Capa norte-americana de Sonic & Knuckles
Desenvolvedora Sonic Team
Sega Technical Institute
Publicadora(s) Sega
Diretor Hirokazu Yasuhara
Produtor Yuji Naka
Designer Hirokazu Yasuhara
Takashi Thomas Yuda(Design de Personagens)
Takashi Iizuka
Hisayoshi Yoshida
Compositor(es) Howard Drossin
Jun Senoue
Tokuhiko Uwabo
Tomonori Sawada
Naofumi Hataya
Artista Satoshi Yokokawa (Artista dos Inimigos)
Plataforma(s) Mega Drive
Série Sonic the Hedgehog
Conversões/
relançamentos
, Virtual Console, Nintendo DS (Sonic Classic Collection), Xbox 360
Data(s) de lançamento Mega Drive:

Xbox Live Arcade:

    Virtual Console:
    Gênero(s) Plataforma
    Modos de jogo Single-player, two-player
    Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
    Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
    Permitido para maiores de 3 anos, especialmente a faixa de 3-10 anos ELSPA (Reino Unido)
    Mídia 1 Cartucho de 16 Mbit
    Controles Gamepad
    Idioma Inglês
    Último
    Último
    Sonic the Hedgehog 3
    Sonic Adventure
    Próximo
    Próximo

    Sonic & Knuckles (ソニック&ナックルズ,, Sonikku & Nakkuruzu?) foi um jogo eletrônico desenvolvido pela Sonic Team no Sega Technical Institute. Lançado pela SEGA, no dia 18 de Outubro de 1994.

    Sucedeu Sonic 3 na saga Sonic The Hedgehog. Foi o último jogo para Mega Drive da mesma saga.

    Enredo[editar | editar código-fonte]

    Ao fim de Sonic 2, o Death Egg (Ovo da Morte) de Eggman caiu na Ilha Flutuante (Floating Island ou Angel Island). A ilha é esconderijo da Esmeralda Mestre e Eggman resolve usá-la para consertar a sua estação espacial. Ele então engana o guardião da esmeralda, Knuckles dizendo que Sonic deseja roubá-la. Então Knuckles passa a ajudar erroneamente Eggman (por isso muitos acham que Knuckles é um vilão, quando na verdade não é). Ao chegar na Ilha, Knuckles rouba as 7 Esmeraldas Do Caos de Sonic e as espalha pela ilha, obrigando-o a recuperá-las. Ao derrotar Eggman na "Base do Lançamento" (Launch Base), Sonic e Tails caem no "Vale dos Cogumelos" (ou "Colina do Cogumelo" – Mushroom Hill). É onde começa o jogo Sonic & Knuckles. Sonic sabe que muitas das esmeraldas do caos estão escondidas na ilha, incluindo a poderosa Esmeralda Mestra, que é o motivo da ilha conseguir flutuar. Preocupado por saber que Robotnik tentará aproveitar o poder da Esmeralda para energizar o ovo da morte, para tentar deixar ele invencível! Sim, o mesmo do Sonic 2, agora reformulado e mais poderoso! Sonic precisa chegar à fortaleza espacial do cientista para destruir seu plano maligno. Chegando no Vale dos Cogumelos, Sonic flagra Knuckles no portal da Esmeralda Mestra. Ao entrar no portal, Sonic perde todas as Esmeraldas do Caos, que são transformadas pela Esmeralda Mestra em Super Esmeraldas. Essas Super Esmeraldas permitem Sonic virar Hyper Sonic (com poderes novos) e Knuckles virar Hyper Knuckles (as Super Esmeraldas estão disponíveis apenas quando o cartucho de Sonic 3 é conectado no de Sonic & Knuckles, formando o jogo "Sonic 3 & Knuckles").

    Para Knuckles o enredo é bem simples: o personagem estava descansando quando o Eggrobo, um robô de Eggman, joga uma bomba que acaba despertando a sua tranqüilidade. Irritado, Knuckles resolver perseguir o robô. Isso tudo foi plano de Robotnik, para que Knuckles fique distraído e ele possa ganhar mais tempo roubando a Esmeralda Mestre.

    Além de tudo isso, Robotinik reconstruiu Metal Sonic (derrotado em Sonic CD) e Silver Sonic (derrotado em Sonic 2), criando o Mecha Sonic, um robô melhor e mais poderoso que os dois e que pode virar Super com o poder da esmeralda mestre.

    Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

    Em Sonic & Knuckles não há a presença de Tails. Compensando a falta entra o até então o vilão, Knuckles. Ainda assim é possível jogar com a raposa, pela tecnologia Lock-on, que será tratada mais adiante.

    Essencialmente, são dois jogos diferentes, dependendo do personagem escolhido. Os caminhos de Knuckles são diferentes dos de Sonic, sendo que um não pode acessar ao caminho do outro sem truques ou cheatcodes.

    As habilidades também mudam entre Sonic e Knuckles. Assim como Tails, que possui habilidade de voo, Knuckles pode planar [voar paralelo ao chão, porém caindo um pouco] e escalar paredes. Knuckles possui velocidade semelhante a de Sonic, mas seu salto é mais baixo, o que dificulta em algumas partes. A jogabilidade de Sonic se mantém como em Sonic 3.

    A forma super, assim como nos jogos anteriores, está presente neste e é obtida ao conseguir as sete esmeraldas. Um fato que chamou a atenção foi a presença de um Super Knuckles neste jogo.

    Tecnologia Lock-On[editar | editar código-fonte]

    O cartucho do jogo, além de funcionar sozinho, trabalha também com outros jogos criando combinações, através de uma tecnologia denominada Lock-On. Neste caso, Sonic & Knuckles age como um "pacote de expansão" (semelhante aos expansion packs da série The Sims), podendo ser combinado com Sonic 1, Sonic 2 e Sonic 3.[2]

    Sonic 3 anexado ao cartucho de Sonic & Knuckles utilizando a tecnologia Lock-On.

    Combinando-o com Sonic 1 faz com que Sonic e Knuckles entre em vários níveis distintos de estágio especial no estilo de Sonic 3 e Sonic & Knuckles. Sua missão é pegar todas as bolas azuis para passar para o próximo nível. Este jogo é denominado por alguns fãs como Get Blue Spheres, ou Blue Spheres. No começo, aparece apenas uma tela dizendo "No way? No way!" (algo como não tem nada aqui, pode desistir!), sendo que para ativar, é necessário segurar as teclas A, B e C.

    Com Sonic 2, Knuckles assume o lugar de Sonic no enredo de Sonic 2 e torna-se jogável nas fases deste jogo, entretanto, Sonic e Tails, o modo 2 Players VS e todas as outras opções são desabilitadas.

    Com Sonic 3, jogam-se os dois jogos em sequência e com adaptações. A ativação do jogo em Lock-On torna-se vantajosa ao adicionar novas possibilidades, como tornar Knuckles jogável em Sonic 3 e Tails jogável em Sonic & Knuckles, além de poder salvar o progresso do jogo em Sonic & Knuckles, algo inédito até então.

    Conectando ainda o game com qualquer outro jogo do Mega Drive, ativa-se o Get Blue Spheres, mas em uma determinada fase apenas (conforme o jogo que você acopla, uma fase exclusiva do Special Stage é jogável, se outro jogo for acoplado, outra fase exclusiva do Special Stage é jogável). Get Blue Spheres contém mais de 1000 fases diferentes de Special Stages, mas só acoplando o Sonic 1 em Sonic & Knuckles é possível jogar todas as fases exclusivas. Nenhuma das fases de Get Blue Spheres é um estágio especial de Sonic 3 e Sonic & Knuckles, independente do jogo acoplado (mesmo sendo o Sonic 1).

    Versões em coletâneas[editar | editar código-fonte]

    Em 1996, foi lançado para PC (Windows) o CD Sonic & Knuckles Collection. A coletânea apresentava os jogos Sonic 3, Sonic & Knuckles e o lock-on Sonic 3 & Knuckles, com músicas convertidas em formato MIDI. Os sons dos créditos de Sonic 3 e dos dois atos das fases Carnival Night, Icecap e Launch Base foram substituídos por outras diferentes. Coincidentemente todas as músicas substituídas são as que foram compostas por Michael Jackson, apesar de nenhuma fonte confirmar.

    Mais tarde, já em 2002, foi lançado na coletânea Sonic Mega Collection para Playstation 2 e Game Cube juntamente com os outros jogos da série central.

    Referências

    1. a b c Sonic & Knuckles Release Information for Mega Drive (em inglês) GameFaqs. Página visitada em 14 de outubro de 2010.
    2. Sega's Yuji Naka talks! GameSpy.