Sonic Unleashed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonic Unleashed
Capa da versão norte-americana para PlayStation 3.
Desenvolvedora Sonic Team, Dimps (Wii e PlayStation 2)
Distribuidora Sega
Produtor Akinori Nishiyama
Designer Yoshihisa Hashimoto (Diretor de design)
Takashi Iizuka & Shun Nakamura (Design de nível)
Escritor(es) Sayako Yoshimura
Compositor(es) Tomoya Ohtani (Diretor de som)
Kenichi Tokoi
Fumie Kumatani
Hideaki Kobayashi
Takahito Eguchi
Mariko Nanba
Artista Sachiko Kawamura (Diretor de Arte de PS3 & Xbox 360)
Hideaki Moriya (Diretor de Arte de PS2 & Wii)
Yuji Uekawa (Artwork Publicitário)
Motor Hedgehog Engine (PS3, Xbox 360)
Plataforma(s) Nintendo Wii, PlayStation 2, Xbox 360, PlayStation 3
Série Sonic the Hedhegog
Conversões/
relançamentos
Telefone móvel
Data(s) de lançamento Wii: 18 de novembro de 2008
PS3: 18 de novembro de 2008
PS2: 19 de novembro de 2008
Xbox 360: 20 de novembro de 2008
Gênero(s) Plataforma, aventura
Modos de jogo Single player
Número de jogadores 1 jogador
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)[1]
Inadequado para menores de 10 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para todas as idades GRB (Coreia do Sul)
Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 6 anos i PEGI (Portugal)
Inadequado para menores de 12 anos i USK (Alemanha)
Mídia Wii Optical Disc (Wii)
DVD-ROM-SL (PS2)
DVD-ROM-DL (Xbox 360)
Blu-ray Disc (PS3)
Controles Wii:
Wii Remote com Nunchuk, Classic Controller, GameCube Controller (Wii)
PS2, PS3, Xbox 360:
Gamepad (PS2, PS3, Xbox 360)
Último
Último
Sonic the Hedgehog
Sonic the Hedgehog 4
Próximo
Próximo

Sonic Unleashed (conhecido como Sonic World Adventure (ソニックワールドアドベンチャー, Sonikku Wārudo Adobenchā?)( no Japão) é um jogo eletrônico da desenvolvedora de jogos Sega. O jogo foi lançado para Nintendo Wii, PS2, PS3 e Xbox 360, contando com uma versão para telefone móvel[2] em 28 de Novembro de 2008. O jogo traz personagens e elementos novos ao universo Sonic, como o principal antagonista, Dark Gaia, o novo parceiro de Sonic, Chip (Light Gaia), e a oportunidade de controlar Sonic the Werehog, forma que Sonic assume ao cair da noite, e que tem uma grande importância no desenvolvimento da história.

No que diz respeito às plataformas PS3, PS2, Xbox 360 e Nintendo Wii, Sonic Unleashed foi lançado em duas versões extremamente diferentes entre si: a versão para PS2 e Nintendo Wii, e a versão para Xbox 360 e PS3. A primeira apresenta gráficos, jogabilidade e cenários mais pobres e fases menores e mais fáceis se comparada à outra. Além disso, a segunda apresenta uma maior necessidade de exploração do que a primeira. Ainda existem, entretanto, muito mais diferenças entre as duas, como é visto mais a frente. O jogo foi o último da franquia a ser lançado para PlayStation 2 na América e na Europa. E também o último jogo da era 128 bits (isto é na versão de ps2).ef>.http://info.sonicretro.org/Sonic_Unleashed</ref>

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

No jogo, há fases diurnas e noturnas, que contam com jogabilidades completamente diferentes. Nos momentos diurnos, as fases mantêm as características originais da série Sonic, com progressão rápida por cenários diversificados, utilizando recursos como o Boost (alimentado pela Ring Energy, que por sua vez é alimentada pelo poder dos anéis, permitindo a Sonic se movimentar mais rapidamente), o drift (derrapagem), o Lightspeed dash (que permite a Sonic atravessar rapidamente uma fileira de anéis), o Wall Jump (que permite a Sonic subir por duas paredes paralelas), o Stomp ("pisão", que permite que Sonic golpeie o solo e caia mais rapidamente), o Air Boost (que permite a Sonic realizar o boost no ar) e o Homing Attack (que permite a Sonic alcançar lugares por meio de uma fileira de inimigos, golpeando-os um a um, em sequência). Nos estágios noturnos, Sonic adquire aparência de uma espécie de lobo-ouriço (em inglês, chamado de Werehog) e perde sua velocidade característica. Em compensação, ganha grande força e braços que se esticam para alcançar lugares de difícil acesso além de realizar golpes em sequencia (combos). Também nos estágios noturnos, é possível ativar o modo "Unleash", que aumenta o poder do Werehog, e bloquear ou esquivar-se de certos ataques inimigos (esses dois últimos apenas na versão para Xbox 360 e PS3). Nessas fases, o jogo se desenvolve em um estilo de luta e plataforma. Além disso, as versões para Xbox 360 e PlayStation 3 apresentam duas fases em que se controla o avião de Tails, Tornado-1, apertando sequências de botões para derrubar robôs enviados por Eggman. São as fases "Tornado Defense". No final delas, enfrenta-se uma nave controlada por Eggman, o Egg Cauldron, que envia robôs e mísseis contra o avião. No fim do jogo, é possível jogar com Gaia Colossus, um gigante formado pela união de Chip aos Templos de Gaia. Com ele é possível golpear com os punhos direito, esquerdo, ou ambos, se defender para absorver danos, além de realizar o boost (como o que Sonic realiza) para se movimentar mais rápido (este último movimento possível apenas na versão para Xbox 360 e PlayStation 3). Além disso, também no fim do jogo, é possível jogar com Super Sonic, que tem como única habilidade realizar o boost para atravessar o cenário mais rapidamente enquanto voa. No Wii e ps2 o homing attack é diferente por que precisa apertar X e quadrado no ps3, e A e X no xbox 360, enquanto no ps2 X e X e no Wii B e B. O stomp no ps2 X e quadrado. E o boost é inútil, só é útil em algumas partes. E é possível usar o spindash. É só usar o boost na versão do Wii e ps2 numa esteira e sonic vira uma bola e faz o barulho de spindash

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Uma frota gigantesca de naves cruzadoras pertencente ao Dr. Eggman orbita a Terra. Mas Sonic está lá para impedi-lo, qualquer que seja o plano dele. Depois de Sonic destruir vários robôs, Eggman aparece dentro de um robô, com o qual consegue capturar Sonic. Este, sem pensar duas vezes, utiliza a força das esmeralda do caos e se transforma em Super Sonic. Depois de Super Sonic destruir o robô facilmente, Eggman foge. Então começa uma perseguição entre os dois. Eggman entra numa sala, mas é encurralado por Sonic. Ele começa a pedir piedade a Sonic, dizendo que estava arrependido. Sonic pergunta ao Dr. Eggman por que que ele estava pedindo perdão, já que não é de sua natureza fazê-lo. Enquanto Sonic estava ocupado falando, Eggman revela sua armadilha contra o ouriço: uma arma eletromagnética que é alimentada pelo poder das Esmeraldas do Caos, absorvendo-o para si. Nesse momento, Eggman usa a energia absorvida para lançar um raio sobre a Terra, dividindo-a em sete partes (ou continentes) e despertando Dark Gaia, uma criatura sombria, feita de escuridão, que se encontrava presa no centro da Terra, mas agora foi libertada.. Então Sonic, exposto ao poder maligno do ser despertado, transforma-se em Sonic the Werehog. Tendo vencido, Engman abre uma janela da nave, fazendo com que Sonic caia na Terra, derrotado, ao lado das Esmeraldas do Caos, já sem poder nenhum e enegrecidas.

Ao cair na Terra, Sonic conhece um ser estranho que aparenta estar inconsciente, caído no chão. Ao acordar, a princípio fica com medo do Werehog, mas depois se convence de que Sonic não o faria mal. Enquanto conversam, Sonic descobre que seu novo companheiro perdeu a memória, então decide ajudá-lo a recuperá-la. Quando amanhece, entretanto, Sonic volta à sua forma natural. Depois de descobrir onde estavam (um lugar chamado Apotos), Sonic resolve chamar seu parceiro de Chip. Os dois então perguntam a todos na cidade se o conhecem, em vão. Com o passar do tempo, descobre-se que Sonic virou uma espécie de lobisomem, transformando-se no Werehog todas as noites. À noite, a dupla encontra Tails, que está sendo atacado por criaturas malignas. Ao salvá-lo, Sonic parte para Spagonia, ao lado de Chip e Tails, a bordo do avião de Tails, o Tornado-1, em busca do Professor Pickle, que pode deter a resposta para trazer o mundo de volta ao normal.

Chegando lá, porém, descobrem que Pickle não estava na Universidade de Spagonia, mas havia sido sequestrado e levado para Mazuri. Os três então partem para lá, e encontram o Professor preso em uma base do Eggman. Ao resgatá-lo, todos voltam para Spagonia, onde descobrem que sua única esperança de trazer o planeta de volta ao normal, derrotar Dark Gaia e impedir os desígnios de Eggman, é devolvendo o poder às Esmeraldas do Caos, o que só pode ser alcançado ativando cada um dos sete Templos de Gaia em cada um dos sete continentes. Assim, Sonic, Chip e Tails partem numa aventura ao redor do globo, restaurando o planeta e lutando contra Dark Gaia e Eggman.

  • Além dos personagens aqui citados, Amy Rose também faz aparições no jogo, tendo uma pequena participação na história.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Continentes / Partes do planeta[editar | editar código-fonte]

Em Sonic Unleashed, o mundo foi dividido em sete partes ou "continentes", os quais Sonic explora em busca dos Templos de Gaia para restaurar o planeta. Ao longo de sua aventura, Sonic encontra paisagens diversas, muitas vezes baseadas em locais que realmente existem na Terra.

