Financial Times

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Financial Times
Financial Times
Periodicidade Diário
Formato Standard
Sede One Southwark Bridge,
Londres, SE1 9HL
Preço £1.30 (Segunda a Sexta-Feira)
£1.80 (Fim de semana)
Fundação 1888
Editor Lionel Barber

Financial Times, ou simplesmente FT, é um jornal britânico de negócios com sede em Londres. É impresso num papel diferente, cor-de-rosa em tom cor-de-salmão. É considerado um jornal de elevada reputação, sendo um dos jornais mais lidos por líderes empresariais.

Publicação

O Financial Times é publicado pela manhã em Londres, cidade que tem uma forte influência sobre as políticas econômicas do governo britânico. O jornal é conhecido como "periódico superior do Reino Unido". O jornal é impresso em 23 cidades, em três edições diárias: a edição do Reino Unido, dos Estados Unidos da América e da Ásia. Seu principal rival é o Wall Street Journal, outro periódico diário de comércio de Nova Iorque, que também publica muitas edições. A edição europeia é distribuída no continente europeu, no leste médio da Europa, na África e na Ásia. Ele é impresso de segunda-feira a sábado em cinco pontos estratégicos da Europa.

Estatísticas e locais de publicação

Em 2011, a FT tem uma impressão combinada pagos e uma circulação digital de 585.681 edições e tem uma tiragem global de 356.194 edições (Junho 2011).[1] O periódico teria 2,1 milhões de leitores no mundo (Novembro 2010), distribuídos em 140 países. O Financial Times tem uma rede de trabalho de 400 jornalistas em 50 agências editoriais em todo o mundo.

É impresso em 24 cidades do mundo: Londres, Leeds, Dublin, Paris, Frankfurt, Estocolmo, Milão, Madrid, Hong Kong, Nova Iorque, Chicago, Los Angeles, São Francisco, Dallas, Atlanta, Miami, Washington, D.C., Tóquio, Singapura, Seul, Dubai, Joanesburgo e Istambul.

História

O Financial Times foi lançado como London Financial Guide em 9 de janeiro de 1888 por Horatio Bottomley, e foi renomeado Financial Times em 13 de fevereiro do mesmo ano.

Crescimento no Reino Unido

O jornal descrevia a si próprio como “O financeiro honesto e corretor respeitável”. Isto era publicado nos seu editoriais, quando o jornal tinha apenas quatro páginas, que retratavam as matrizes comerciais de Londres, e cujos leitores eram pertencentes à comunidade financeira de Londres. Rapidamente, o periódico se estabilizou como um jornal soberano e confiável.

Em 1893 o jornal passou a utilizar papel de cor salmão. Embora se tenha dito que tal mudança teria por objetivo distinguir o jornal de seu rival, também inglês, Financial News, a escolha foi feita de fato por economia, pois o papel rosa é mais barato que o branco[carece de fontes?].

Em 1945, o Financial Times adquire o Financial News, tornando-se o único jornal de grande circulação do Reino Unido. A fusão permitiu aliar a ampla rede de circulação do Financial Times com os conceituados profissionais editoriais do Financial News.

Expansão internacional

Com o passar dos anos, o jornal cresceu em tamanho, leitores e largura em suas coberturas. Também estabeleceu um trabalho em rede com correspondentes em muitas grandes cidades ao redor do mundo, antecipando o movimento da economia no mundo no sentido da globalização.

Com o fluxo de capital intensificado nos anos 70, o Financial Times iniciou o programa de expansão internacional, que foi facilitado pelo desenvolvimento de tecnologias e do crescimento da aceitação da língua inglesa como a linguagem do comércio internacional. Em 1º de janeiro de 1979, foi impressa, em Frankfurt, a primeira edição impressa fora do Reino Unido. No Brasil o site fez um acordo com o blog PerezHilton.com.br que é um site de celebridades no entanto o jornal não explicou os motivos do acordo e nem tanto o CEO do blog no Brasil. Vale lembrar que PHiltonBrasil é uma versão brasileira de PerezHilton.com.

Edição comemorativa de 1993

Em 1993, o Financial Times imprimiu uma edição de seis páginas, e em papel branco para comemorar seu aniversário de cem anos de cor-de-salmão, assim como para relembrar a existência do Financial News.

Referências

  1. ft.com/about us Julho 2011, recuperado 24 de Agosto 2011

Ligações externas