Deee-Lite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Deee-Lite
Super DJ Dmitry
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) house music
dance music
Período em atividade 1986-1996
Gravadora(s) Elektra Records / Warner Music
Integrantes Towa Tei
Super DJ Dmitry
Lady Miss Kier
DJ Ani

Deee-lite foi um exuberante e inovador trio de música dance e música house formado na década de 1980 em Nova York e com as primeiras músicas de sucesso, do primeiro trabalho World Clique, lançadas em 1990 pela Elektra Entertainment, atualmente uma subsidiária da Warner Music dos Estados Unidos.

A partir da década de 1990, o Deee Lite redefiniu os padrões para o cenário da música eletrónica, ao inserir uma boa dosagem de humor às suas músicas, e a criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável a de outros influentes grupos populares de dance music e house music, entre eles Pet Shop Boys, Erasure e C & C Music Factory.

Carreira[editar | editar código-fonte]

O Deee Lite, composto pela estilista e cantora americana Lady Miss Kier, o DJ ucraniano Super DJ Dmitry e o DJ japonês Towa Tei, ficou famoso com o lançamento do hit Groove Is in the Heart em 1990, do trabalho Word Clique. Na época de lançamento, a então tecnologia inovadora e sofisticada do CD (Compact Disc Digital Audio) ainda era uma novidade acessível apenas às classes alta e média, e o antigo e mais acessível LP (Long Play) ainda era um dos meios mais comuns e acessíveis de ouvir música.

O nome Deee Lite é uma alusão ao termo em inglês delight (pronuncia-se diláit), com a tradução delícia e encanto.

Em geral, grupos de dance music têm vida curta. Em seus 10 anos de existência, o Deee Lite ajudou a popularizar o que os DJ’s de casas noturnas costumam chamar de “sampling”, que é o aproveitamento autorizado de trechos de músicas de outros autores em músicas próprias, criadas para as pistas de dança.

World Clique (1990 - 1992)[editar | editar código-fonte]

Apesar da banda ter sido formada em 1986, o Deee-Lite entrou no mundo da música em 1990 e foram capturados pela cena mainstream com o seu maior single "Groove Is in The Heart" lançado em agosto do ano se tornando um sucesso instantâneo em diversos países.

No mesmo mês, A Elektra lançou o primeiro álbum da banda, "World Clique" com participações de Bootsy Collins, Q-Tip, Fred Wesley e Maceo Parker. O sucesso inicial do álbum ocorreu no Reino Unido onde teve pico na décima quarta posição em setembro do mesmo ano.

Simultaneamente na Billboard Hot 200, o álbum estreou na centésima quinta posição porém com o sucesso de "Groove Is In The Heart", o álbum pulou até a vigésima posição da parada musical. O álbum rendeu mais três singles, "Power Of Love", "Good Beat" e "E.S.P.". O álbum rendeu uma turnê com a banda de Bootsy Collins tendo como suas apresentações mais famosas no "Montreux Jazz Festival"[1] e no "Rock In Rio"[2] ambas apresentações no ano de 1991.

Infinity Within (1992 - 1993)[editar | editar código-fonte]

Dois anos após o sucesso de World Clique, a banda voltou com o álbum "Infinity Within", este carregado de mensagens políticas e problemas sociais. O carro chefe do álbum, "Runaway" acabou por atingir o topo nas paradas dance do Estados Unidos.

Do álbum também foram lançados os singles "Thank You Everyday", "I Had A Dream I Was Falling Through A Hole In The Ozone Layer" e "Pussycat Meow". O álbum falhou em obter o mesmo sucesso de seu antecessor.

Dewdrops In The Garden, Dewdrops In The Remix e Sampladelic Relics & Dancefloor Odities (1993 - 1996)[editar | editar código-fonte]

Após dois anos em turnê com a promoção do álbum "Infinity Within", Towa Tei deixou a banda para trabalhar em projetos solos como DJ principal apesar de ter ajudado na produção da canção "Call Me". "Dewdrops In The Garden" é o terceiro e mais arriscado álbum da banda, com uma house music mais pesada diferente da sonoridade de "World Clique".