1° Continente (Apotos/Mazuri)[editar | editar código-fonte]

Apotos (Windmill Isle)[editar | editar código-fonte]

Apotos é a primeira região do planeta a ser visitada por Sonic e Chip. É um arquipélago baseado na região de Míconos, na Grécia. Os cenários são repletos de penhascos íngremes, moinhos de vento e casas e estruturas brancas e azuis com vista para o mar, característicos da paisagem dessa região.

Mazuri (Savannah Citadel)[editar | editar código-fonte]

Mazuri é a terceira região do planeta a ser visitada por Sonic. É baseada na savana africana, especialmente na Grande Mesquita de Djenné[3] , onde se passa a maior parte das fases (principalmente as noturnas). As fases também se passam em cima de algumas espécies de baobás, típicos de regiões africanas como Madagascar. Além disso, animais como girafas e elefantes, típicos da savana africana, complementam o cenário. A fase só é acessado nas versões ps3/xbox 360, na versão do Wii/ps2 só é o chefe.

2° Continente (Spagonia - Rooftop Run)[editar | editar código-fonte]

Spagonia é a segunda região do planeta a ser visitada por Sonic. É baseada em diversas regiões europeias (com elementos de cidades italianas, inglesas e francesas), principalmente na cidade de Siena[4] . Um destaque é a enorme torre do relógio (que lembra muito a torre do Big Ben) que tem uma presença marcante nas fases (diurnas e noturnas), além do aqueduto que cerca a cidade. Na Universidade de Spagonia é possível visitar o laboratório do Professor Pickle. A fase foi remixada em sonic generations

3° Continente (Chun-nan - Dragon Road)[editar | editar código-fonte]

Chun-nan é a quinta região visitada por Sonic no globo. É baseada na Grande Muralha da China e arredores, muitas vezes alcançando alturas absurdas com o uso de "plataformas giratórias flutuantes". Também traz diversas pistas em forma de dragões, estas também se encontrando a quilômetros de altura.

4° Continente (Holoska - Cool Edge)[editar | editar código-fonte]

Holoska é a quarta região visitada por Sonic, Chip e Tails. É baseada nas regiões do Círculo Polar Ártico e Antártico, com o uso de enormes geleiras, cavernas de gelo, iglus e estalactites no cenário. Esquimós e animais como pinguins e baleias também aparecem com frequência em Holoska.

5° Continente (Shamar/Empire City)[editar | editar código-fonte]

Shamar (Arid Sands)[editar | editar código-fonte]

Shamar é a sexta região visitada por Sonic no jogo. É baseada nos países do Oriente Médio, com cenários que lembram a região de Petra[5] na Jordânia, e arredores. As fases noturnas, porém, focam na cidade de Shamar, e na entrada do deserto, com abundância de elementos urbanos (prédios, canteiros, luz artificial, etc.). Além disso, é lá onde se localiza o segundo laboratório do Professor Pickle.

Empire City (Skyscraper Scamper)[editar | editar código-fonte]

Este cenário somente está disponível na versão para Xbox 360 e PlayStation 3.

Empire City é a sétima região do globo a ser visitada na versão de Sonic Unleashed para PlayStation 3 e Xbox 360. É baseada na cidade de Nova York, e faz uso de diversos elementos urbanos, como outdoors, avenidas, pontes e arranha-céus. Nos cenários, os arranha-céus, avenidas e pontes se encontram a alturas absurdas, podendo ser evidenciadas nuvens de neblina abaixo deles (assim como em Chun-nan). No topo dos arranha-céus são encontrados diversos canteiros e caixas-d'água, outros elementos importantes do cenário.

6° Continente (Adabat - Jungle Joyride)[editar | editar código-fonte]

É a oitava região visitada na versão para Xbox 360 e PlayStation 3 e a sétima na versão para Wii e PlayStation 2. É baseada nas paisagens dos países do Sudeste Asiático, com elementos do templo Angkor Wat[6] , no Camboja. Os cenários trazem um litoral extenso (com a presença de diversas palafitas que servem de pista para Sonic), além de uma floresta tropical densa e enormes cachoeiras, mostrando, é claro, as paisagens do templo de Angkor.

7° Continente (Eggmanland)[editar | editar código-fonte]

É a nona e última região visitada por Sonic, Tails e Chip no jogo da versão para Xbox 360 e PlayStation 3 e oitava na versão para PlayStation 2 e Wii. Consiste basicamente numa "fortaleza parque de diversões" gigantesca construída por Eggman, utilizando o poder de Dark Gaia, para alcançar seus desígnios malignos e impedir Sonic de prosseguir. É recheada de elementos que lembram as atrações de um parque de diversões, além de desafios extremos que atrapalham a jornada do jogador para restaurar a última parte do planeta. Na versão para Playstation 3 e Xbox 360, existe apenas um grande ato principal, que mescla fases noturnas e diurnas, usando uma ampulheta (quando se chega a uma determinada parte do estágio) para alternar entre elas. Durante as batalhas finais (contra Egg Dragoon e, em seguida, Dark Gaia e Perfect Dark Gaia), o cenário muda para uma vala a quilômetros abaixo da crosta terrestre, acima do manto, sobre uma camada de magma ardente.

Progresso de Sonic pelos Continentes na história*[editar | editar código-fonte]

Na versão para PlayStation 2 e Nintendo Wii[editar | editar código-fonte]

Continente Localização Tipo de Fase Esmeralda do Caos e Continente restaurados
Primeiro Apotos (Windmill Isle) Fases Diurnas (Tutoriais)
Primeiro Apotos (Windmill Isle) Fases Diurnas 1
Primeiro Apotos (Village; Gaia Gate) Dia
Primeiro Apotos (Windmill Isle) Fases Diurnas 2
Primeiro Apotos (Village; Gaia Gate) Noite
Primeiro Apotos (Windmill Isle) Fases Noturnas (Tutoriais)
Primeiro Apotos (Windmill Isle) Fases Noturnas (Ato 1, Ato 2 e Ato 3)
Segundo Spagonia (Village; Pickle's Lab)** Dia
Primeiro Mazuri (Village) Noite
Primeiro Spagonia (Pickle's Lab)** Noite
Primeiro Mazuri (Village; Gaia Gate) Dia
Primeiro Mazuri (Savannah Citadel) – Egg Beetle BOSS Stage (Dia) Verde; 1º Continente
Quarto Holoska (Village; Gaia Gate)*** Dia
Quarto Holoska (Cool Edge)*** Fases Diurnas
Segundo Spagonia (Village; Gaia Gate)*** Noite
Segundo Spagonia (Rooftop Run)*** Fases Noturnas (Ato 1, Ato 2 e Ato 3)
Terceiro Chun-nan (Village; Gaia Gate) Noite
Terceiro Chun-nan (Dragon Road) Fases Noturnas (Ato 1, Ato 2 e Ato 3)
Terceiro Chun-nan (Dragon Road) – Dark Gaia Phoenix BOSS Stage (Noite) Vermelha; 3º Continente
Terceiro Chun-nan (Village; Gaia Gate)*** Dia
Terceiro Chun-nan (Dragon Road)*** Fases Diurnas
Segundo Spagonia (Village; Gaia Gate)*** Dia
Segundo Spagonia (Rooftop Run)*** Fases Diurnas
Segundo Spagonia (Rooftop Run) – Egg Devil Ray BOSS Stage (Dia) Azul; 2º Continente
Quarto Holoska (Village; Gaia Gate) Noite
Quarto Holoska (Cool Edge) Fases Noturnas (Ato 1, Ato 2 e Ato 3)
Quarto Holoska (Cool Edge) – Dark Moray BOSS Stage (Noite) Ciano; 4º Continente
Quinto Shamar (Village; Pickle's Lab)** Dia
Quinto Shamar (Village; Gaia Gate) Dia
Quinto Shamar (Arid Sands) Fases Diurnas
Sexto Adabat (Village; Gaia Gate)*** Noite
Sexto Adabat (Jungle Joyride)*** Fases Noturnas (Ato 1, Ato 2, Ato 3 e Ato 4)
Quinto Shamar (Village; Gaia Gate)*** Noite
Quinto Shamar (Arid Sands)*** Fases Noturnas (Ato 1, Ato 2, Ato 3 e Ato 4)
Quinto Shamar (Arid Sands) – Dark Guardian*** BOSS Stage (Noite) Amarela; 5º Continente
Sexto Adabat (Village; Gaia Gate) Dia
Sexto Adabat (Jungle Joyride) Fases Diurnas
Sexto Adabat (Jungle Joyride) – Egg Lancer BOSS Stage (Dia) Magenta; 6º Continente
Sétimo Eggmanland (Eggmanland) Fases Diurnas
Sétimo Eggmanland (Eggmanland) Fases Noturnas (Ato 1, Ato 2, Ato 3, Ato 4 e Ato 5) Branca; 7º Continente
Sétimo Eggmanland (Eggmanland) – Egg Dragoon BOSS Stage (Noite)
Sétimo Eggmanland (Eggmanland) – Dark Gaia BOSS Stage (Gaia Colossus/Dia)
Sétimo Eggmanland (Eggmanland) – Perfect Dark Gaia BOSS Stage (Super Sonic)

Na versão para Xbox 360 e PlayStation 3[editar | editar código-fonte]

Continente Localização Tipo de Fase Esmeralda do Caos e Continente restaurados
Primeiro Apotos (Windmill Isle) Fase Diurna (Ato 1)
Primeiro Apotos (Village; Entrance Stage) Dia
Primeiro Apotos (Windmill Isle) Fase Diurna (Ato 2)
Primeiro Apotos (Village; Entrance Stage) Noite
Primeiro Apotos (Windmill Isle) Fase Noturna (Ato 1)
Segundo Flying to Spagonia Tornado Defense (Ato 1)
Segundo Spagonia (Village; Pickle's Lab)** Dia
Primeiro Mazuri (Village; Entrance Stage) Noite
Primeiro Mazuri (Savannah Citadel) Fase Noturna (Ato 1)
Segundo Spagonia (Village; Pickle's Lab)** Noite
Primeiro Mazuri (Village; Entrance Stage) Dia
Primeiro Mazuri (Savannah Citadel) Fase Diurna (Ato 1)
Primeiro Mazuri (Savannah Citadel) – Egg Beetle BOSS Stage (Dia) Verde; 1º Continente
Quarto Holoska (Village; Entrance Stage)*** Dia
Quarto Holoska (Cool Edge)*** Fase Diurna (Ato 1)
Segundo Spagonia (Village; Entrance Stage)*** Noite
Segundo Spagonia (Rooftop Run)*** Fase Noturna (Ato 1)
Terceiro Chun-nan (Village; Entrance Stage) Noite
Terceiro Chun-nan (Dragon Road) Fase Noturna (Ato 1)
Terceiro Chun-nan (Dragon Road) – Dark Gaia Phoenix BOSS Stage (Noite) Vermelha; 3º Continente
Terceiro Chun-nan (Village; Entrance Stage)*** Dia
Terceiro Chun-nan (Dragon Road)*** Fase Diurna (Ato 1)
Segundo Spagonia (Village; Entrance Stage)*** Dia
Segundo Spagonia (Rooftop Run)*** Fase Diurna (Ato 1)
Segundo Spagonia (Rooftop Run) – Egg Devil Ray BOSS (Dia) Azul; 2º Continente
Quarto Holoska (Village; Entrance Stage) Noite
Quarto Holoska (Cool Edge) Fase Noturna (Ato 1)
Quarto Holoska (Cool Edge) – Dark Moray BOSS Stage (Noite) Ciano; 4º Continente
Quinto Shamar (Village; Pickle's Lab)** Dia
Quinto Shamar (Village; Entrance Stage) Dia
Quinto Shamar (Arid Sands) Fase Diurna (Ato 1)
Quinto Empire City (Village; Entrance Stage) Noite
Quinto Empire City (Skyscraper Scamper) Fase Noturna (Ato 1)
Sexto Adabat (Village; Entrance Stage)*** Noite
Sexto Adabat (Jungle Joyride)*** Fase Noturna (Ato 1)
Quinto Shamar (Village; Entrance Stage)*** Noite
Quinto Shamar (Arid Sands)*** Fase Noturna (Ato 1)
Quinto Shamar (Arid Sands) – Dark Guardian*** BOSS Stage (Noite) Amarela; 5º Continente
Quinto Empire City (Village; Entrance Stage)*** Dia
Quinto Empire City (Skyscraper Scamper)*** Fase Diurna (Ato 1)
Sexto Adabat (Village; Entrance Stage) Dia
Sexto Adabat (Jungle Joyride) Fase Diurna (Ato 1)
Sexto Adabat (Jungle Joyride) – Egg Lancer BOSS Stage (Dia) Magenta; 6º Continente
Sétimo Flying to Eggmanland Tornado Defense (Ato 2)
Sétimo Eggmanland Fase Diurna e Noturna (Ato Único) Branca; 7º Continente
Sétimo Eggmanland – Egg Dragoon BOSS Stage (Noite)
Sétimo Eggmanland – Dark Gaia BOSS Stage (Gaia Colossus/Dia)
Sétimo Eggmanland – Perfect Dark Gaia BOSS Stage (Super Sonic/Gaia Colossus)

*As fases, villages, laboratórios e Entrance Stages/Gaia Gates podem ser visitados novamente; nessa lista encontram-se somente as vezes em que é obrigatória a visita a esses lugares para o progresso da história. As villages, os Entrance Stages/Gaia Gates, os atos principais e as fases de chefes (boss stages) de uma mesma localização são dependentes entre si, ou seja, sem passar pela village não é possível chegar ao Entrance Stage/Gaia Gate, sem passar pelo Entrance Stage/Gaia Gate não é possível chegar aos atos principais, e sem passar pelos atos principais não há fase de chefe em um continente (devido às Planet Tablets/Gaia Keys, coletadas nos atos diurnos e noturnos e necessárias para desbloquear a maioria dessas fases).

**Como as visitas aos laboratórios (Pickle's Labs) são muito frequentes, estes só aparecerão na tabela na(s) primeira(s) vez(es) em que for preciso visitar um deles.

***A ordem dessas fases pode ser invertida e escolhida conforme o desejo do jogador.

Outros locais[editar | editar código-fonte]

Vilas/Aldeias/Cidades (Villages)[editar | editar código-fonte]

São os locais habitados por seres humanos nos continentes de Sonic Unleashed, um para cada região do globo (menos Eggmanland, na versão para PS2 e Wii; além disso, na versão para Xbox 360 e PS3, Eggmanland não é habitada por seres humanos, mas sim por robôs feitos por Eggman, com os quais é possível interagir). Neles, é possível interagir com os cidadãos. Em ambas as versões do jogo é possível entrar nos Gaia Gates/Entrance Stages, Professor Pickle's Labs e sair para o Mapa-Múndi (World Map) por meio das vilas, além de alternar entre dia e noite. No entanto, apenas na versão para Playstation 3 e Xbox 360 é possível se locomover pelas cidades e coletar Sun Medals e Moon Medals, enquanto na outra versão só é possível alternar entre locais para conversar com os moradores, sendo as vilas e cidades ambientes estáticos, em 2D, onde não é possível uma exploração profunda, uma vez que não há locomoção 3D. Na versão para Playstation 2 e Nintendo Wii muitas vezes os aldeões darão Sun Tablets, Moon Tablets, Planet Tablets (estes três necessários a Sonic para progredir na história) e itens a Sonic, depois de se conversar com eles durante um tempo. Já na versão para Xbox 360 e Playstation 3, os cidadãos geralmente proporão missões a Sonic, além de ser possível "exorcisar" alguns deles com o uso da câmera fotográfica, quando possuídos pelo poder de Dark Gaia (essa ação gastará um flash, que pode ser reposto ao falar com o Assistente do Professor, em Spagonia). Além disso, nessa versão é possível comprar comida, Itens e souvenirs nas lojas que existem em cada uma das cidades (até mesmo em Eggmanland).

