Keira Knightley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Keira Knightley
Knightley em (2005) no Toronto International Film Festival.
Nome completo Keira Christina Knightley
Nascimento 26 de março de 1985 (29 anos)
Londres, Inglaterra
 Reino Unido
Ocupação Atriz
Outros prêmios
IFTA - Melhor Atriz Internacional
2004 -Piratas do Caribe: A Maldição do Peróla Negra e Rei Arthur
IMDb: (inglês)


Keira Christina Knightley (AFI[ˌkɪərəˈnaɪtlɪ];[1] Londres, 26 de março de 1985) é uma atriz e modelo inglesa.[2] Indicada ao Óscar pelo filme Orgulho e Preconceito.[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

.

Knightley nasceu no sul de Londres, nos subúrbios de Teddington, em Richmond. É filha do ator Will Knightley e da atriz que se tornou escritora Sharman MacDonald. O seu irmão mais velho, Caleb, nasceu em 1979. Keira conta que aos três anos de idade, quando viu o agente de seus pais sair de sua casa, decidiu pedir também um agente para si, mas como Keira era apenas uma criança os pais recusaram. Três anos mais tarde descobriu-se que tinha um problema em ler e escrever, embora não fosse oficial que ela sofria de dislexia.

Keira esforçou-se muito para ultrapassar o problema e com a ajuda da sua família conseguiu. Como recompensa do seu esforço os pais decidiram contratar um agente para a pequena Keira. Aos sete anos teve o seu primeiro papel na televisão no episódio "Royal Celebration" (1993) da série Screen One.

Em 4 de abril de 2013, Keira Knightley casou-se com o noivo, o cantor James Righton, em Mazan, no sudeste de França na presença de apenas 11 convidados.[4]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Também entrou nos filmes Innocent Lies (1995) e Treasure Seekers (1996) e ainda entrou na série britânica The Bill, onde interpretou uma personagem chamada Sheena Rose no episódio "The Swan Song", e foi para o ar em Abril de 1995. Em 1999 entrou em mais um filme Coming Home, onde teve uma participação maior. Embora fossem papéis muito pequenos a Keira já era uma estrela de cinema desde pequena.

A primeira vez que o seu nome foi mencionado no mundo inteiro foi quando foi revelado (um segredo do diretor George Lucas) que ela interpretou o papel de Natalie Portman em Star Wars Episode I: The Phantom Menace (br/pt: Star Wars: Episodio I: A Ameaça Fantasma) devido às semelhanças entre as duas atrizes.

Keira Knightley dando autógrafos em Londres, na estréia de Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest (br: Piratas do Caribe: O Baú da Morte / pt: Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto).

Depois disso estrelou outras séries de televisão como Oliver Twist (1999) e Princess of Thieves (2001) onde interpretou Gwyn, a filha de Robin Hood. Também em 2001 entrou no filme The Hole onde teve a sua primeira cena de nudez, mas Keira tinha apenas 15 anos por isso os produtores tiveram de esperar ela fazer 16 anos para poder lançar o filme.

Keira estudava no colégio Esher as matérias de literatura inglesa e história da política, mas continuou a ter vários papéis no cinema.

Embora tenha tido participações em todos esses filmes e séries o seu primeiro grande papel no mundo do cinema foi Bend It Like Beckham (2001), um filme sobre uma garota de origem indiana que adora futebol e os problemas que teve de ultrapassar para conseguir conservar a sua cultura e religião mesmo jogando futebol. O filme custou 3,5 milhões de dólares, e conseguiu arrecadar 75 milhões no mundo todo.

Entrou em outros filmes como Thunderpants e Pure, mas em 2003 entrou numa grande produção de Jerry Bruckheimer, Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl (br: Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra; pt: Piratas das Caraíbas - A Maldição do Pérola Negra), onde interpretou Elizabeth Swann, pelo qual ficou famosa mundialmente. As filmagens duraram desde outubro de 2002 até março de 2003 e nunca pensaram que o filme seria um sucesso. Mais tarde decidiram criar mais dois filmes onde Keira voltou com a sua personagem Elizabeth Swann em Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest (2006) e Pirates of the Caribbean: At World's End (br: Piratas do Caribe - No Fim do Mundo; pt: Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo). Entre os filmes dos piratas também estrelou em Love Actually (br: Simplesmente Amor; pt: O Amor Acontece; 2003), King Arthur (Rei Arthur, 2004), The Jacket (br: Camisa de Força; pt: Colete de Forças, 2005), Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito, 2005) e Domino (2005). Também apareceu nos filmes Silk (Paixão Proibida), Atonement (br: Desejo e Reparação; pt: Expiação), The Edge of Love (br: O Limite do Amor; pt: No Limite do Amor) e The Duchess (A Duquesa).

Em 2006, com apenas 20 anos, Keira foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por sua atuação no filme Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito).

Em Dezembro de 2012, ela confirmou sua presença no quinto filme de 'Pirates of the Caribbean', que será lançado em 2017.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências

Keira Knightley (em inglês) em TV.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons