Gorgoroth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gorgoroth
Gorgoroth - Setembro Negro.jpg
Gorgoroth ao vivo no Setembro Negro Fest 2012
(São Paulo, Brasil).
Informação geral
Origem Bergen
País  Noruega
Gênero(s) Black metal
Período em atividade 1992 - atualmente
Gravadora(s) Embassy Records
Malicious Records
Century Black
Nuclear Blast
Regain Records
Season of Mist
Página oficial www.Gorgoroth.info
Integrantes Infernus
Frank Watkins
Tomas Asklund
Atterigner
Ex-integrantes Pest
Tormentor

Gorgoroth é uma banda de Black Metal da Noruega. Foi fundada por Infernus em 1992.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A banda Gorgoroth foi formada na Noruega por Hat, Goat Pervertor e Infernus, no início dos anos noventa. Hat fez os vocais, Goat a bateria e Infernus a guitarra. O nome Gorgoroth foi retirado do livro O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, a região onde está situada Mordor.

Em 1993 o Gorgoroth lança sua primeira demo, chamada A Sorcery Written In Blood.

Depois da demo, o Gorgoroth assina com a Embassy Records, onde eles lançam o primeiro álbum, Pentagram, em 1994. Samoth, da banda Emperor, tocou baixo neste álbum. Após o lançamento de Pentagram, Goat e Samoth deixam a banda.

Em 1996 a banda assina com a Malicious Records, que relançou o Pentagram. Neste mesmo ano eles lançam seu segundo álbum, Antichrist. As participações neste trabalho são de Pest, da banda Obtained Enslavement, que fez os vocais, e Frost do Satyricon, que gravou a bateria, enquanto Infernus ficou responsável pelo baixo e guitarra. Hat gravou os vocais de 3 faixas. O álbum Antichrist foi um tributo a Euronymous, assassinado por Count Grishnackh.

Controvérsia em Cracóvia[editar | editar código-fonte]

Em 1 de fevereiro de 2004, durante um concerto gravado para um DVD em Cracóvia, Polônia, a banda manteve no palco cabeças de ovelha fincadas em estacas e espalhou 80 litros de sangue do animal pelo palco, além de ostentar símbolos satânicos e exibir quatro modelos nus, dois homens e duas mulheres, amarrados a cruzes, simulando uma crucificação. Foi iniciada uma investigação policial sob alegação de ofensa religiosa — que é crime punível na Polônia —, além de crueldade com animais. Apesar disso, não foi aberto um processo criminal, e a banda declarou não saber que praticava ato ilegal. Ainda assim, o organizador do concerto foi multado em 1000 Złotys em 2007 por não ter informado à banda sobre a ilegalidade das encenações, e por não ter intervindo.

A controvérsia custou à banda o encerramento do contrato com a gravadora Nuclear Blast, além da saída da banda do circuito de turnês organizado pela gravadora. As gravações do concerto foram confiscadas pela polícia. Entretanto, em seguida ao fato, o Gorgoroth teve sua reputação engrandecida junto aos fãs, e seguiu em turnê pela América do Sul, passando por Brasil, Chile e Argentina.

Logotipo da banda

Demissão de Pest[editar | editar código-fonte]

No dia 21 de agosto de 2012 A banda soltou o seguinte comunicado: “Em respeito e lealdade para com nossos fãs e colaboradores, Infernus (guitarrista) demitiu Pest (vocalista) da banda. Isso aconteceu após Pest informar que não priorizaria a turnê latino-americana, sendo que a banda embarcaria em duas semanas para o Brasil.

Infernus decidiu continuar a turnê conforme o planejado e Hoest, da banda Taake, substituirá Pest como vocalista nos shows que se iniciarão em 07 de setembro.

Já o próximo álbum do Gorgoroth, 'Instinctus Bestalis', terá como vocalista um satanista sérvio conhecido como Atterigner, da banda Triumfall (Forces of Satan Records).”[2]

Membros[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • Black Mass Kraków 2004 (DVD, 2004)
  • True Norwegian Black Metal - Live in Grieghallen (2008)

Demos[editar | editar código-fonte]

  • A Sorcery Written in Blood(1993)
  • Promo '94 (1994)

Referências

  1. Setembro Negro 2012 com as bandas: GORGOROTH, KEEP OF KALESSIN e AUTOPSY www.warmetalbr.com. Visitado em 24 de Abril de 2013.
  2. Gorgoroth: vocalista demitido por não querer vir ao Brasil whiplash.net. Visitado em 24 de Abril de 2013.
  3. Extreme Metal Videos: Gorgoroth - Live in Colombia 2001 Deathmetalvideos.blogspot.com (2007-08-26). Visitado em 2009-08-10.
  4. Gorgoroth Interview bei Metal1.info Metal1.info (2006-04-21). Visitado em 2009-08-10.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gorgoroth
Flag of Norway.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.