Embaixada do Brasil em Londres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Embaixada do Brasil em Londres
Brasil
Brasil
Reino Unido
Reino Unido
A embaixada do Brasil em Londres
A embaixada do Brasil em Londres
Localização
Endereço 14-16 Cockspur Street, Westminster
Londres W1K 7AT
Coordenadas 51° 30′ 27″ N, 0° 07′ 50″ O
Responsável
Embaixador Antonio de Aguiar Patriota[1]
No cargo desde 2023[1]
Embaixada do Reino Unido em Brasília • Lista de embaixadores • Página oficial

A Embaixada do Brasil em Londres é a representação diplomática brasileira no Reino Unido. Está localizada na Cockspur Street, números 14 a 16, no bairro de Westminster no coração de Londres. A rua Cockspur Street, que é situada próxima da Trafalgar Square, foi em 1912 o endereço para aqueles queriam adquirir um ingresso para o famoso transatlântico Titanic.

A empresa alemã de engenharia naval, Hamburg America Line, construiu em 1906 o edifício que ainda hoje é um dos mais grandiosos em Cockspur Street. Entre as janelas, acima do friso e cornija, ainda é possível ver o logotipo esculpido da Peninsular and Oriental Steam Navigation Company (P&O), extinta companhia britânica de navegação e logística, que em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial, assumiu o edifício como parte das reparações da Alemanha para a guerra.

Cravado no topo do edifício está uma enorme cabeça de Netuno, com uma barba longa e esvoaçante se fundindo em uma águia que carrega um peixe em seu bico. À esquerda e à direita, tritões seguram cetros. Sobe o frontão curvo e separado estão duas figuras que simbolizam os dois maiores navios que a empresa alemã possuía na época. À esquerda, uma mulher segura um navio e veste um espartilho desconfortável com aparência de metal. Um querubim se ajoelha ao seu lado segurando uma âncora. À direita, um homem segura outro modelo de navio, ele está confortavelmente envolto em um manto e há uma águia pousada ao seu lado. Abaixo, a janela da sacada possui uma escultura da proa de um navio com ondas de proa estilizadas. A figura é uma sereia segurando sua cauda bifurcada serpenteando através da madeira.

O governo brasileiro em 2010 adquiriu a propriedade do Banco Real da Escócia que, foi a última instituição a possuir o edifício. Em 26 de julho de 2012 o prédio foi inaugurado pela presidente Dilma Rousseff nas vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres, para ser o endereço permanente da Embaixada do Brasil em Londres. Até 2012, a embaixada foi situada em Green Street no bairro de Mayfair.

Atualmente a embaixada do Brasil junto ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte está sob o comando do embaixador Antonio de Aguiar Patriota.[2]

Embaixadores do Brasil em Londres[editar | editar código-fonte]

A embaixada do Brasil anterior em Green Street, Londres

Em 2 de janeiro de 1919, a Legação do Brasil em Londres foi elevada a condição de Embaixada. Lista dos Ministros Plenipotenciários e Embaixadores do Brasil em Londres:[3]

Rompimento de relações diplomáticas por conta da Questão Christie

Notas

  1. a b «Mensagem (SF) n° 11, de 2023». Senado Federal. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  2. «The Ambassador» (em inglês). Ministério das Relações Exteriores. Consultado em 17 de janeiro de 2024 
  3. «Former Ambassadors» (em inglês). Ministério das Relações Exteriores. Consultado em 17 de janeiro de 2024 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Cockspur Street Area: West Side, Survey of London: The Grosvenor Estate in Westminster, (The Buildings) (1906),