Dark Funeral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dark Funeral
Dark Funeral at Wacken.jpg
Dark Funeral tocando no Wacken Open Air 2012.
Informação geral
Origem Estocolmo
País  Suécia
Gênero(s) Black metal
Período em atividade 1993 - atualmente
Gravadora(s) No Fashion Records
Metal Blade Records
Necropolis Records
Candlelight Records

Regain Records
Página oficial www.DarkFuneral.se
Integrantes Lord Ahriman
Chaq Mol
Dominator
Heljarmadr
Natt

Dark Funeral é uma banda de black metal da Suécia. Foi fundada em 1993 por Lord Ahriman e Blackmoon em Estocolmo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Tudo começou em 1993 quando Lord Ahriman e Blackmoon (David Parland) começaram a tocar juntos. Dark Funeral foi o nome escolhido para este projecto. Mais tarde, juntaram-se a eles Draugen e Themgoroth.

Em 1994 a banda grava pela primeira vez um álbum, auto-financiado, no estúdio de Dan Swanö, o Uni-Sound em Janeiro. Esta EP é lançada a dia 4 de Maio. Nesse mesmo dia, a banda faria seu primeiro show no Lottes Pub em Oslo, Noruega.

Depois das sessões de gravação, Draugen deixa a banda e é substituído por Equimanthorn. A banda assina com a No Fashion Records e começa a preparar músicas para um álbum completo.

Lord Ahriman, guitarrista e fundador do Dark Funeral

No ano seguinte a banda gravou The Secrets of the Black Arts nos estúdios Uni-Sounds, mas a banda decide regravar o álbum nos Abyss Studio. Durante esta nova gravação é adicionada uma nova música (When Angels Forever Die) ao álbum. A banda filma o seu primeiro video, para a música The Secrets Of The Black Arts.

Emperor Magus Caligula junta-se á banda como vocalista e pouco depois, a banda estreia-se a tocar em festivais, no Under The Black Sun I, em Berlim.

No dia 28 de Janeiro de 96 The Secrets of the Black Arts é lançado e licenciado para a Metal Blade (América do Norte) e Mystic Production (Polónia).

Blackmoon decide sair da banda e Alzazmon ocupa a bateria e Typhos a guitarra. Emperor Magus Calígula, para além de vocalista, torna-se no baixista.

Juntamente com a banda Necromass, a banda parte para a Satanic War Tour I pela Europa. Em 97 a banda continua em tour (Satanic War Tour II), onde toca pela primeira vez na América. Bal Sagoth e Ancient também participam nesta tour. Ainda em 97, a banda grava o álbum "Vobiscum Satanas".

Em 1998 inicia-se a tour The Ineffable Kings Of Darkness, que conta também com as bandas Enthroned e Liar of Golgotha. Para esta tour é contratado o baixista Dominion. Após a participação da banda no festival sueco Hultsfreds Festival, Thyphos é expulso e Dominion passa a ser o guitarrista da banda, com Calígula acumulando novamente as funções de vocalista e baixista.

A formação da banda muda de novo, quando Alzazmon deixa a banda, pouco antes da banda embarcar para a tour Bleed For Satan (com as bandas Cannibal Corpse e Infernal Majesty). Gaahnfaust é o seu substituto.

No ano de 99 continuam as turnés da banda. Desta vez o destino é o México e o estado da Califórnia. Mais tarde, juntamente com a banda Dimmu Borgir, fazem uma digressão pela Europa, na tour The Satanic Inquisition.

Em 2000 a banda volta ao estúdio para gravar a EP Teach Children to Worship Satan. Esta EP inclui uma nova versão de An Apprentice Of Satan, bem como covers de Slayer, Mayhem, Sodom e King Diamond e um videocip.

Dark Funeral, Deicide, Immortal e Cannibal Corpse começam uma tour, que se inicia no festival No Mercy.

Gaahnfaust deixa a banda e Matte Modin (da banda Defleshed) toma o seu lugar.

Em princípios de 2001 a banda volta aos estúdios Abyss para gravar seu terceiro álbum: Diabolis Interium. Segue-se novas tours: pela Europa, com as bandas Tidfall, Anorexia Nervosa e o Ragnarok; pelos Estados Unidos, como banda de abertura de Cannibal Corpse e Ásia. Após esta tour Dominion abandonou a banda e é substituído, em 2003, por Chaq Mol.

