Embaixada do Brasil em Londres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Embaixada do Brasil em Londres
Brasil
Brasil
Reino Unido
Reino Unido
Localização
Endereço 14-16 Cockspur Street, Westminster
Londres W1K 7AT
Coordenadas 51° 30′ N 0° 7′ W
Responsável
Embaixador Roberto Jaguaribe
No cargo desde 2010
Embaixada do Reino Unido em Brasília • Lista de embaixadores • Página oficial

A Embaixada do Brasil em Londres é a representação diplomática brasileira no Reino Unido. Está localizada na Cockspur Street, números 14 a 16, no bairro de Westminster no coração de Londres. A rua Cockspur Street foi em 1912 o endereço para aqueles queriam adquirir um ingresso para o famoso transatlântico Titanic.

A empresa alemã de engenharia naval, Hamburg America Line, construiu em 1906 o edifício que ainda hoje é um dos mais grandiosos em Cockspur Street. Entre as janelas, acima do friso e cornija, ainda é possível ver o logotipo esculpido da Peninsular and Oriental Steam Navigation Company (P&O), extinta companhia britânica de navegação e logística, que em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial, assumiu o edifício como parte das reparações da Alemanha para a guerra.

Cravado no topo do edifício está uma enorme cabeça de Netuno, com uma barba longa e esvoaçante se fundindo em uma águia que carrega um peixe em seu bico. À esquerda e à direita, tritões seguram cetros. Sobe o frontão curvo e separado estão duas figuras que simbolizam os dois maiores navios que a empresa alemã possuía na época. À esquerda, uma mulher segura um navio e veste um espartilho desconfortável com aparência de metal. Um querubim se ajoelha ao seu lado segurando uma âncora. À direita, um homem segura outro modelo de navio, ele está confortavelmente envolto em um manto e há uma águia pousada ao seu lado. Abaixo, a janela da sacada possui uma escultura da proa de um navio com ondas de proa estilizadas. A figura é uma sereia segurando sua cauda bifurcada serpenteando através da madeira.

O governo brasileiro em 2010 adquiriu a propriedade do Banco Real da Escócia que, foi a última instituição a possuir o edifício. Em 26 de julho de 2012 o prédio foi inaugurado pela presidenta Dilma Rousseff nas vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres, para ser o endereço permanente da Embaixada do Brasil em Londres.

É atualmente a sede da embaixada brasileira, e da missão diplomática para o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e está sob o comando do embaixador, Sua Excelência Roberto Jaguaribe,[1] , natural do Rio de Janeiro. Seu antecessor foi Sua Excelência Carlos Augusto R. Santos-Neves, que é o atual Cônsul-Geral no Porto, Portugal.

Embaixadores do Brasil em Londres[editar | editar código-fonte]

Em 2 de janeiro de 1919, a Legação do Brasil em Londres foi elevada a condição de Embaixada. Lista dos Ministros Plenipotenciários e Embaixadores do Brasil em Londres[2]

Rompimento de relações diplomáticas por conta da Questão Christie

Notas

  1. Embassy of Brazil in London. The Ambassador.
  2. Former Ambassadors.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Cockspur Street Area: West Side, Survey of London: The Grosvenor Estate in Westminster, (The Buildings) (1906),