Lojas[editar | editar código-fonte]

Este cenário somente está disponível na versão para Xbox 360 e PlayStation 3.

As lojas em Sonic Unleashed vendem os mais variados produtos (souvenirs, Art books, Videotapes, Soundtracks e comidas), e estão presentes em todas as villages do jogo. Todas as lojas usam as argolas coletadas nas fases ou nos Entrance Stages como moeda. Podem ser de três tipos:

  • Lojas principais: São dirigidas por habitantes das cidades, e vendem souvenirs, Itens e comida.
  • Wentos: Wentos é um personagem que aparece ao longo do jogo. Ele é um ventríloquo que usa cartola e comanda, com a mão direita, um fantoche de um Chao, muitas vezes falando por meio dele. Toda vez que Sonic fala com Wentos, ele sai de um continente e vai para outro, ficando um tempo em cada uma das villages, exceto em Eggmanland. Em cada continente, Wentos muda seu catálogo de vendas, que passa por diversos tipos de souvenirs, comidas e Itens.
  • Don Fachio's Hot Dog Stands: São carrinhos de cachorro-quente que vendem desafios inspirados nos atos principais (diurnos e noturnos) em troca de um tipo especial de cachorro-quente (um tipo para cada continente). Se o jogador falhar num desafio, é necessário pagar novamente para repeti-lo. A central da multinacional Don Fachio está localizada na metrópole de Empire City.[7] Depois de completar todos os desafios em todas as cidades, as seguintes conquistas serão desbloqueadas (uma para cada village, em ordem, de Apotos para Eggmanland): "Gyro with Relish", "Pig in a Blanket", "Exotic Toppings", "Sausage Fried Rice", "Iced Hot Dog", "Kebab on a Bun", "Ketchup and Mustard", "Fried Clam Roll" e "Hard Boiled".[8]

Gaia Gates[editar | editar código-fonte]

Este cenário somente está disponível na versão para PlayStation 2 e Nintendo Wii.

São espécies de templos que direcionam o jogador às fases do jogo (noturnas, diurnas e estágios de chefe), por meio de até três portas centrais (Sol – Solar –, Lua – Lunar – e Estrela – Planetária). Além disso, possuem portas que levam a salas secretas que escondem Itens e life up's. Essas portas são abertas com a coleta de um certo número de Sun Medals e Moon Medals. Existe um Gaia Gate para cada local no globo (exceto Eggmanland), cada um com seis passagens que levam aos outros. Na maioria deles, Sonic se encontra na forma de Werehog, exceto no de Apotos, que emite uma luz forte do teto, mantendo Sonic em sua forma normal.

Entrance Stages[editar | editar código-fonte]

Este cenário somente está disponível na versão para Xbox 360 e PlayStation 3.

Têm basicamente a mesma função dos Gaia Gates, mas não possuem as portas secretas, nem passagens para outros Entrance Stages. Neles, diferentemente de nos Gaia Gates, é possível alternar entre dia e noite. Lá encontram-se Itens, passagens para as fases do jogo, Sun Medals e Moon Medals, além de life up's. Também não existe um Entrance Stage em Eggmanland, apenas uma vila, por onde se pode repetir as fases.

Pickle's Labs[editar | editar código-fonte]

Localizados na Universidade de Spagonia e, posteriormente, na Universidade de Shamar, são lugares onde o Professor instrui Sonic, mostra-o o próximo lugar a ir e recebe souvenirs em troca de informações, Sun e Moon Medals ou um aumento na capacidade de flashs para a câmera de Sonic (estes últimos apenas na versão para Xbox 360 e Playstation 3, onde também é possível visualizar os itens coletados pela Terra nos laboratórios). Na versão para PlayStation 2 e Nintendo Wii, Amy Rose acompanha o Professor dentro dos laboratórios, enquanto na outra versão, Amy Rose fica do lado de fora das Universidades.

Mapa-Múndi (World Map)[editar | editar código-fonte]

Permite viajar para qualquer área disponível no planeta. Na versão para PlayStation 2 e Nintendo Wii, também é possível visualizar os itens coletados aqui. Já na versão para Xbox 360 e PlayStation 3, é possível mudar a hora do dia em uma região da Terra, rotacionando o globo, sem ser preciso viajar para uma village para mudá-la.

Coletáveis[editar | editar código-fonte]

Sonic Unleashed apresenta uma quantidade considerável de itens espalhados pelos estágios e regiões exploráveis do jogo (especialmente nas versões para Xbox 360 e Playstation 3). Isso faz com que seja necessário um tempo maior para se completar cem por cento do jogo, o que dá uma maior durabilidade a ele.

