Esporte na Eslovênia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Basquete[editar | editar código-fonte]

O basquete é regido pela Federação de Basquete da Eslovênia. O campeonato nacional local, chamado de Premier League A, é disputado por 13 times.[1] Desde a independência da Iugoslávia, a Seleção Eslovena de Basquetebol Masculino conseguiu se classificar para todas as edições do EuroBasket a partir de 1993. Seu melhor resultado europeu foi o 4º lugar conquistado em 2009, classificando a equipe para o Campeonato Mundial de Basquetebol de 2010, onde fez a sua segunda participação, desde 2006. A Seleção Eslovena entrou no Grupo B do Mundial, onde enfrentou Tunísia, Estados Unidos, Croácia, Brasil e Irã. Entre os eslovenos que atuam na NBA estão Goran Dragic, Sasha Vujacic, Radoslav Nesterovic e Beno Udrih.

Futebol[editar | editar código-fonte]

É o esporte mais praticado na Eslovênia entre os esportes de verão. O campeonato local é o PrvaLiga Telekom Slovenije (1.SNL), que é disputado por 10 equipes.[2] As outras divisões nacionais são o 2.SNL e 3.SNL. A Seleção Eslovena de Futebol atualmente se encontra na 29ª posição no Ranking Mundial da FIFA, e conseguiu qualificação para a Copa do Mundo FIFA de 2010, após vencer heroicamente a Seleção Russa de Futebol por 1 a 0 em Maribor, após uma derrota por 2 a 1 em Moscou. Na Copa, os eslovenos enfrentaram a Argélia, os Estados Unidos e a Inglaterra. A única participação da Eslovênia na Eurocopa foi em 2000, quando ficou em último lugar no seu grupo, com dois empates e uma derrota. Entre os melhores jogadores do futebol esloveno atual estão Robert Koren, Milivoje Novakovič e Zlatan Ljubijankič.

Hóquei no gelo[editar | editar código-fonte]

Dentre os esportes de inverno, o hóquei no gelo é o esporte coletivo mais popular entre os eslovenos. O Campeonato Esloveno de Hóquei no Gelo é a maior liga do país e é disputada por 10 equipes.[3] A Seleção Eslovena de Hóquei no Gelo está entre as 20 melhores do mundo. Atualmente, o time esloveno disputa a divisão II do Campeonato Mundial de Hóquei no Gelo, sendo que já disputou a divisão de elite por 5 vezes. Um dos atletas mais famosos da Eslovênia é Anže Kopitar, que joga pelo Los Angeles Kings na NHL. Outros jogadores eslovenos notáveis incluem Robert Kristan, Jan Muršak e Marcel Rodman.

Jogos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

A Eslovênia estreou em Jogos Olímpicos como país independente em 1992. Desde então, conseguiu conquistar 15 medalhas em Jogos Olímpicos de Verão e 7 em Jogos Olímpicos de Inverno. Em sua última participação, nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, a Eslovênia conquistou mais três medalhas, sendo duas de prata de Tina Maze e uma medalha de bronze de Petra Majdic.[4] A Eslovênia também participa dos Jogos Paraolímpicos. Em seu retrocpecto, a Eslovênia já conquistou um total de 16 medalhas, sendo todas elas em Jogos de verão.

Esportes individuais[editar | editar código-fonte]

Tênis[editar | editar código-fonte]

Atletismo[editar | editar código-fonte]

Ciclismo[editar | editar código-fonte]

Esqui[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Košarkarska zveza Slovenije (em esloveno) Kzs-zveza.si. Visitado em 12 de Fevereiro de 2010.
  2. www.prvaliga.si (em esloveno) www.prvaliga.si. Visitado em 12 de Fevereiro de 2010.
  3. Hokejska zveza Slovenije (em esloveno) Hokejska-zveza.si. Visitado em 12 de Fevereiro de 2010.
  4. Vancouver 2010:Olympic medals acessado em 5 de abril de 2010 (em inglês e em francês)