Sonic Chaos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sonic Chaos
Sonic the Hedgehog Chaos Coverart.png
Sonic Chaos
Produtora Aspect / Sonic Team
Editora(s) Sega
Plataforma(s) Master System, Game Gear, Virtual Console
Data(s) de lançamento Master System:

Game Gear:
  • AN 23 de novembro, 1993
  • EU 25 de outubro, 1993

Virtual Console:
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Single player
Número de jogadores 1
Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 7 anos i PEGI (Europa)
Média cartucho
Controles Joystick, Wii Remote

Sonic Chaos (ソニック&テイルス ?) (também conhecido como Sonic & Tails no Japão e Sonic the Hedgehog Chaos na Europa) é um jogo de plataforma para Sega Master System e Sega Game Gear desenvolvido pela Aspect e publicado pela Sega em 1993. Esse foi o último jogo intitulado Sonic lançado para Master System na Europa

A versão de Game Gear foi re-lançada em 2004 como um dos jogos incluídos na compilação Sonic Mega Collection para PlayStation 2, Xbox e PC, e como um jogo destravável em Sonic Adventure DX: Director's Cut para Nintendo GameCube e PC. Em 2009, a versão de Master System foi lançada no Virtual Console.

Sonic Chaos é notável pelo fato de ser o primeiro título Sonic 8-bit a apresentar Tails como um personagem jogável, e também a ser o primeiro a permitir o jogador a controlar manualmente o controle de seu voo. Uma sequência intitulada Sonic Triple Trouble (Sonic & Tails 2 no Japão) foi lançada em 1994.

Novidades[editar | editar código-fonte]

Sonic Chaos diferenciou-se do modelo de Sonic 1 e Sonic 2. Praticamente tudo teve de ser remodelado. Os gráficos mais coloridos com detalhes maiores, além dos personagens são notados logo de imediato, mostrando claramente uma leve mudança de conceito. Nele, é possível escolher entre dois personagens: Sonic e Tails, sendo que cada um possui habilidades distintas.

Os estágios foram elaborados com mais complexidade em comparação aos jogos anteriores. Possuem mais caminhos, acessibilidade e guardam mais monitores em todo o seu trajeto. Eles são divididos em 3 atos, onde o terceiro sempre será o chefe, assim como em seus antecessores. Uma das maiores diferenças é que no ato dos chefes, algumas Rings estarão no meio do caminho, para serem coletadas. Em Sonic 1 e 2 de 8Bits, o chefe era enfrentado sem nenhuma Ring.

Assim como nos jogos antecessores, o jogo possui 6 esmeraldas, onde cinco são coletadas no Special Stage. Para ser acessado, precisa-se de coletar 100 Rings pelo estágio. Ao chegar em um Special Stage, o jogadore terá um tempo determinado para coletar a Esmeralda do Caos que está escondida em algum ponto do estágio.

Em Sonic Chaos, existem dois novos monitores, sendo eles o Rocket Shoes (um sapato que possibilita Sonic voar por alguns segundos) e o Stop Time, que tem uma função especial nos Special Stages.

Ao todo, os monitores são:

 Super Rings (Super Anéis): 10 anéis extras;
 Life-Up (Vida Extra): uma vida extra;
 Invencibilidade: Invencibilidade temporária para o personagem, exceto por queda de abismos, ou esmagamento;
 Power Sneakers (Super Velocidade): deixa o personagem ainda mais rápido temporariamente;
 Rocket Shoes (somente para Sonic): Sonic poderá voar temporariamente;
 Stop Time: Item especial visto nos estágios especiais, para o tempo do relógio do estágio especial por alguns segundos;

Análise técnica[editar | editar código-fonte]

Em comparação à Sonic 2, Sonic Chaos teve uma mudança grande em seu estilo. Os gráficos, possuem maior resolução, cores e detalhes. Porém alguns elementos dos cenários apresentam fraco acabamento, aparentando ter cores desiguais e desbotadas.

