Drimys

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDrimys
Flores de Drimys winteri
Flores de Drimys winteri
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: Traqueófitas
Clado: Angiospermas
Clado: Magnoliídeas
Ordem: Canellales
Família: Winteraceae
R.Br. ex Lindley
Subfamília: Winteroideae
Género: Drimys
J.R.Forst. & G.Forst.
Espécies
Ver texto
Sinónimos

Drimys é um género de plantas com flor, da família Winteraceae, que agrupa 7 espécies de plantas lenhosas sempre-verdes, nativas dos Neotrópicos, com distribuição natural desde o sul do México até ao extremo sul da América do Sul.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os membros do género Drimys são dicotiledóneas primitivas, associadas à flora antárctica temperada húmida do Hemisfério Sul, que evoluíram há milhões de anos no antigo supercontinente Gondwana. Os membros do género têm geralmente casca e folhas aromáticas, e alguns são utilizados para extrair óleo essencial.

Espécies

Na sua presente circunscrição taxonómica, o género inclui as seguintes espécies:[1]

A espécie D. confertifolia é um endemismo das ilhas Juan Fernández, a 670 km da costa chilena, onde é uma árvore dominante nas florestas altas de planície e nas florestas montanhosas baixas das ilhas.

O género incluía anteriormente um número de espécies da Australásia, incluindo a pimenta-da-tasmânia, a espécie Drimys lanceolata. Estudos filogenéticos recentes levaram a um consenso crescente entre os botânicos para dividir o género em dois, com as espécies neotropicais a permanecerem no género Drimys, e as espécies australasianas a serem classificadas no género Tasmannia.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Drimys J.R.Forst. & G.Forst. Plants of the World Online, Kew Science. Accessed 24 April 2022.
  2. Doust, Andrew N. and Drinnan, Andrew N. 2004. Floral development and molecular phylogeny support the generic status of Tasmannia (Winteraceae). American Journal of Botany 91: 321-331, available online (pdf).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Drimys