Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FCMMG
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS
Lema NUNQUAM SATIS DISCITUR
Fundação 1950
Tipo de instituição Filantrópica
Diretor(a) Prof. Lucas Viana Machado
Estado Minas Gerais
Página oficial www.fcmmg.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil
Edifício que abriga a faculdade, na Alameda Ezequiel Dias.

A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) é uma instituição filantrópica de ensino superior localizada no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Brasil. A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCMMG avança com a estratégia de aliar sua experiência, acumulada em mais de seis décadas de ensino e pesquisa, à postura inovadora exigida pelo atual contexto da educação e da tecnologia na área da saúde. Segunda mais antiga de Minas Gerais, a Escola de Medicina é reconhecida entre as mais prestigiadas do País, excelência que se estende aos também pioneiros no Estado cursos de graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além daqueles referentes à pós-graduação e à educação a distância.

Os currículos são baseados no equilíbrio da aprendizagem teórica e prática, juntamente com uma sólida formação moral e ética, visão social e humanista - princípios para os estudantes da graduação e da pós-graduação. O modelo educacional adotado (docente- assistencial) garante o acompanhamento do aluno pelo professor, através dos estágios supervisionados (Ambulatório Affonso Silviano Brandão , Hospital Universitário São José - HUSJ, Santa Casa de Belo Horizonte, HPS João XXIII) dentre outros. A instituição executa uma série de programas de base comunitária em vários domínios da assistência médica, fornecendo suporte local para o Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Além disso, os seus serviços de saúde comunitária e relacionados ao Programa Saúde Família (PSF) atingem populações carentes em áreas rurais de cidades mineiras, através do Programa de Internato Rural/Metropolitano.

A FCMMG orgulha-se de educar e treinar médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais visando o futuro. Em suas sucessivas gerações, os profissionais formados na Escola de Medicina têm atuado como professores e cientistas e também como médicos e cirurgiões em bem conceituados hospitais no Brasil e no exterior. Os cursos de graduação estão bem posicionados no País e refletem o compromisso da instituição com a qualidade no ensino, sendo igualmente positivos os indicadores para a pós-graduação e a educação a distância.


História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada em 1950 pelo médico, professor e humanista Lucas Monteiro Machado, que liderou grupo inicial de 10 colegas atuantes na Santa Casa de Belo Horizonte, sua Escola de Medicina diplomou a primeira turma em dezembro de 1956. É a segunda mais antiga do Estado. Sua mantenedora é a Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA).

A partir de 1961, a FCMMG implantou os cursos de graduação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, pioneiros no Estado, através de convênio firmado com a Associação Mineira de Reabilitação (antiga Fundação Arapiara). Em 1969, a FCMMG assumiu a total responsabilidade sobre os cursos.

Em 1965, faculdade passou a oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, incluindo residências médicas e especializações em vários hospitais da Capital. O Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPG) foi criado em meados dos anos 70, avançando gradualmente até chegar à sua estrutura atual.

Em 1988, a FCMMG implantou a pós-graduação para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. No mesmo ano, foi implantado o Ambulatório Affonso Silviano Brandão.

Em 1990, foi assumido em comodato através de convênio com o governo do Estado o Hospital São José, transformando-o em hospital universitário. Ambos, como os serviços conveniados, fornecem suporte para o sistema público primário de saúde da Região Metropolitana de BH.

Em 1989, a instituição estendeu os seus serviços também a populações carentes do interior de Minas Gerais, por meio de convênios de internato rural/metropolitano com prefeituras, direcionados para atividades de saúde coletiva e do Programa Saúde da Família (PSF).

Em 2005, foi criado do centro de educação a distância, o Ciências Médicas Virtual (CMV).

Cursos de Graduação[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]