Família real

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Família Imperial)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Membros da família real britânica na varanda do Palácio de Buckingham.
Família real norueguesa.
Família real dinamarquesa, no Palácio de Amalienborg.
Família real sueca.

A família real é a família alargada de um monarca. Geralmente, o chefe de uma família real é um rei ou uma rainha. O termo "Família Imperial", mais adequadamente, descreve a família alargada de um imperador ou imperatriz, enquanto que os termos "família ducal", "família grã-ducal" ou "família do principado" são os mais adequados, em referência aos familiares de um duque, grão-duque, ou príncipe.

É também considerado adequado, em alguns círculos, de remeter para as relações alargadas de um monarca deposto os seus descendentes como sendo membros da família real.

Família real britânica[editar | editar código-fonte]

A família real britânica inclui a rainha Isabel II do Reino Unido e seus parentes diretos. Pertencem à Casa de Windsor desde 1917, quando o rei Jorge V (avô de Isabel II) decretou o fim dos títulos germânicos e a Casa de Saxe-Coburgo-Gota. A sua residência oficial é o Palácio de Buckingham.

Família real portuguesa[editar | editar código-fonte]

A família real portuguesa é a família constituída pelos monarcas portugueses e pelos seus familiares directos. Após a implantação da república em 5 de Outubro de 1910, Portugal deixou de ter oficialmente uma família real. Actualmente, a família da Casa de Bragança assume a titularidade da Família Real portuguesa.

Família real espanhola[editar | editar código-fonte]

A família real espanhola compreende o rei Filipe V da Espanha e seus parentes diretos.

Família real dinamarquesa[editar | editar código-fonte]

A família real dinamarquesa inclui a rainha Margarida II da Dinamarca e a sua família. Todos os membros possuem o título de príncipe ou princesa da Dinamarca com o estilo de seu ou Sua Alteza Real, ou Seu ou Sua Alteza. Os filhos da rainha e respectivas esposas também recebem o titulo de Conde de Monpezat.

Família real sueca[editar | editar código-fonte]

A família real sueca desde 1818 consiste num número de pessoas na Casa Real Sueca de Bernadotte, intimamente relacionadas com o rei da Suécia. Têm direito a títulos reais e estilo (maneira de endereço), e alguns executam compromissos oficiais e deveres cerimoniais de Estado. A família alargada do Rei consiste em outros parentes próximos que não são reais.

Família real holandesa[editar | editar código-fonte]

Os Países Baixos constituem uma monarquia constitucional independente desde 16 de março de 1815 e tem como soberana a Casa de Orange-Nassau. O atual monarca é o rei Guilherme Alexandre, aclamado em 30 de abril de 2013 - após a abdicação de sua mãe, a rainha Beatriz.

Família real belga[editar | editar código-fonte]

A família real belga pertence à Casa de Saxe-Coburgo-Gota, uma casa real europeia, sendo um ramo da saxónica dinastia Wettin. Reina na Bélgica por meio dos descendentes de Leopoldo I da Bélgica.

Família imperial japonesa[editar | editar código-fonte]

A família imperial japonesa compreende os membros da família do Imperador do Japão. Sob a atual constituição do Japão, o Imperador é o símbolo do Estado e da unidade do povo. Embora ele não seja um chefe de Estado, é freqüentemente tratado como tal. Membros da Casa Imperial do Japão realizam deveres sociais e cerimoniais, mas não têm papéis nas relações do governo.

A monarquia japonesa é a mais antiga do mundo, reconhecendo 125 monarcas legítimos desde a acessão do Imperador Jimmu (remonta a 660 a.C.). O atual imperador é Akihito.

Lista de famílias reais reinantes[editar | editar código-fonte]

Lista de famílias reais não-reinantes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.