David Allan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Allan
Autorretrato de David Allan, 1770.
Nascimento 13 de fevereiro de 1744
Alloa
Morte 6 de agosto de 1796 (52 anos)
Edimburgo
Nacionalidade Union flag 1606 (Kings Colors).svg britânica
Ocupação pintor

David Allan (Alloa, 13 de fevereiro de 1744 - Edimburgo, 6 de agosto de 1796) foi um pintor escocês, mais conhecido por seus temas históricos.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Allan nasceu em Alloa na região central da Escócia. Ao sair da academia de pintura Foulis, em Glasgow (1762), após sete anos de estudos, obteve o patrocínio de Lorde Cathcart e de Erskine de Mar, em cuja propriedade ele tinha nascido. Erskine fez o possível para que ele viajasse para Roma (1764), onde permaneceu por vários anos ocupando-se principalmente em copiar os velhos mestres.

Entre os trabalhos originais que então pintou estava a "Origin of Portraiture", atualmente na Galeria Nacional em Edimburgo, representando uma virgem de Corinto desenhando a sombra de seu amado, bem conhecido através da excelente gravura de Domenico Cunego. Isso lhe valeu a medalha de ouro dado pela Academia de São Lucas no ano de 1773 para o melhor exemplar de composição histórica.

Retornando de Roma em 1777, viveu por um tempo em Londres, e ocupou-se com a pintura de retrato. Em 1780 se transferiu para Edimburgo, onde, com a morte de Alexander Runciman em 1786, foi nomeado diretor e mestre da Academia de Artes. Lá pintou e gravou em água-tinta uma variedade de trabalhos, que são os seus mais conhecido, tais como: "Scotch Wedding", "Highland Dance", "Repentance Stool" e "Illustrations of the Gentle Shepherd", sendo notável por seu humor cômico. Às vezes era chamado de "Hogarth escocês".

Seu túmulo pode ser visitado no Old Calton Cemetery, em Edimburgo. A lápide, que apresenta um relevo vertical, foi paga e erguida pela Academia Real Escocesa.

Notas e referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]