Keira Knightley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Keira Knightley
A atriz em 2011, no Festival de Veneza.
Nome completo Keira Christina Knightley
Nascimento 26 de março de 1985 (29 anos)
Londres, Inglaterra
 Reino Unido
Ocupação Atriz
Outros prêmios
IFTA - Melhor Atriz Internacional
2004 -Piratas do Caribe: A Maldição do Peróla Negra e Rei Arthur
IMDb: (inglês)


Keira Christina Knightley (AFI[ˌkɪərəˈnaɪtlɪ];[1] Londres, 26 de março de 1985) é uma atriz e modelo inglesa.[2] Indicada ao Óscar pelo filme Orgulho e Preconceito.[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

.

Knightley nasceu no sul de Londres, nos subúrbios de Teddington, em Richmond. É filha do ator Will Knightley e da atriz que se tornou escritora Sharman MacDonald. O seu irmão mais velho, Caleb, nasceu em 1979. Keira conta que aos três anos de idade, quando viu o agente de seus pais sair de sua casa, decidiu pedir também um agente para si, mas como Keira era apenas uma criança os pais recusaram. Três anos mais tarde descobriu-se que tinha um problema em ler e escrever, embora não fosse oficial que ela sofria de dislexia.

Keira esforçou-se muito para ultrapassar o problema e com a ajuda da sua família conseguiu. Como recompensa do seu esforço os pais decidiram contratar um agente para a pequena Keira. Aos sete anos teve o seu primeiro papel na televisão no episódio "Royal Celebration" (1993) da série Screen One.

Em 4 de abril de 2013, Keira Knightley casou-se com o noivo, o cantor James Righton, em Mazan, no sudeste de França na presença de apenas 11 convidados.[4]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Também entrou nos filmes Innocent Lies (1995) e Treasure Seekers (1996) e ainda entrou na série britânica The Bill, onde interpretou uma personagem chamada Sheena Rose no episódio "The Swan Song", e foi para o ar em Abril de 1995. Em 1999 entrou em mais um filme Coming Home, onde teve uma participação maior. Embora fossem papéis muito pequenos a Keira já era uma estrela de cinema desde pequena.

A primeira vez que o seu nome foi mencionado no mundo inteiro foi quando foi revelado (um segredo do diretor George Lucas) que ela interpretou o papel de Natalie Portman em Star Wars Episode I: The Phantom Menace (br/pt: Star Wars: Episodio I: A Ameaça Fantasma) devido às semelhanças entre as duas atrizes.

Keira em 2005, no Toronto Film Festival

Depois disso estrelou outras séries de televisão como Oliver Twist (1999) e Princess of Thieves (2001) onde interpretou Gwyn, a filha de Robin Hood. Também em 2001 entrou no filme The Hole onde teve a sua primeira cena de nudez, mas Keira tinha apenas 15 anos por isso os produtores tiveram de esperar ela fazer 16 anos para poder lançar o filme.

Keira estudava no colégio Esher as matérias de literatura inglesa e história da política, mas continuou a ter vários papéis no cinema.

Embora tenha tido participações em todos esses filmes e séries o seu primeiro grande papel no mundo do cinema foi Bend It Like Beckham (2001), um filme sobre uma garota de origem indiana que adora futebol e os problemas que teve de ultrapassar para conseguir conservar a sua cultura e religião mesmo jogando futebol. O filme custou 3,5 milhões de dólares, e conseguiu arrecadar 75 milhões no mundo todo.

Entrou em outros filmes como Thunderpants e Pure, mas em 2003 entrou numa grande produção de Jerry Bruckheimer, Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl (br: Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra; pt: Piratas das Caraíbas - A Maldição do Pérola Negra), onde interpretou Elizabeth Swann, pelo qual ficou famosa mundialmente. As filmagens duraram desde outubro de 2002 até março de 2003 e nunca pensaram que o filme seria um sucesso. Mais tarde decidiram criar mais dois filmes onde Keira voltou com a sua personagem Elizabeth Swann em Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest (2006) e Pirates of the Caribbean: At World's End (br: Piratas do Caribe - No Fim do Mundo; pt: Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo). Entre os filmes dos piratas também estrelou em Love Actually (br: Simplesmente Amor; pt: O Amor Acontece; 2003), King Arthur (Rei Arthur, 2004), The Jacket (br: Camisa de Força; pt: Colete de Forças, 2005), Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito, 2005) e Domino (2005). Também apareceu nos filmes Silk (Paixão Proibida), Atonement (br: Desejo e Reparação; pt: Expiação), The Edge of Love (br: O Limite do Amor; pt: No Limite do Amor) e The Duchess (A Duquesa).

Em 2006, com apenas 20 anos, Keira foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por sua atuação no filme Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito).

Em Dezembro de 2012, ela confirmou sua presença no quinto filme de 'Pirates of the Caribbean', que será lançado em 2017.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

Keira Knightley (em inglês) em TV.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons