Cynthia Spencer, Condessa Spencer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Albert
Condessa Spencer
Viscondessa de Althorp
Cynthia Spencer, Condessa Spencer. Pintada por John Singer Sargent.
Cônjuge Albert Spencer, 7º Conde Spencer
Descendência
Lady Anne Spencer
John Spencer, 8º Conde Spencer
Nome completo
Cynthia Elinor Beatrix Spencer
Pai James Hamilton, 3.° Duque de Abercorn
Mãe Lady Rosalind Cecilia Caroline Bingham
Nascimento 16 de Agosto de 1897
Morte 04 de dezembro de 1972 (75 anos)
Althorp, Northamptonshire

Cynthia Elinor Beatrix Spencer, Condessa Spencer (16 de agosto de 18974 de dezembro de 1972) foi a esposa de Albert Spencer, 7° Conde Spencer e a avó paterna de Diana, Princesa de Gales.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lady Cynthia Elinor Beatrix Hamilton era a segunda filha de James Hamilton, Marquês de Hamilton (depois 3° Duque de Abercorn) e de Lady Rosalind Cecilia Caroline Bingham, filha de Charles Bingham, 4° Conde de Lucan e Lady Cecilia Catherine Gordon-Lennox. Sua avó materna era uma descendente de Frances Villiers, Condessa de Jersey, a mais famosa das amantes do Rei George IV.

Lady Cynthia Hamilton desposou o Visconde Althorp em 26 de fevereiro de 1919, em St. James, Piccadilly, Londres. Eles tiveram dois filhos:

Daquele ano até 1922, quando seu marido herdou o título Conde Spencer, ela era conhecida como Viscondessa Althorp. De 1937 até 1972, ela serviu como Lady of the Bedchamber da Rainha Elizabeth. Além disso, devotou-se à caridade e a trabalhos comunitários. Em 1943 e em 1953, recebeu a Ordem do Império Britânico e a Real Ordem Vitoriana, respectivamente.

Cynthia Spencer morreu na propriedade ancestral dos Spencer, Althorp, de tumor cerebral. Ela era pouco conhecida fora da corte e dos círculos locais até, vinte anos depois, Andrew Morton escrever que a Princesa de Gales "acreditava que sua avó cuidava dela no mundo dos espíritos".