Dark Funeral com Caligula

Em 2004 a banda trocou a gravadora MNW/No Fashion Records pela Regain Records. Em conjunto com as bandas Goatwhore e Zyklon deram uma série de concertos no Japão. Seguiram-se depois o México e Espanha.

Em Janeiro de 2005 a banda começa a preparar materiais para lançar um novo álbum e quatro meses depois começam as gravações para o oitavo álbum da banda, Attera Totus Sanctus. Seguem-se uma série de turnês para promover este álbum.

Após vários shows promovendo o álbum, a banda lança o nono álbum em 2009, Angelus Exuro Pro Eternus[1] . E no ano seguinte Emperor Magus Caligula deixa a banda. Caligula declarou que os motivos de sua saída eram pessoais e que sua vida tomou um novo rumo. Logo em seguida B-Force e Dominator também deixam a banda. Dominator alegou razões pessoais e privadas sobre sua saída. Já B-Force comunicou que era sua própria decisão deixar a banda.

Em 2011 o Dark Funeral recrutou Nachtgarm (Negator) como o novo vocalista da banda após a saída em julho de 2010 de Magnus "Masse" Broberg (conhecido como Emperor Magus Calígula).[2] O baixista Zornheym também foi adicionado à formação do grupo. Ahriman comentou: "Agora, que concretizamos nossa formação, devo dizer que a atmosfera e a química dentro da banda está absolutamente fantástica. Além disso, cada membro do Dark Funeral está mais uma vez compartilhando de um enorme e forte compromisso, uma dedicação absoluta, bem como total profissionalismo."[3]

Dark Funeral no Wacken 2012

No mesmo ano, Dominator anunciou o seu retorno ao Dark Funeral e comentou que "após uma pequena temporada focando outros aspectos da minha vida, é um grande privilégio para mim anunciar o meu retorno ao Dark Funeral. O tempo que fiquei fora me encheu de inspiração e estou pronto para voltar atrás do kit e destruir tudo. É uma honra tocar ao lado de meus parceiros novamente. A DARK FUNERAL surge novamente para dominar tudo uma vez mais."[4]

O Dark Funeral foi confirmado para a edição de 2012 do cruzeiro 70000 Tons of Metal, que saiu de Miami, Flórida até as Ilhas Cayman, em 23 de janeiro de 2012 e retornou quatro dias depois. Cerca de 40 bandas tocaram no cruzeiro.

Em 2013 a banda completa 20 anos de história e comemora com vários shows em festivais pela Europa.[5] Em 19 de Março de 2013 foi anunciada a morte de Blackmoon por Lord Ahriman.[6]

Em 16 de dezembro de 2014, o Dark Funeral lançou uma nova faixa e um videoclipe intitulado "Nail them to the Cross". O vídeo revelou o novo vocalista, Heljarmadr (GRÁ, DOMGÅRD e CURSED 13) e o baixista Natt (ANGREPP e WITHERSHIN) para a formação do grupo. A banda confirmou o sexto disco de estúdio para 2015. "Nail them to the Cross", ao lado da faixa "Temple of Ahriman", foram lançadas como single em 26 de fevereiro de 2015.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Vídeos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dark Funeral no Brasil 2011: Em entrevista exclusiva, líder Ahriman anuncia turnê agendametal.com.br. Visitado em 7 de julho de 2013.
  2. Dark Funeral Announces New Vocalist Blabbermouth.net (June 30, 2011). Visitado em July 30, 2011.
  3. Dark Funeral Announces New Bassist Blabbermouth.net (July 27, 2011). Visitado em July 30, 2011.
  4. Dark Funeral Rejoined by Drummer Nils Fjallstrom Blabbermouth.net (June 23, 2011). Visitado em July 30, 2011.
  5. DARK FUNERAL: New Video Interview With LORD AHRIMAN www.blabbermouth.net. Visitado em 7 de julho de 2013.
  6. DARK FUNERAL's LORD AHRIMAN On Passing Of DAVID PARLAND: 'You Will Be Missed Deeply!' www.blabbermouth.net. Visitado em 7 de julho de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]