Apesar da popularidade em baixa na cena mainstream, o álbum vendeu mais que seu antecessor por conta da turnê em promoção do álbum. Nesse álbum, entra no lugar de Towa Tei, o DJ Ani.

Em 1996, foi lançado o último esforço da banda, "Sampladelic Relics & Dancefloor Odities" que é uma compilação de remixes e vocais durante todos os anos da banda. Após o lançamento, a banda anuncia o fim.

Pós Deee-Lite (1996 - Atualmente)[editar | editar código-fonte]

Desde a saída do grupo, o DJ Towa-Tei tem gravado diversos álbuns como artista solo e desde o fim do Deee-Lite, Kier, Dmitry e Ani têm mantido uma carreira de sucesso na cena de DJs. Em uma entrevista em 2011, Tei descartou as chances de uma reunião da Deee-Lite citando as diferenças criativas e pessoais que o fizeram sair do grupo.[3]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Towa Tei seguiu carreira solo após sair do Deee Lite.

Lady ainda faz apresentações eventuais, como convidada especial em shows.

Super DJ Dmitry também lançou álbuns solo e ainda faz apresentações.


Discografia[editar | editar código-fonte]

  • World Clique (Elektra, 1990)
  • Infinity Within (Elektra, 1992)
  • Dewdrops In The Garden (Elektra, 1994) : Um dos exemplos mais curiosos do talento dos integrantes do Deee Lite está presente na faixa Music Selector Is The Soul Reflector. Nessa faixa, eles conseguiram combinar criativamente e harmonicamente trechos de samba em uma música dance em que predomina sofisticados instrumentos musicais eletrônicos, na prática algo difícil de ser realizado.
  • Sampladelic Relics & Dancefloor Oddities - Deee-Remixes (Elektra, 1996) : Esse trabalho é, na verdade, uma coletânea de “remixes” de músicas do Deee Lite, criadas e produzidas por integrantes do Deee Lite em conjunto com outros DJ’s.
  • The Very Best Of Deee-Lite (Rhino/Elektra, 2001)


Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum U.S. UK[4]
1990 World Clique 20 14
1992 Infinity Within 67 37
1994 Dewdrops in the Garden 127
1995 Dewdrops in the Remix
1996 Sampladelic Relics & Dancefloor Oddities
2001 The Very Best of Deee-Lite

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Posições nas paradas Album
AUS
[5]
CAN
[6]
FRA
[5]
GER
[7]
IRE
[8]
NED
[5]
NZ
[5]
SUI
[5]
UK
[4]
U.S.
Dance

[9]
U.S.
[9]
1990 "Groove Is in the Heart" 1 15 31 17 8 10 2 13 2 1 4 World Clique
"Power of Love" 47 82 43 21 47 19 25 1 47
1991 "E.S.P." 7
"How Do You Say...Love" / "Groove Is in the Heart" (remix) 24 52
"Good Beat" 45 53 1
1992 "Runaway" 70 25 45 1 Infinity Within
"Thank You Everyday"
"Pussycat Meow" 6
1994 "Party Happenin' People" 30 Dewdrops in the Garden
"Picnic in the Summertime" 43
"Bring Me Your Love" 1
1995 "Call Me" 1
"—" denota os lançamentos que não pontuaram nas paradas.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.montreuxjazzlive.com/concerts-database?title=&field_concert_date_value%5Bvalue%5D=&field_concert_date_value%5Bdefault_date%5D=&page=15
  2. http://veja.abril.com.br/multimidia/video/o-grupo-deee-lite-apresentou-grove-is-in-the-heart-no-rock-in-rio-ii-em-1991
  3. http://www.timeout.jp/en/tokyo/feature/3330/Towa-Tei-the-interview
  4. a b Roberts, David. British Hit Singles & Albums. 19th. ed. London: Guinness World Records Limited, 2006. p. 147. ISBN 1-904994-10-5.
  5. a b c d e International peaks
  6. Peak positions for Deee-Lite's singles on Canadian Singles Chart:
  7. German peaks
  8. Search for Irish peaks
  9. a b US singles peaks