Deus Está Morto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

"Deus está morto" (no original alemão "Gott ist tot") é uma frase muito citada do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). Aparece pela primeira vez em A gaia ciência, na seção 108 (Novas lutas), na seção 125 (O louco) e uma terceira vez na secção 343 (Sentido da nossa alegria). Uma outra instância da frase, e a principal responsável pela sua popularidade, aparece na principal obra de Nietzsche, Assim falou Zaratustra.

Cquote1.svg Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje! Cquote2.svg
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência, §125.

Ocorrências na cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • "Your God is dead, and no one cares" (o vosso Deus morreu, e ninguém se importa) é a primeira parte do refrão da música "Heresy" da banda Nine Inch Nails. O álbum Downward Spiral, está repleto de outros conceitos e referências nietzschianas.
  • "Dead, your God is dead. Fools, you God is dead" (Morto, seu Deus está morto. Ingênuos, seu Deus está morto) é a brigde da música "Chapel of Ghouls" da banda Morbid Angel.
  • O álbum "Antichrist" da banda norueguesa Gorgoroth foi inspirado no livro "O Anticristo" e trás, em diversas passagens, a expressão "God is dead" (Deus está morto)
  • O álbum "Antichrist Superstar" de Marilyn Manson é muito influenciado pela filosofia nietzschiana bem como boa parte da música rock dos anos 1990.
  • Lana Del Rey na música Gods And Monsters presente na versão Paradise do cd Born to Die, cita "God's dead" - Deus está morto.

Bermam, Marshal in; Tudo que é sólido de desmancha no ar.

... Quem me dera / Ao menos uma vez / Entender como só Deus / Ao mesmo tempo é três / E esse mesmo Deus / Foi morto por vocês / Sua maldade, então / Deixaram Deus tão triste.
Não foram os deuses / Não foi a morte de Deus / Não foi o jabá da Academia / Que matou a poesia
Alguém vai me dizer a resposta / Será que Deus está realmente morto?
  • Também aparece no título da música God is Dead da banda Vision Divine:
Yeah, here's the news for you… God is dead! / Sim, as novidades agora pra você... Deus está morto!