Esporte Clube Quirinópolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quirinópolis
Nome Esporte Clube Quirinópolis
Alcunhas ECQ
Verdão
Torcedor(a)/Adepto(a) Quirinopolino
Mascote Periquito
Estrela
Lobo
Fundação 18 de março de 1986 (38 anos) [1]
Estádio Bichinho Vieira
Capacidade 7 000 pessoas
Localização Quirinópolis, GO
Presidente Brasil Romisdete Neves
Treinador(a) Brasil Paulo Mendes
Material (d)esportivo Aktion
Competição Licenciado
Website Facebook
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Esporte Clube Quirinópolis é um clube brasileiro de futebol, sediado na cidade de Quirinópolis, no estado de Goiás. Manda as suas partidas no Estádio Bichinho Vieira, com capacidade para 7 mil torcedores, e suas cores são verde e branco.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 18 de março de 1986, sagrou-se campeão da Segunda Divisão estadual em 1988, dois anos depois de ter sido criado.

Sua estreia na Primeira Divisão foi contra o Goiás, empatando com o Esmeraldino por 0 a 0 - resultado satisfatório para um clube estreante no Campeonato Goiano na época. Escapou do rebaixamento ao derrotar o Goiatuba por 2 a 0.

Contando com apoio da Prefeitura, o ECQ conseguia se manter na elite estadual, até que em 1993 se classificou para a segunda fase do Campeonato, no entanto ficou na última posição de seu grupo.

O Quirinópolis manteve-se na Primeira Divisão goiana até 1994, quando uma campanha muito ruim derrubou o time para a Divisão de Acesso, junto com outros três clubes (Luziânia FC, Piracanjuba e Pires do Rio). Com o rebaixamento, o Quirinópolis entrou numa severa crise financeira, que culminou com o afastamento do time durante 16 anos.

O ECQ chegou a negociar uma vaga para a Terceira Divisão estadual em 2009, mas não teve êxito. Retornou em 2011 para a disputa do mesmo campeonato, e conseguiu o acesso a Segunda Divisão em 2014.

No ano seguinte, o Esporte Clube Quirinópolis lançou um grande projeto para conquistar o acesso a Primeira Divisão do Goiano e reformulou sua visibilidade, criando um site oficial do clube ecquirinopolis.com.br.

Mas no ano de 2015 ficou em último no seu grupo e foi rebaixado novamente, após o rebaixamento em 2016, o clube se licenciou.[carece de fontes?]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Goiano - Divisão de Acesso 1 1988

Mascotes[editar | editar código-fonte]

O Verdão possui três mascotes, um periquito, um lobo e uma estrela.

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.