Eustáquio Mísero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eustáquio Mísero
Nome Eustace Clarence Scrubb (Eustáquio Clarêncio Mísero, em português)
Raça Humana
Naturalidade Inglaterra
Família Harold Mísero (pai)
Alberta Mísero (mãe)
Pedro Pevensie (primo)
Susana Pevensie (prima)
Lúcia Pevensie (prima)
Edmundo Pevensie (primo)
Nascimento 1930
Morte 1949
Criador C.S.Lewis
Aparições em Livros
A Viagem do Peregrino da Alvorada
A Cadeira de Prata
A Última Batalha
Aparições na Mídia
1988-1990 BBC: David Thwaites
2010 20th Century Fox: Will Poulter


Eustace Scrubb (em português conhecido como Eustáquio Mísero) é um personagem fictício criado pelo autor britânico C.S.Lewis para a série de livros As Crônicas de Nárnia, aparecendo nos volumes A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata e A Última Batalha. Em "A Viagem do Peregrino da Alvorada", sua primeira aparição, Eustáquio é acompanhado à Nárnia por seus primos Edmundo e Lúcia Pevensie. Em "A Cadeira de Prata", por Jill Pole, uma amiga de escola.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Eustáquio Mísero nasceu em 1933 e morreu em 1949. Quando foi pela primeira vez à Nárnia tinha dez anos, e quando foi pela última vez, já tinha dezesseis anos de idade.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Era um garoto inteligente, porém às vezes era muito irritante e mal-educado. No início de A Viagem do Peregrino da Alvorada, é retratado com um garoto muito emburrado, assim como Edmundo Pevensie no início de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Torna-se mais confiável e gentil no final do livro, graças à Aslam.

A Viagem do Peregrino da Alvorada[editar | editar código-fonte]

Segundo o livro, Edmundo e Lúcia estavam, durante as suas férias, na casa de Eustáquio. Através de um quadro, vão para Nárnia e encontram-se com Caspian X e Ripchip, no navio chamado de Peregrino da Alvorada.

Eustáquio, começa a perturbar à todos, inclusive Ripchip, puxando sua cauda.

Partem para encontar Os sete fidalgos. Durante o percurso, Eustáquio é transformado em um dragão. Encontram Aslam, que ajuda Eustáquio à voltar a ser humano. Porém, este torna-se um garoto bom, honesto e até mesmo amigável.

A Cadeira de Prata[editar | editar código-fonte]

Em sua segunda aparição, Eustáquio vai à Nárnia acompanhado por Jill Pole. A missão desta vez, é encontrar o Príncipe Rilian, filho do Rei Caspian X. Para isso, devem enfrentar a Feiticeira Verde, que seqüestrou Rilian, e matou a esposa de Caspian.

A Última Batalha[editar | editar código-fonte]

Aparece pela última vez em Nárnia, no livro A Última Batalha, pouco antes de Aslam destruir o seu fantástico mundo. Devem ajudar o Rei Tirian a vencer a guerra contra os calormanos.

Não se sabe se ele e Jill realmente morreram

Paralelos bíblicos[editar | editar código-fonte]

Muitos associam a imagem e a trajetória de Eustáquio à Paulo de Tarso, que, segundo a Bíblia, passou de um perseguidor descrente, para líder e pregador. Assim como Eustáquio, que, em sua primeira aparição, durante A Viagem do Peregrino da Alvorada, revela-se como uma pessoa egoísta e desprezível, mas, ao desenrolar do livro, vai se tornando, pouco a pouco, um pessoa simpática e generosa. Nesse interím, Mísero acaba sendo tranformando em um dragão, e, sob essa forma, arrepende-se de como agia, não apenas com as pessoas a sua volta, mas consigo mesmo, antes de conhecer Nárnia.

Essa mudança de caráter e personalidade é selada em um batismo, comandada por Aslam (que, se seguirmos com as teorias de paralelos cristões, representa Jesus Cristo), em que pede que Eustáquio — para que possa corrigir seus erros, voltando a ser um ser humano —, deixe a pele de dragão para trás, representando, dessa forma, o nascimento de uma nova criatura.

Também fica claro que, tal ato seria impossível sem a ajuda de Aslam, o que é revelado quando Eustáquio tenta livrar-se da pele de escamas com as próprias garras, inutilmente, usando apenas a força bruta. Ele só de fato consegue quando o próprio Aslam usa suas unhas para arrancar a pele de dragão do menino. Sobre essa experiencia, Eustáquio diz, relatando a dor de deixar as coisas do mundo, mas se alegrando com a nova vida:

Cquote1.svg A princípio ardeu muito, mas em seguida foi uma delícia Cquote2.svg
Eustáquio