Maribor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maribor
—  Cidade e município  —
Localização do município de Maribor na Eslovênia
Localização do município de Maribor na Eslovênia
Maribor está localizado em: Eslovênia
Maribor
Localização da sede do município
46° 33' 17" N 15° 38' 48" E
País  Eslovênia
Sede Maribor
Administração
 - Prefeito Andrej Fištravec
Área [1]
 - Total 147,5 km²
População (censo 2002)[1]
 - Total 110 668
    • Densidade 750,3/km2 
 - Estimativa (2010[1] ) 112 364
' - Cidade (2011)[2] ' 95 171
 - Conurbação (2011)[2] 109 067
Fuso horário CET (UTC+1)
 - Horário de verão CEST (UTC+2)
Código postal 2000
Código de área (+386) 02
Sítio www.maribor.si

Maribor (em alemão: Marburg an der Drau) é uma cidade e município urbano da Eslovênia. A cidade de Maribor, sede do município de mesmo nome, é a segunda maior cidade do país com uma população estimada de 95 171 habitantes (2011).[2] Maribor situa-se às margens do rio Drava. É o centro administrativo e maior cidade da região da Baixa Estíria. A região urbana mais próxima é Graz na Áustria, distante cerca de 50 quilômetros.

Até a Segunda Guerra Mundial, Maribor tinha uma consistente população germânica e então era conhecida por Marburg an der Drau.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Muitas estruturas medievais ainda estão em bom estado em Maribor. Dos restos de muralhas da cidade, destacam-se a Torre do Julgamento, a Torre da Água e a Torre judaica. A Catedral de Maribor foi construída em estilo gótico no século XIII. A Câmara Municipal foi construída em estilo renascentista.

A Piramida Colina domina a fronteira norte da cidade. Ruínas do primeiro castelo de Maribor, construído a partir do século XI, e uma capela do século XIX, também estão situados na cidade. A colina oferece uma vista de fácil alcance de Maribor e seu interior sul com o rio Drava.

No início do novo século, foram feitos planos para um novo negócio moderno, residencial e de entretenimento, chamado The Doors Drava (Dravska Vrata) e apelidado de Maribor Manhattan. O projeto incluía novos apartamentos residenciais exclusivos, escritórios e salas de conferência, um espaço verde e de lazer, e outras construções. Ela também incluía um arranha-céu de 111 metros de altura, que seria o edifício mais alto na Eslovênia. Devido à falta de recursos financeiros, o projeto está atualmente adiado.

Em 2008, o Studenci Passarela (Studenška BRV) foi renovado de acordo com o projeto da empresa Ponting. Também em 2008, durante a 3ª Conferência Internacional da Passarela no Porto, este projeto recebeu o prestigioso Prêmio Passarela.

Maribor organizou, em 2010, um concurso internacional de arquitectura, para reunir propostas para o projeto e reconstrução dos bancos Drava, a construção de uma nova galeria de arte, e de uma nova passarela. O júri recebeu cerca de 400 propostas para os três projetos diferentes. A passarela e os diques do rio serão construídos em um futuro próximo, mas a galeria de arte foi substituída por um centro cultural, que está atualmente em construção.

A construção começou em 2011, perto do rio Drava, de uma nova Faculdade de Medicina moderna. Ele foi projetado pelo arquiteto Boris Podrecca e é esperado para ser concluído em 2013. Há planos para renovar a Biblioteca Pública de Maribor e a Praça da Câmara Municipal (Rotovški trg). Além disso, a renovação de Maribor Island, no rio Drava, está sendo planejada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c the Republic of Slovenia - Administrative units (em inglês). GeoHive. Página visitada em 13.08.2011.
  2. a b c SLOVENIA: Major Cities em www.citypopulation.de
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Maribor
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Eslovénia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.