Anéis[editar | editar código-fonte]

Em Sonic Unleashed, assim como nos jogos anteriores da franquia, a saúde de Sonic depende do número de anéis (ou argolas) que ele pega durante o nível. A diferença é que nas fases diurnas os anéis também servem para aumentar o Ring Energy, que permite a Sonic usar o boost, aumentando sua velocidade de progressão do nível, enquanto nas fases noturnas os anéis servem apenas para a recuperação da saúde perdida durante as batalhas ou com elementos do cenário.

Life UP's[editar | editar código-fonte]

Aumentam o número de vezes que Sonic pode morrer no jogo, antes do Game Over. A diferença entre a versão para Playstation 2 e Wii para a versão para Playstation 3 e Xbox 360 é que na primeira os life up's são coletados em salas dentro dos Gaia Gates, e permanecem num número fixo ao entrar em uma nova fase (exemplo: começa-se uma fase com quatro up's e termina-se a mesma com três up's; ao entrar em outra fase, o número de up's será quatro, uma vez que é um número fixo); enquanto na segunda eles são coletados durante as fases ou durante a exploração dos Entrance Stages, e seu número não permanece fixo.

Itens (Soundtracks, Art books e Videotapes)[editar | editar código-fonte]

São as músicas, artes conceituais e cutscenes (vídeos) do jogo, que podem ser visualizados mais tarde, após serem coletados nas fases, Entrance Stages/Gaia Gates e vilas (comprados em vilas, no caso da versão para Xbox 360 e PlayStation 3).

Sun Medals e Moon Medals[editar | editar código-fonte]

São medalhas que servem para liberar novas fases nos Entrance Stages (na versão para PS3 e Xbox 360) ou portas nos Gaia Gates (na versão para Nintendo Wii e PS2). Na versão para PS3 e Xbox 360, essas medalhas estão espalhadas por fases (exceto Eggmanland), cidades, Entrance Stages e no laboratório do Professor Pickle. Nela, as Medalhas Solares (Sun Medals) aumentam o poder solar de Sonic, e as Medalhas Lunares (Moon Medals) aumentam o poder lunar de Sonic. Já na versão para Nintendo Wii e PS2, essas medalhas são obtidas de acordo com a classificação alcançada nos estágios (ranks S - ouro -, A - prata -, B - bronze - e C - ferro; que se transformam em ranks S - diamante -, A - ouro -, B - prata -, C - bronze -, D - ferro - e E - barro - na versão para PS3 e Xbox 360).

Orbes comuns de Unleash[editar | editar código-fonte]

São orbes, eliminadas por inimigos e objetos quebráveis do cenário, que recuperam e preenchem o Unleash Gauge. Ao completar o Unleash Gauge, o Werehog pode usar o poder Unleash, para aumentar sua força e resistência. Na versão para Playstation 2 e Nintendo Wii, as orbes de Unleash podem ser encontradas em receptáculos escondidos pelos cenários.

Orbes/Diamantes de EXP[editar | editar código-fonte]

Aumentam o nível de EXP (experiência), que serve para fazer upgrades - ou melhorias - nas habilidades de Sonic. Na versão para Playstation 2 e Wii, é possível fazer melhorias apenas nas habilidades do Werehog, enquanto na versão para Xbox 360 e Playstation 3 é possível fazer melhorias nas habilidades de ambas as formas do ouriço. Além disso, na primeira versão, as orbes, de cor avermelhada, podem ser absorvidas de inimigos ou de receptáculos espalhados pelos cenários, enquanto na segunda, as orbes são octaédricas e de cor amarelada, lembrando o formato de diamantes, e só podem ser absorvidas de inimigos, que cedem uma maior quantidade quanto mais difícil for derrotá-los.

Last Ring[editar | editar código-fonte]

Marcam o final dos estágios, noturnos e diurnos, em ambas as versões.

Exclusivos da versão para PlayStation 2 e Nintendo Wii[editar | editar código-fonte]

No Sonic Unleashed pega Kinect. no Xbox 360==== Sun Tablets e Moon Tablets ==== São tábuas cedidas pelos cidadãos das villages, que permitem ao jogador acessar os atos principais daquela região pelas portas dos Gaia Gates. As Tábuas Solares (Sun Tablets) abrem as Portas Solares, que levam às fases diurnas. Já as Tábuas Lunares (Moon Tablets) abrem as Portas Lunares, que levam às fases noturnas.

Planet Tablets[editar | editar código-fonte]

São tábuas montadas pelos aldeões, utilizando os pedaços encontrados nos atos principais (noturnos e diurnos). As Tábuas Planetárias (Planet Tablets) abrem as Portas Planetárias dos Gaia Gates, que levam às batalhas contra os chefes, guardiões dos Templos de Gaia. Depois dessas batalhas, geralmente Sonic e Chip restauram uma outra parte do planeta Terra, devolvendo o poder a uma das Esmeraldas do Caos, dentro do Templo de Gaia.

