Golden Axe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Golden Axe
Produtora Sega
Editora(s) Sega
Plataforma(s) Arcade[1]
Conversões/
relançamentos
Amiga
Atari ST
DOS
iOS
Sega Master System
Sega Mega Drive
Commodore 64
PlayStation 3 (PSN)
TurboGrafx-16
Wii (Virtual Console)
Windows
WonderSwan Color
Xbox 360 (Xbox Live)
ZX Spectrum
Data(s) de lançamento 1989
Gênero(s) Jogo de luta
Modos de jogo Até 2 jogadores simultâneos
Controles Joystick, 3 botões
Hardware
Sistema Sega System 16
Gabinete Padrão
Vídeo Raster

Golden Axe[2] é um jogo eletrônico da SEGA, originalmente criado para Arcades (Fliperama), mas que também foi lançado para os videogames Master System e Mega Drive, bem como para todas as plataformas imagináveis, sejam elas consoles ou microcomputadores, todas as versões trazem o mesmo enredo, com diferenças contextualizadas em razão da capacidade do hardware de cada sistema. Ambientado num cenário estilo Conan, o jogador deve conduzir seu personagem por cenários repletos de inimigos até o castelo de Death Adder para resgatar o rei e a rainha, no clássico estilo de "pancadaria" (hack and slash, na linguagem do gênero), como Double Dragon.

O jogo teve duas continuações: Golden Axe II e Golden Axe III, porém, a saga do "Golden Axe" nasceu no jogo do Master System chamado Golden Axe Warrior.

Além dos jogos no estilo que consagrou a série, Golden Axe teve uma versão RPG lançada para o videogame Master System chamada Golden Axe Warrior, cujo estilo foi baseado no jogo Legend of Zelda para o console NES.

Em 1994 o jogo reapareceu nos arcades com Golden Axe: The Duel, um jogo de luta no estilo consagrado por Street Fighter II usando a placa de arcades Titan (ST-V) baseada no hardware do console Sega Saturn. Em 1995 Golden Axe: The Duel foi convertido para Sega Saturn.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Ax Battler, o bárbaro (sua mãe foi morta por Death Adder)
  • Altura: 1.80 m
  • Arma: espada


  • Tyris Flare, a amazona (seu pai e sua mãe foram mortos por Death Adder)
  • Altura: 1.60 m
  • Arma: espada


  • Gilius Thunderhead, o anão
  • Histórico: Um anão das minas de Wolud, Gilius-Thunderhead perdeu o irmão gêmeo em uma batalha defendendo o lar contra a horda de Death-Adder. Membros da raça Dwarvish, são intrinsecamente ligados pelos valores emocionais e no caso de irmãos gêmeos, isso é intimamente violento. Gilius Thunderhead jurou por tudo que é sagrado unir-se ao irmão derrotando Death-Adder e posteriormente cometendo suicídio.

Ao longo da jornada pelo Machado de Ouro, Gilius-Thunderhead pode controlar a Magia dos Raios em até três níveis de poder de acordo com o número de potes mágicos que apanhar dos anões.

  • Altura: 1.50 m
  • Arma: machado

Os três personagens têm as qualidades de luta e magia balanceadas: Tyris Flare é a menos habilidosa na luta, porém possui a magia mais forte; Gilius Thunderhead é o guerreiro mais eficiente, porém sua magia é fraca; Ax Battler é um lutador mediano e sua magia é mais fraca do que a de Tyris Flare, porém mais forte do que a de Gilius Thunderhead. Na versão para Master System, só é possível jogar com o personagem Ax Battler, e, na versão para Mega Drive (SEGA Genesis), todos os três personagens estão disponíveis, inclusive para partida cooperativa com dois jogadores simultâneos.

Na verdade o jogo não explicita que Gilius iria se matar após cumprir sua vingança. Isso é uma dedução errada, uma vez que ele volta em golden axe 2 e 3. Quanto as habilidades de luta, as de Tyris e Gilius são equiparadas, sendo Ax o pior.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre a Sega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.