Sonic the Hedgehog 2 (16-bit)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Setembro de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Sonic the Hedgehog 2
Capa da versão brasileira do jogo.
Desenvolvedora Sonic Team
Sega Technical Institute
Publicadora(s) Sega
Distribuidora Riverdeep (PC/Mac, via GameTap)
Diretor Masaharu Yoshii
Hirokazu Yasuhara (Diretor/Planejador de jogo/Projeto)
Produtor Yuji Naka (Líder de programação/Empresário de projeto)
Mark Cerny (Programador/Apoio de desenvolvimento)
Designer Judy Toyota (Designer de personagens)
Compositor(es) Masato Nakamura
Plataforma(s) Mega Drive
Conversões/
relançamentos
PlayStation 2, NGC, NDS, Xbox, Mobile, PC, Mac OS X, Virtual Console, Xbox Live Arcade, PlayStation Network, iPhone OS
Data(s) de lançamento
Virtual Console:

Xbox Live Arcade:

iPhone OS:
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Single player, two player (colaboração/disputa)
Número de jogadores 1 a 2 jogadores
Classificação Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 7 anos i PEGI (Europa)
Mídia Cartucho de 8 mg
Download
CD-ROM
Controles Consoles: Gamepad
PC: teclado

Sonic the Hedgehog 2 (ソニック・ザ・ヘッジホッグ2,, Sonikku za Hejjihoggu 2?), ou Sonic 2' (ソニック2,, Sonikku 2?), é um jogo eletrônico de plataforma lançado em 1992 em 16-bit para o Mega Drive. É o segundo jogo da série Sonic.

O jogo, que possui ainda uma versão 8-bit, para a Master System e Game Gear, marca a estreia de Tails, parceiro de Sonic. É um dos mais famosos e maiores sucessos do Sega Mega Drive, motivo pelo qual transformou seu personagem no mascote do console.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Sonic 2 teve a estreia do personagem Tails,a raposa de duas caudas,que acompanhou Sonic em suas aventuras durante esse e vários outros jogos da série.

Sonic The Hedgehog Mais veloz do que nunca,Sonic irá percorrer toda a South Island em busca de anéis de poder,monitores e é claro,as Esmeraldas do Caos,que após reconstruírem a ilha,no Sonic 1,retornaram no número de 7(Uma a mais),e isso possibilitou a clássica transformação Super Sonic.

Miles "Tails" Prower O novo ajudante de Sonic usará toda a potência de suas caldas para voar e correr atrás de seu herói,Sonic.Ele aperfeiçoou o avião de Sonic,o Tornado,que ajudou aos heróis chegarem na base espacial de Eggman,a Death Egg.

Dr. Ivo "Eggman" Robotnik O gorducho cientista maluco,irá perseguir Sonic e Tails por toda sua jornada.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Sonic 2 é um jogo eletrônico de plataforma com os níveis tendo dois "atos" e ao final de cada segundo ato, o jogador enfrenta o Robotnik como chefe. Em cada fase ativando os postes-checkpoint com cinquenta anéis no mínimo, pode-se abrir o caminho para os estágios especiais.

A jogabilidade continua a mesma de Sonic the Hedgehog: níveis em que se tem atravessar em menos de 10 minutos. No caminho, robôs são enfrentados e anéis são coletados. Sonic ganha um novo movimento: o Spin Dash, que permite a ele acelerar sem sair do lugar (botão para baixo + pulo). Apesar de haver dez fases, elas e os chefes estão mais fáceis, especialmente os chefes, comparado ao jogo anterior.

Single Player[editar | editar código-fonte]

No single player padrão, Sonic é seguido por Tails (que pode ser controlado por um segundo jogador), e quando este é deixado para trás, após alguns segundos volta voando. Um menu permite alterar o personagem para Sonic sozinho ou para Tails (mas este não pode voar - habilidade introduzida em Sonic 3).

2P VS[editar | editar código-fonte]

O multiplayer consiste em três estágios do jogo: Emerald Hill, Casino Night e Mystic Cave. Os dois jogadores tem de terminá-los bem rápido, e depois veem quem vence em cinco critérios: placar, tempo, anéis ao final, anéis totais, e monitores quebrados. Além disso, há o estágio especial, no qual o jogador com mais anéis vence.

Super Sonic[editar | editar código-fonte]

Quando o jogador coleta as sete Esmeraldas do Caos, Sonic, ao dar um pulo tendo pelo menos 50 anéis, se transforma em Super Sonic, uma versão mais rápida e praticamente indestrutível. Nessa forma, Sonic adquire uma coloração dourada. A transformação gasta um anel por segundo, e ao atingir 0 anéis, o Sonic volta ao seu estado normal. Super Sonic só morre esmagado, afogado ou caindo em abismos.

História[editar | editar código-fonte]

Enquanto viajava em seu avião, o Tornado, Sonic faz um pouso forçado em West Side Island. Depois de alguns dias, ele percebe que está sendo seguido por uma raposa de duas caudas. Ele tenta fugir correndo, mas a raposa gira suas caudas como um helicóptero para alcançar o ouriço. Sonic se impressiona com sua habilidade, e a deixa se juntar a ele. A raposa se apresenta como Miles Prower, mais conhecido como Tails.