Orbes comuns de Saúde[editar | editar código-fonte]

São orbes eliminadas pelos inimigos que, ao serem absorvidas pelo Werehog, recuperam sua saúde. Ou seja, tem o mesmo efeito dos anéis sobre o ouriço.

Exclusivos da versão para PlayStation 3 e Xbox 360[editar | editar código-fonte]

Gaia Keys[editar | editar código-fonte]

São chaves que permitem ao jogador entrar em passagens que levam os personagens às batalhas contra os chefes, guardiões dos Templos de Gaia. Ou seja, têm basicamente mesma função das Planet Tablets da versão para Wii e PS2. Além disso, também são montadas por meio da união de duas partes, coletadas no fim dos atos noturnos e diurnos de um continente.

Itens de Missão[editar | editar código-fonte]

São itens especiais encontrados geralmente nos Entrance Stages (e em algumas missões especiais propostas pelos cidadãos), que são requeridos em algumas das missões secundárias realizadas a pedido dos moradores das villages.

Potencializadores de Ataque, Defesa, Unleash e Saúde[editar | editar código-fonte]

São quatro tipos de orbes encontradas nas fases noturnas do jogo (geralmente dentro de objetos quebráveis), que servem para aumentar o poder de ataque ou defesa, além de recuperar uma grande parte do Unleash Gauge (bem mais do que com as orbes comuns de Unleash) ou da Saúde do Werehog (bem mais do que com os anéis).

Shield Orbs[editar | editar código-fonte]

Recuperam a barra de escudo do Werehog. Com a barra de escudo vazia, Sonic não pode bloquear ataques.

A barra de escudo se regenera com o tempo, não sendo obrigatória (porém vantajosa) a utilização de Orbes de Escudo ("Shield Orbs"), para preenchê-la.

Sapatos[editar | editar código-fonte]

São itens que fornecem novas habilidades a Sonic the Hedgehog, sendo encontrados em alguns dos Entrance Stages. São eles:

  1. Sapato de Stomp (encontrado em Holoska);
  2. Sapato de Wall Jump (encontrado em Spagonia);
  3. Sapato de Air Boost (encontrado em Chun-nan);
  4. Sapato de Lightspeed Dash (encontrado em Shamar).

Souvenirs[editar | editar código-fonte]

São itens, dos mais variados tipos e preços, comprados nas lojas das villages e com Wentos. Se entregues ao Professor Pickle, ele fornecerá informações e dicas úteis a Sonic, além de, vez ou outra, Medalhas Solares e Lunares, ou um aumento na capacidades de flashs para sua câmera.

Comidas[editar | editar código-fonte]

São itens comprados nas lojas do jogo, dos mais variados tipos e preços, porém são geralmente mais baratos que os souvenirs, a estante, a TV, os aparelhos de som e os Itens comprados nas mesmas lojas. Se ingeridos por Sonic, aumentam seu EXP em alguns poucos pontos. Já se ingeridos por Chip, fazem com que ele opine sobre o sabor da comida; depois que Chip ingere um certo número de vezes as comidas que ele gosta, a conquista "BFFs" é desbloqueada. Além disso, ao comprar todas as comidas em todas as lojas principais e com Wentos, além de conseguir pelo menos um hot dog em cada village, outra conquista, "Hungry Hungry Hedgehog", é desbloqueada.[8]

Estante, TV e Aparelhos de Som[editar | editar código-fonte]

São itens comprados para que seja possível a visualização de Art Books (com a Estante - comprada em Spagonia), Soundtracks (com os Aparelhos de Som - comprados em Spagonia e em Shamar) e Videotapes (com a TV - comprada em Spagonia) nas Universidades de Shamar e Spagonia.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de Sonic Unleashed conta com músicas instrumentais dos mais variados estilos, geralmente de acordo com a região do planeta que representa no jogo (seja nos momentos diurnos, seja nos noturnos). Foi composta por Takahito Eguchi, Hideaki Kobayashi, Fumie Kumatani, Mariko Nanba, Tomoya Ohtani, Kenichi Tokoi. O jogo também conta com um tema vocal, a música "Endless Possibilities", cantada por Jaret Reddick e Erik Chandler, da banda Bowling for Soup, além da música "Dear my Friend", que aparece durante os créditos finais, composta por Mariko Nanba e cantada por Brent Cash.

Planetary Pieces[editar | editar código-fonte]

As músicas foram reunidas no álbum Planetary Pieces: Sonic World Adventure Original Soundtrack, que foi dividido em três discos, o primeiro com trinta e uma músicas, o segundo com trinta e o terceiro com mais trinta, totalizando noventa e uma músicas presentes no álbum, e 201 minutos e 55 segundos de duração.[9]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Sonic Unleashed recebeu críticas mistas, com notas médias de 5.0 a 7.0. O jogo foi elogiado pelos cenários bonitos, velozes e nostálgicos das fases diurnas, e criticado pelos estágios noturnos "desnecessários" e medíocres, além da exploração pelas cidades monótonas.[10] [11] [12] Apesar das críticas, suas vendas foram boas, ultrapassando mundialmente quatro milhões de unidades em todas as plataformas lançadas e tornando-o o jogo mais vendido da Sega no ano fiscal de 2008.[13]

Referências


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.