American History X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
American History X
América Proibida (PT)
A Outra História Americana (BR)
Estados Unidos
1998 • cor • 119 min 
Direção Tony Kaye
Roteiro David McKenna
Elenco Edward Norton,
Edward Furlong,
Beverly D'Angelo
Género ação / drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

American History X (br: A Outra História Americana / pt: América Proibida) é um filme estadunidense de 1998 dirigido por Tony Kaye e escrito por David McKenna, com Edward Norton no papel principal. Foi nomeado para o Oscar de Melhor Ator pela atuação de Norton. A sua estreia em Portugal ocorreu a 27 de Agosto de 1999.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Derek Vinyard (Edward Norton), jovem pertencente a uma família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro, que ao tentar apagar um incêndio num bairro negro acabou por ser baleado.

Incitado pelo seu ódio aos negros e às minorias, Derek torna-se líder de um grupo de Skinhead violentos, que prega o ódio pelos negros e imigrantes, e torna-se numa referência para os jovens brancos e excluídos do seu bairro, que o idolatram e seguem o seu pensamento. Uma noite Derek ouve o seu irmão a avisa-lo que um negro estava assaltando o seu carro. Ele sai disparado, e o mata. Pouco depois chega a policia e o prende. A estadia na cadeia o muda por completo e quando sai em liberdade explica ao seu irmão mais novo, Danny, que os negros são uma raça como qualquer outra. Durante o tempo em que o irmão estava preso, Danny alimentou dentro de si um ódio ainda maior mas, no fim, ele vai perceber que o ódio não tem razão de ser e quer ser uma pessoa melhor.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Assuntos Relacionados[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]