Alguns dias depois, Sonic e Tails ouvem uma explosão no centro da ilha. A grande floresta fora destruída e robôs cercavam a área. Sonic sabia o que era: o Dr. Robotnik estava de volta, e resolveu usar o poder das Esmeraldas do Caos novamente, para propulsionar o Ovo da Morte, uma estação espacial do tamanho de uma lua. Sonic e Tails partem para localizar as esmeraldas antes de Robotnik.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

O jogo se difere do Sonic original principalmente no fato de não ter sido desenvolvido pelo Sonic Team, mas por uma divisão norte-americana da Sega, o Sega Technical Institute. Mas os programadores do primeiro Sonic, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara viajaram para os EUA para trabalhar no jogo.

Para o jogo foi planejado a criação de um parceiro para Sonic. Num concurso interno, a raposa de duas caudas de Yasushi Yamaguchi fora escolhida. Ele queria batizá-la de Miles, mas o resto do time o batizou de Tails. Insatisfeito, Yamaguchi empurrou o nome Miles Prower (um trocadilho com Miles per hour - Milhas por hora) ao personagem, rebatizando-o como Miles "Tails" Prower (tornando Tails um apelido).

Protótipos[editar | editar código-fonte]

Os dois protótipos conhecidos do Sonic 2 são Sonic 2 Early Prototype e Sonic 2 Beta. O primeiro, como o nome lembra, é o mais antigo e popular. Transformado em ROM em 2006, parece ter sido feito em cima do Sonic 1, com novos sprites e cenários. O segundo é o Sonic 2 Beta, também muito popular, pois durante muitos anos só se teve acesso a ele. Há rumores de que o jogo teve a sua ROM convertida por um chinês e o cartucho do Sonic 2 Beta foi distribuído ilegalmente por empresas piratas antes do lançamento do jogo. Era comum locadoras terem o Sonic 2 Beta, antes mesmo de lançarem a versão final. O Sonic 2 Beta é mais desenvolvido, apresentando mais fases que a versão final, embora algumas fases estejam inacessíveis.

Existe uma teoria de que o segundo jogo do Sonic estava sendo feito pela Sega of Japan. Porém, esse game acabou ficando longo demais, não dando tempo de lançar em 92, como anunciado, e acabou sendo guardado para mais tarde ser lançado, como Sonic CD. Enquanto isso, a Sega of America ficou responsável então por fazer esse jogo.

Porém, assim como no Sonic CD é possível viajar no tempo, ao que tudo indica, seria isso também possível no Sonic 2 Beta. E esta é uma teoria bem provável. Basta nos lembrarmos, que algumas fases possuem ligações entre si. Deste modo, entre algumas fases - passado e futuro - possivelmente teríamos:

Wood Zone (passado) ---> Metropolis (futuro) green Hill (passado) → Neo Green Hill (futuro) Hidden Palace (passado) → Oil ocean (futuro)

[1]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

A primeira versão a ser lançada foi a 8-bit, em Outubro. No mês seguinte, fora lançada para o Mega Drive (o lançamento norte-americano foi batizado "Sonic Twosday", trocadilho com tuesday, terça-feira), que nos EUA, em apenas 5 dias, vendeu 500.000 cópias. Sonic 2 é o jogo mais vendido para o Mega Drive, com cerca de 6 milhões de cópias [2]

Projeto Sonic The Hedgehog 2 HD[editar | editar código-fonte]

Em abril 2008, foi anunciado que uma versão redesenhada deste jogo estaria sendo feita pela SonicRetro e pela equipe s2hd, que foi inspirado no Super Street Fighter II Turbo HD Remix da Capcom.[2] [3] Em março de 2012, uma versão alfa foi publicada, porém foi acusada de possuir código malicioso junto, mas logo foi desmentido por um membro da equipe, que afirmou ser um problema do DirectInput, que "continuava a ler inputs do jogador mesmo com a tela minimizada".[4] Um mês depois de lançarem o alpha, o desenvolvimento da versão HD do jogo foi cancelado devido a complicações entre os membros da equipe.[5] No entanto, em 23 de Junho de 2014, o projeto foi retomado e novos integrantes foram recrutados para trabalhar no projeto, já que uma nova engine foi desenvolvida para o remake, abandonando a versão alpha. Ainda não há previsão para novos detalhes sobre o projeto.

Referências

  1. [1]
  2. Guest Editorial: In Which I Rain on the Sonic 2 HD Parade (em inglês) (30 de março de 2012). Página visitada em 14 de janeiro de 2013.
  3. Fan-Made Sonic 2 HD Remix Coming (em inglês) (29 de abril de 2008). Página visitada em 14 de janeiro de 2013. Cópia arquivada em 2008-05-02.
  4. Sonic 2 HD Contains Keylogger, Delete Immediately (em inglês) (10 de abril de 2012). Página visitada em 14 de janeiro de 2013.
  5. Brigas põem ponto final no projeto Sonic 2 HD (20 de abril de 2012). Página visitada em 14 de janeiro de 2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]