O som possui as mesmas características dos antecessores, sendo todas músicas agitadas seguindo a velocidade do jogo. A qualidade baixa das músicas geram ruídos e efeitos indesejados à música. Nas versões para Game Gear e Master System, alguns efeitos e sons foram substituídos

A jogabilidade foi melhorada. O jogo aparenta ter maior velocidade nos movimentos, trazendo maior dinâmica ao jogador. Cada personagem possui habilidades especiais distintas, trazendo uma gama maior de efeitos e jogabilidade.

Os estágios possuem 3 atos, sendo o terceiro com um chefe, como apresentado dos jogos anteriores. A diferença é que no terceiro ato, Rings estão espalhadas pelo cenário para serem coletadas pelo jogador, o que não era possível anteriormente. Os cenários foram elaborados com uma maior riqueza de caminhos e os anéis estão distribuídas de forma estratégica. A "placa-roleta" no final de cada ato também apresenta mudanças. Ao atingi-la, a roleta mostra a velocidade média do personagem em torno de toda a fase, podendo ser dado uma premiação de acordo com o desempenho.

O Special Stage é a diferença de Sonic Chaos. As esmeraldas são coletadas nos Special Stage como no em Sonic 1 e 2 da plataforma Mega Drive, e não espalhadas pelas fases. Para acessá-los, é necessário coletar 100 Rings em um dos atos. Depois disso, o personagem é enviado para um Special Stage, onde o jogador terá que encontrar a Esmeralda do Caos em um limite de tempo.

Agora Sonic conta com a ajuda de Tails. Esse é o primeiro jogo em que Tails apresenta a habilidade de voo. Com essa habilidade, o jogador poderá atingir locais de difícil acesso para Sonic, e ele possui um maior número de vidas e continues no início do jogo. Isso influencia no Replay, já que cada personagem possui suas próprias características.

Personagens e habilidades[editar | editar código-fonte]

Pode-se jogar com Sonic ou Tails. Ambos podem Pular pressionando o botão 1 ou 2, usar e desfrutar do Giro Supersônico quando estiver em alta velocidade pressionando para baixo ou abusar do Spin Dash, apertando para baixo e segurando o botão 1 ou 2. Além destas habilidades clássicas, os dois heróis possuem uma habilidade extra. As habilidades são:

Sonic The Hedgehog: O personagem principal da aventura. Sonic The Hedgehog está mais veloz do que nunca na plataforma 8-Bits e possui habilidades bem legais. Elas são:

  • Pulo: Ao apertar o botão 1 ou 2 do controle, Sonic transforma-se numa bola, atacando seus inimigos.
  • Spin: Segurando para baixo enquanto corre, Sonic poderá rolar em formato de bola e destruir tudo em seu caminho.
  • Spin Dash: Segurando para baixo e o botão 1 ou 2 enquanto parado, Sonic começa a girar sem sair do lugar. Ao soltar os botões, ele rola numa velocidade incrível.
  • Strike Dash: Segurando para cima e o botão 1 ou 2 enquanto parado, Sonic gira seus pés, adquirindo uma velocidade maior que o Spin Dash, porém sem acertar os inimigos.

Miles "Tails" Prower: O melhor amigo de Sonic, finalmente é jogável em Sonic Chaos. É um personagem recomendado para quem ainda quer aprender melhor sobre o jogo. Suas habilidades são:

  • Pulo: Ao apertar o botão 1 ou 2 do controle, Tails transforma-se numa bola, atacando seus inimigos.
  • Spin: Segurando para baixo enquanto corre, Tails poderá rolar em formato de bola e destruir tudo em seu caminho
  • Spin Dash: Segurando para baixo e o botão 1 ou 2 enquanto parado, Tails começa a girar sem sair do lugar. Ao soltar os botões, ele rola numa velocidade incrível.
  • Voar: Para fazer Tails voar, segure para cima e o botão 1 ou 2 enquanto parado. Tails irá voar e você pode locomover-se. Após um tempo, ele cairá no chão.

