David Johansen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
David Johansen
Johansen em um show em Toronto, 18/02/2008
Informação geral
Nome completo David Roger Johansen
Também conhecido(a) como Buster Poindexter
Nascimento 9 de janeiro de 1950 (64 anos)
Origem Staten Island, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rock and roll, blues, punk, punk, glam punk, glam rock, Lounge music
Período em atividade 1951-presente
Outras ocupações Ator
Afiliação(ões) New York Dolls, The Harry Smiths

David Roger Johansen (9 de janeiro de 1950) é um cantor, compositor e ator norte-americano. Mais conhecido como um dos membros fundadores da banda seminal de rock New York Dolls e também alcançou algum sucesso comercial sob o pseudônimo de Buster Poindexter.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Nascido em Nova Iorque em uma família católica, sua mãe era bibliotecária de descendência irlandesa e seu pai um vendedor de seguros de descendência norueguesa.

Carreira[editar | editar código-fonte]

David começou sua carreira no final dos anos 60 como cantor principal na banda local de Staten Island "The Vagabond Misssionaries" e mais tarde no começo dos anos 70 como cantor e compositor na banda New York Dolls. Os Dolls lançaram somente dois álbuns de estúdio, seu primeiro disco auto-intitulado (1973), e Too Much Too Soon (1974). A maioria do material foi escrito por David e pelo guitarrista Johnny Thunders. Os Dolls eram alvo da crítica com uma espécie de culto, mas eles terminaram e falharam comercialmente talvez por estar à frente de seu tempo, tanto que sua música e imagem foi grande influência para o movimento punk no final dos anos 70. Thunders e Nolan deixaram a banda em 1975, David Johansen e Sylvain Sylvain seguiram como New York Dolls até 1976, com os músicos substitutos Chris Robison(teclado), Peter Jordan (guitarra) e Tony Machine (bateria). No final de 1976, David embarcou em sua carreira solo, com os seus dois primeiros discos, David Johansen e In Style. Seu antigo companheiro de banda, Sylvain Sylvain frequentemente tocava junto com ele, e sua banda fazia alguns covers dos Dolls nos shows. Seu discos ao vivo, Live It Up e The David Johansen Group Live documentaram a reputação de Johansen com excelentes performances em shows. Os lançamentos de estúdio Here Comes the Night (que inclui um cover de Heart of Gold) e mostra também sua força como compositor de material novo, conta com o convidado Jay McNeely conhecido músico de jazz. Algumas músicas de "Here Comes the Night" foram co-escritas por Blondie Chaplin.

No final dos anos 80, sob o pseudônimo "Buster Poindexter", acompanhado por The Uptown Horns lançou músicas misturando jazz, lounge e calypso. Apareceu como parte da banda da casa do programa de televisão Saturday Night Live. Como Poindexter ele conseguiu seu primeiro hit com a música "hot hot hot", que David chamou de "destruição da minha existência" em uma entrevista feita pelo programa de rádio "National Public Radio's Fresh Air".

David atuou em alguns filmes durante os anos 80 e 90, e fez uma breve participação no seria de drama "Oz" da HBO. Ele também aparece na série de TV "The Adventures of Pete & Pete" no episódio "On golden Pete", no qual ele faz o papel de um guarda florestal. Entre todos o seu papel mais proeminente foi o de fantasma do natal passado no filme "Scrooged"(1988) e do personagem "Looney" no filme "Let it Ride"(1989). Ele também participou do filme "Car 54, Where Are You". Também pode ser visto no documentário de Jim White "Searching for the Wrong Eyed Jesus", no qual ele faz uma versão de "Last Kind Words" de Geeshie Wiley. Além desses papéis ele contracenou com Mick Jagger e Emilio Estevez no filme "Freejack"(1992).

David então se rendeu ao country blues com sua banda de apoio "The Harry Smiths". A banda recebeu este nome em tributo à Harry Everett Smith, que compilou a antologia da música folk americana;

David está atualmente fazendo turnês com uma versão reformada do New York Dolls. Pelo grande sucesso da turnê eles lançaram em 2006 o disco "One Day It Will Please Us to Remember Even This", o primeiro álbum em aproximadamente 30 anos, e em 2009 lançaram mais um disco com a nova formação "Cause I Sez So". David Johansen tem um programa semanal na rádio via satélite "Sirus".

Johansen contribuiu com músicas para trilhas sonoras para os filmes "Times Square" e "The Aviator"(br: O Aviador) ("Flowers of the City" e "Ain't Cha Glad" respectivamente) e aparece como convidado no disco "About Them Shoes" do veterano do blues Hubert Sumlin.

Discografia solo[editar | editar código-fonte]

Johansen, 2011

Compilações[editar | editar código-fonte]

Outras leituras[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «David Johansen».