Dia da Vitória (9 de maio)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Comemorações do Dia da Vitória, em Moscou, 9 de maio de 2005
Ordem da Vitória soviética

O Dia da Vitória Soviética (em russo: День Победы, Den' Pobedy) ou 9 de maio marca a capitulação da Alemanha Nazista para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial (também conhecida como a Grande Guerra Patriótica na União Soviética e os Estados pós-soviéticos). Foi primeiro celebrado em quinze Repúblicas da União Soviética, após a assinatura do documento de entrega no final da noite de 8 de maio de 1945 (9 de maio na hora de Moscou). Aconteceu depois da capitulação original que a Alemanha anteriormente havia acordado com as forças conjuntas dos Aliados na Frente Ocidental. O governo soviético anunciou a vitória em 9 de maio, após a cerimônia de assinatura, em Berlim.[1] Embora a inauguração oficial aconteceu em 1945 (o que significa que tem sido comemorada desde 1946), o feriado se tornou um dia de trabalho só em 1965.

Na Alemanha Oriental comunista, um "Dia da Vitória" ao estilo soviético foi um feriado oficial em 9 de maio de 1975 até o final da república em 1990. Antes disso, o "Dia da Libertação" foi comemorado em 8 de maio, entre 1950 e 1966, e novamente no 40 º aniversário em 1985. Desde 2002, o estado alemão de Mecklenburg-Vorpommern tem observado um dia de comemoração conhecido como o "Dia da Libertação do nacional-socialismo e o fim da Segunda Guerra Mundial".[2]

Em 1988, pouco antes da Dissolução da União Soviética, o Dia da Vitória deixou de ser observado no Uzbequistão, mas foi parcialmente restaurado em 1999, como "Dia da Memória".[3] Depois de sua separação da União Soviética, os Países Bálticos agora comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial em 8 de maio, no Dia da Vitória na Europa.[4] Mas muitas pessoas nos países bálticos se reunem para celebrar o Dia da Vitória em 9 de maio.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Selo da União Soviética, 1945

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dia da Vitória (9 de maio)