História[editar | editar código-fonte]

Novamente, a South Island está com grandes problemas. Depois de várias derrotas seguidas de Dr. Robotnik, ele vai diretamente para a fonte de energia: as Chaos Emeralds, onde acaba pegando a vermelha. O desequilíbrio de forças faz com que a South Island comece a afundar no oceano. Sonic e Tails devem coletar as esmeraldas restantes para recuperar a Esmeralda que está com Robotnik, antes que a South Island afunde com todos os seus habitantes.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo é um típico plataforma, com fases dividido em 3 atos, no qual no terceiro se enfrenta um robô de Robotnik como chefe e o próprio vilão no estágio final, assim como nos outros jogos 8-bit da série "Sonic". No entanto, o jogador pode escolher se deseja controlar Tails ou Sonic desta vez. Sonic agora vem equipado com o ataque "Spin Dash", que pode ser efetuado segurando para "baixo" no controle direcional do joystick e apertando o botão de "ação" para ganhar uma extraordinária velocidade. Quando o botão "baixo" é solto, Sonic é lançado para frente em formato de bola, destruindo qualquer inimigo que estiver em sua frente durante esse estado (no entanto, espinhos e outros obstáculos perigosos irão machucar Sonic). Um diferencial desde título para os antigos é que agora no ato dos chefes, algumas Rings (argolas) estarão no caminho até ele. Diferente de Sonic 1 e Sonic 2 de 8-bits, o chefe era enfrentado sem nenhuma Ring.[1]

Segurando o botão "cima" no direcional, e então pressionando "ação", Sonic irão começar a correr parado no lugar, e quando solto o botão "cima" ele irão correr para frente com uma velocidade superior ao "Spin Dash". Esse movimento é chamado "Strike Dash", e é similar ao "Super Peel-Out" no jogo Sonic CD. Porém, Sonic irá parar rapidamente se o botão "direcional" não estiver pressionado. Sonic pode encontrar o item "Rocket Shoes", o que permite o personagem (somente Sonic) a voar temporariamente sobre sapatos-foguete um local estratégico com uma grande concentração de argolas.

Assim como os outros jogos "Sonic" da era 8-bit, as Chaos Emeralds estão localizadas nas Special Stages (fases especiais).[2] Para ter acesso à Special Stage, Sonic precisa coletar 100 Rings (argolas) em um ato (o jogador receberá uma vida extra por colar 100 Rings). Completando com sucesso um Special Stage o jogador será recompensado com uma Chaos Emerald. Caso o jogador não consiga completar a Special Stage, Sonic irá ser mandado automaticamente ao início da última fase em que o jogador estava sem a Esmeralda. O próprio Robotnik detém para si a sexta Chaos Emerald, e o jogador precisa derrotá-lo para consegui-la de volta.

A jogabilidade com Tails é um pouco diferenciada em relação à Sonic. Tails corre mais devagar, mas ele inicia o jogo com 5 vidas e 3 continues. No entanto, o jogador não poderá coletar as Chaos Emeralds quando estiver jogando com Tails. Tails pode efetuar o "Spin Dash" da mesma forma que Sonic pode, e quando ele encontrar o item "Rocket Shoes", no seu lugar ele somente ganhará um acréscimo temporário de velocidade. Se o jogador segurar o botão "cima" e pressionar o botão "ação", Tails irá começar a voar rotacionando suas duas caudas como hélices de um helicóptero por alguns segundos (sendo essa a primeira vez que Tails apresenta essa habilidade na franquia "Sonic the Hedgehog"), atingindo assim alguns lugares que são um pouco mais difíceis se forem alcançadas do modo tradicional.

Fases[editar | editar código-fonte]

O jogo possui 6 fases. Cada uma é dividida em 3 atos (zonas), onde o terceiro sempre será o chefe.

Turquoise Hill Zone[editar | editar código-fonte]

Uma planície gramada, com lagos e chão "xadrez", que se tornou marca registrada da série desde o Sonic 1 (chamada como Green Hill Zone), e sendo o padrão para a maioria das "primeiras fases" da franquia. Chefe: Uma joaninha mecânica com uma mola sobre as costas.

Gigalopolis Zone[editar | editar código-fonte]

Uma grande cidade ambientada à noite com vários túneis e acessos escondidos. Chefe: Uma centopeia mecânica que curiosamente aparece na capa do jogo. Acredita-se que o inseto teria um papel mais importante no jogo e que essa seria uma das maiores invenções de Robotnik, mas a ideia teria sido descartada.[3]

Sleeping Egg Zone[editar | editar código-fonte]

Uma fase que se passa na base abandonada de Robotnik. Repleta de armadilhas e passagens secretas. Chefe: Um robô similar à Robotnik equipado com uma metralhadora que também aparece na capa do jogo.Para derrotar, quando este parar de atirar, aproveite a chance para ataca-lo.

Mecha Green Hill Zone[editar | editar código-fonte]

Fase muito parecia com a Turquoise Hill Zone (primeira fase) e com Green Hill original, porém numa versão metalizada e urbana. Chefe: um robô equipado de armas pendurado em uma palmeira que também aparece capa do jogo.

Aqua Planet Zone[editar | editar código-fonte]

A única fase com ambientes aquáticos seguindo o padrão da maioria dos títulos "Sonic", esse é um estágio em que o jogador atravessa ambientes inundados, podendo assim se afogar. Chefe: Uma série de pinguins mecânicos e um robô atirador.

Eletric Egg Zone[editar | editar código-fonte]

A última fase do jogo, com um ambiente muito similar a um chip, cheio de caminhos alternativos e itens escondidos. Chefe final: Robotnik.

Special Stages[editar | editar código-fonte]

Sonic The Hedgehog de 8-Bits traz estágios especiais muito criativos. Infelizmente a sequela deste game não trouxe nenhum estágio especial. Mas agora, eles voltaram em Sonic Chaos, e são de extrema importância. Para acessá-los, é preciso coletar precisamente 100 Rings espalhadas por qualquer ato, durante o game. Ao coletá-las, você imediatamente será mandado a um Special Stage. ocê terá exatos 100 segundos para vencer o desafio dos estágios especiais, cada estágio especial é diferente.

Nele, o objetivo será encontrar a Esmeralda do Caos, que está estrategicamente escondida pelo percurso. Além disso, existe uma contagem de 1 minuto, para achá-la. Ao achá-la, o Special Stage termina, e você coleta a Esmeralda e também termina a fase. Caso o contrário, apenas a fase terá sido terminada. Aproveite para coletar Rings que estarão durante todo o caminho e para achar algum monitor com o relógio dentro. Ao quebrar esse monitor, ele congela o tempo durante poucos segundos. O mais interessante, é que são cinco estágios diferentes. Uma para cada esmeralda. E a cada esmeralda pega, o desafio aumenta!

Vale lembrar, que os Special Stages são somente acessados com Sonic. Eles são:

