Fairuza Balk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fairuza Balk
Nome completo Fairuza Alejandra Feldthouse
Nascimento 21 de maio de 1974 (40 anos)
Point Reyes, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Atriz
IMDb: (inglês)

Fairuza Alejandra Balk (Point Reyes, Califórnia, 21 de maio de 1974) é uma atriz norte-americana. Ela é mais conhecida pelo seu papel no filme The Craft, de 1996. E, mais de dez anos antes, em 1985 pelo filme Return to Oz, da Walt Disney.

Infância[editar | editar código-fonte]

Quando Ru (seu apelido) nasceu, seu pai viu os belos olhos azuis de sua filha e exclamou "Fairuza!", que significa "turquesa" em língua persa.[1] Fairuza Alejandra Feldthouse nasceu em 21 de maio de 1974 e atende pelo sobrenome de sua mãe, Cathryn Balk.

Sua mãe era dançarina do ventre, e descendente de alemães, e seu pai, Solomon Feldthouse (conhecido como Sulyman[2] ), músico. Fairuza nasceu na Califórnia.[3]

Estrela infantil[editar | editar código-fonte]

Seus pais separaram-se logo em seguida e ela passou a viver com sua mãe, tornando-se viajantes. Fairuza cresceu no norte de São Francisco, Califórnia, em um rancho comunitário. Depois, sua mãe foi trabalhar em Vancouver, quando Ru tinha 9 anos de idade.Aos 11 anos, eles foram para Londres, onde ela estudou em renomadas escolas de balé e teatro. Foi quando trabalhou para a Walt Disney, tendo sido escolhida entre 1200 meninas para interpretar Dorothy, no filme Return to Oz (1985). Este não foi seu primeiro papel (que foi um filme para TV chamado The Best Christmas Pageant Ever feito em 1983), mas o primeiro a se destacar como atriz.

Este trabalho levou a outros, e em 1988 ela foi para Paris onde continuou como atriz. Em 1989 voltou para Vancouver, onde cursou o Ensino secundário (Ensino médio no Brasil).

Atriz famosa[editar | editar código-fonte]

Entretanto, passou a estudar por correspondência e voltou para Hollywood, onde foi crescendo como atriz. Em 1992 ela recebeu o Independent Spirit Award como melhor atriz no filme Gas Food Lodging.

Alguns anos depois ela aparece no filme The Craft, onde sua personagem integra um coven adolescente acompanhada por personagens interpretados por Neve Campbell, Rachel True e Robin Tunney. Curiosamente, Fairuza estudou wicca na vida real e era sócia de uma loja chamada Panpipes Magickal Marketplace dedicada a esta religião. Ela vendeu sua parte nessa loja e não tem mais relações com ela.

Ela teve uma performance como uma neo-nazista em American History X (1998) e desde 2000 ela apareceu em vários filmes. Também emprestou a voz para animações e videogames como Grand Theft Auto: Vice City.

Vida particular[editar | editar código-fonte]

Fairuza vive em Venice, California, e possui um apartamento em New York City. Além de sua carreira, ela escreve poesia e ficção, toca guitarra, canta, e dança.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Fairuza Balk AskMen.(em inglês)
  2. Fairuza Balk Biography (1974-) film reference.(em inglês)
  3. De acordo com informação de seu próprio site, ela nasceu no Canadá, mas a lista de nascimentos na Califórnia diz que Fairuza A. Feldthouse nasceu em Point Reyes, Califórnia em 21 de maio de 1974.
  4. Fairuza participou do último episódio da terceira temporada deste seriado, mas as cenas foram apagadas e refilmadas com a atriz Lola Glaudini - Fairuza

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons