Dominic Cooper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dominic Cooper

Dominic Edward Cooper (Greenwich, 2 de junho de 1978) é um ator britânico de televisão, cinema, teatro e rádio. Seu maior sucesso foi o filme Mamma Mia!, uma adaptação do famoso musical da Broadway.

Início da Vida[editar | editar código-fonte]

Dominic Cooper nasceu e cresceu em Greenwich, Londres, filho de Julie, uma professora de jardim de infância. Ele frequentou a Thomas Tallis School em Blackheath, e treinou na London Academy of Music and Dramatic Art (LAMDA) , graduando-se em 2000. Ele também participou John Ball Primary School, a mesma escola que o ator Jude Law estudou.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 2008, ele começou a namorar com a atriz Amanda Seyfried que conheceu nos sets de filmagem do filme Mamma Mia!, eles tiveram um desentendido em 2010 e acabaram terminando, mas em Maio eles reataram o namoro, que chegou ao fim novamente. Cooper divide uma casa com seu amigo, co-estrela de The History Boys, o ator James Corden.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, Cooper trabalhou na televisão e no cinema antes de realizar seu início no teatro na obra ‘’Mother Clap's Molly House’’ no Royal National Theatre em 2001. Cooper participou da obra de de Alan Bennett, “The History Boys” da sua primeira leitura. Ele também excursionou com a produção para a Broadway, Sydney, Wellington e Hong Kong, além de aparecer nas adaptações radial e cinematográfica da obra. Cooper foi nomiado a um Drama Desk Award em 2006 por seu trabalho na obra. Ele teve papéis notáveis na adaptação da Royal National Theatre da trilogia Fronteiras do Universo, onde ele interpretou o personagem protagonista, Will Parry, a série de TV para a Down to Earth e Sense & Sensibility. Dominic Cooper trabalhou em vários filmes fazendo papéis pequenos, mas foi em Mamma Mia! que ele se tornou famoso, interpretando ao lado de atores renomados como Meryl Streep, Pierce Brosnan e Colin Firth, alem da sua namorada Amanda Seyfried. Ele tem uma boa participação em filmes como A Duquesa, onde ele aparece contracenando com Keira Knightley, e também no filme “Educação”. Em 2005, Cooper também apareceu em um comercial de preservativos da empresa Durex. Em 2014, co-estrelou a adaptação dos games "Need for Speed" para o cinema, interpretando Dino Brewster.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Original Titulo no Brasil Personagem Notas
2001 From Hell Do Inferno Policia #3 Figurante
2001 Anazapta Clerk
2002 The Final Curtain O Campeão de Audiencia Young Priest
2003 Boudica
2003 I'll be There Meu Maior Sucesso Namorado
2005 Breakfast On Pluto Café da Manhã em Plutão
2006 Starter For 10 Garoto Nota 10 Spencer
2006 The History Boys Fazendo Historia Dakin
2008 Sense and Sensibility Razão e Sensibilidade Willoughby
2008 God On Trial Deus no Banco dos Réus Moche
2008 The Duchess A Duquesa Grey
2008 Mamma Mia! Mamma Mia! Sky
2008 The Escapist Lacey
2009 Brief Interviews with Hideous Men Daniel
2009 An Education Educação Danny
2010 Tamara Drewe A Volta de Tamara Ben Sergeant
2011 The Devil’s Double O Dublê do Diabo Latif Yahia/Uday Hussein Estreou no Brasil no dia 27 de setembro de 2012
2011 Captain America: The First Avenger Capitão America: O Primeiro Vingador Howard Stark
2011 My Week With Marilyn Sete Dias Com Marilyn Milton Greene
2012 Abraham Lincoln: Vampire Hunter Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros Henry Sturges
2014 Need for Speed Need for Speed - O Filme Dino Brewster