  • Esmeralda Azul: O primeiro Special Stage e um dos mais fáceis. Sonic estará no céu indo em toda a velocidade com seu Rocket Shoes. Siga para frente e colete as rings pelo caminho. As rings gigantes valem por dez. A esmeralda está localizada no finalzinho do percurso, bem no centro da tela. Tome cuidado para não passar direto por ela. Você terá de retornar e perderá tempo.
  • Esmeralda Laranja: A esmeralda localiza-se no topo do estágio. Para chegar, precisa-se subir várias plataformas. Ignore a primeira plataforma, corra e encontre outra mais à frente, com uma spring que faz Sonic quicar. Assim que Sonic chegar ao máximo de seu impulso, pule para a plataforma seguinte, e faça o mesmo procedimento, tomando muito cuidado para não cair. Após subir uma sequência de plataformas, uma última spring estará o esperando. Use-a e vá subindo facilmente até o topo, onde a esmeralda laranja o espera. Lembre-se de pegar o caminho da direita o maior número de vezes, pois caso pegue o caminho errado, você terá de retornar algumas plataformas e perderá bastante tempo.
  • Esmeralda Verde: O Special Stage mais fácil. De começo, ele é bastante complicado. Mas não há mistérios. Pule no monitor de invencibilidade e logo depois entre na tubulação. Sonic irá girar pelos tubos e depois sair numa outra sala, com outro monitor de invencibilidade e outra tubulação. O estágio sempre será assim. Ao chegar na quinta sequência, assim que entrar na tubulação, fique segurando o direcional para cima para subir pelo um outro caminho da tubulação e chegar tranquilamente até a Esmeralda verde. Caso não faça isso, você cairá numa outra sala e voltará a mesma sequência, perdendo bastante tempo
  • Esmeralda Cinza: Possui um estágio bem complicado. Ao começar, execute um Strike Dash bem rapidamente, para subir a pequena rampa. Antes de cair, use um Spin Dash e pule para frente bem rapidamente. Você deverá cair em cima, ou próximo a uma plataforma mais alta. Pule nela e tente alcançar uma outra plataforma mais a frente, com uma pequena descida. Chegando nesta outra plataforma, não desça a rampa, carregue o Spin Dash e pule rapidamente para frente mais uma vez. Você deverá pegar um percurso bem alto, com um monitor de Rocket Shoes no caminho. Pegue-o e vá para frente o mais rápido possível. Você deverá cair num local com um outro monitor de Rocket Shoes mais a frente. Pegue-o e vá para frente. Ao cair, você estará próximo a várias plataformas estreitas, com várias springs horizontais, que podem fazer você ir para trás. Tente pular por cima delas, sem encostar na spring mais a frente. É uma tarefa difícil. Fazendo isso, você verá um monitor de Rocket Shoes e uma mola, não pegue o monitor, continue o caminho e desvie de todas as springs. No finalzinho, existe uma plataforma grande, e uma spring colada bem embaixo. Não encoste na Spring, pule para baixo e encontre mais a frente o último Rocket Shoes. Vá para frente sem parar e pegue a Esmeralda. Sem ele, não é possível coletar a Esmeralda do Caos.
  • Esmeralda Roxa: O último e mais difícil Special Stage. Tem um esquema parecido com o da Esmeralda Verde, porém a tubulação é mais confusa. Abuse dos monitores relógio, para parar seu tempo. Pegue o Monitor Relógio atrás de você e faça o seguinte caminho na tubulação à sua frente, segurando o direcional: Cima, direita, cima, direita e para baixo. Faça isso no momento certo, para que Sonic pegue o caminho exato. Assim que chegar na plataforma certa, tome cuidado, pois uma mola está bem à frente. Você pode acabar batendo nela e voltando todo o caminho, perdendo seu tempo. Pule por cima e pegue a última Esmeralda.

Existem 6 esmeraldas do caos no jogo, 5 delas podem ser coletadas em estágios especiais que são para lá de criativos que são acessíveis somente com Sonic, já a sexta conseguirá após derrotar Robotnik em Eletric Egg.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "Sonic Chaos (Novidades)", Power Sonic (Games), Acessado em 3 de Agosto de 2009.
  2. "Sonic Chaos: Special Stage :: WiiWare Walkthrough", KidzWorld, Acessado em 3 de Agosto de 2009.
  3. "Sonic Chaos (Fases)", Power Sonic (Games), Acessado em 3 de Agosto de 2009.
Precedido por
Sonic the Hedgehog 2 (8-bit)
Lista de jogos do Sonic the Hedgehog
1991
Sucedido por
Sonic Triple Trouble