Rambo: First Blood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
First Blood
Rambo - A Fúria do Herói (PRT)
Rambo - Programado para matar (BRA)
First blood poster.jpg
 Estados Unidos
1982 •  cor •  97 min 
Género ação
Direção Ted Kotcheff
Produção Buzz Feitshans
Coprodução Mario Kassar
Andrew G. Vajna
Roteiro David Morrell (livro)
Michael Kozoll
William Sackheim
Sylvester Stallone
Elenco Sylvester Stallone
Richard Crenna
Brian Dennehy
Música Jerry Goldsmith
Diretor de fotografia Andrew Laszlo
Direção de arte Wolf Kroeger
Figurino Tom Bronson
Edição Joan E. Chapman
Distribuição Orion Pictures
Lançamento Estados Unidos 22 de outubro de 1982
Brasil 6 de novembro de 1982
Portugal 24 de março de 1983
Idioma inglês
Cronologia
Rambo: First Blood Part II (1985)

First Blood (Rambo: Programado para Matar, no Brasil ou A Fúria do Herói, em Portugal), ou simplesmente Rambo (como ficou conhecido no Brasil e em Portugal), é um filme norte-americano de 1982 dirigido por Ted Kotcheff, produzido por Mario Kassar e Andrew G. Vajna, com roteiro de David Morrell, Michael Kozoll, William Sackheim e Sylvester Stallone. A história é baseada na obra de mesmo título de David Morrell, publicada em 1972. O título original First Blood refere-se à frase do personagem Rambo They drew first blood, not me!, dita durante o filme.

Sinopse

Predefinição:Spoiler O capitão das forças especiais John Rambo (Stallone) após dar baixa, retorna ao seu país. Durante a guerra do Vietnã após muitas missões de infiltração em campo inimigo, acabou por tornar-se prisioneiro de guerra dos norte-vietanamitas. O cativeiro lhe gerou profundos traumas psicológicos devido à tortura e privações. Ao executar um elaborado plano de fuga e atravessar boa parte das úmidas florestas vietanamitas, consegue retornar às linhas amigas e assim mesmo com inúmeras honras militares e condecorações decide que é hora de abandonar as armas e voltar para a fazenda de seu pai. De volta aos Estados Unidos decide primeiro por ir procurar um velho amigo que fora colega no Exército, mas sua tentativa acaba por resultar em fracasso, pois seu amigo, há alguns anos, havia falecido de câncer resultante do agente laranja. Sem mais opções segue para o sul seguindo a viagem de retorno para sua casa. Ao ser tomado por um vagabundo andarilho, Rambo é detido injustamente pelo xerife de uma pequena cidade que estava no caminho, mas consegue fugir acaba por ser caçado pela polícia local como um criminoso. Quando começa o cerco à montanha onde se refugia, ele começa uma verdadeira guerra não só contra os policiais, mas também ao xerife que o prendeu. Ferindo-os ele acaba chamando a atenção do exército, seu velho comandante, que agora busca ajudar o exército e a polícia local a prendê-lo. Rambo agora luta com todos que estiverem em seu caminho e contra toda uma cidade, causando pânico e destruição, que é o que ele sabe fazer melhor.

Elenco

Personagem Ator Primeira dublagem no Brasil Segunda dublagem no Brasil Terceira dublagem no Brasil Quarta dublagem no Brasil
John Rambo Sylvester Stallone André Filho André Filho Luiz Feier Motta Cássius Romero
Coronel Samuel Trautman Richard Crenna Orlando Drummond Roberto Macedo ? Antônio Moreno
Xerife Will Teasle Brian Dennehy Ionei Silva Antônio Patiño ?
Oficial Arthur Gault Jack Starrett Silvio Navas Orlando Drummond Arakén Saldanha
Capitão Dave Kern Bill McKinney Dario Lourenço Paulo Pinheiro

Produção

O roteiro original de "Rambo: Programado para Matar", previa que no final do filme, John Rambo, após falar com o Coronel Samuel Trautman, cometeria suicídio. A cena chegou a ser filmada, mas acabou sendo excluída do filme, e um novo final, com John Rambo sendo preso, foi filmado.

Há muitas diferenças entre o livro e o filme, pois no livro, John Rambo, na verdade é um homem, problemático, que provoca morte de várias pessoas. No filme, o protagonista é tratado como herói, e as pessoas que o perseguem, como vilões, o que também não existia no livro.

O desfecho do filme também não corresponde ao do livro, em que Rambo acaba morto pelo seu antigo comandante, o Coronel Trautman.

Curiosidades

  • Este filme foi transmitido pela primeira vez no Brasil em 1988 pelo SBT, e foi o primeiro da extinta sessão Cinema Em Casa. Por questões de concorrência, no mesmo dia e horário da transmissão deste filme, também foi transmitido o segundo filme da série, Rambo II: A missão, pela Rede Globo. Minutos antes de entrar no ar, o SBT disse que deixaria de exibir o filme e que iria exibir futuramente junto com o Rambo 3, mas no fim foi a Globo que exibiu Rambo 3.
  • Este filme foi transmitido em televisão pela primeira vez em Portugal em 1986 pela RTP1, na rubrica "Noite de Cinema", numa quarta-feira, às 21 e 30 (horário nobre), e a polémica foi enorme. Os jornais da época criticaram a sua exibição, dizendo que a RTP não estava a cumprir serviço público. Apesar da crítica da imprensa, os níveis de audiência foram enormes e inéditos para a época. Muitas mulheres portuguesas ficaram fãs do Rambo. O filme, mais tarde em 1991, foi reexibido na mesma RTP, em horário mais tardio, às 23 e 45, na sessão "Pela Noite Adentro", com graus de audiência quase semelhantes aos da estreia do filme em televisão.
  • Nessa mesma época, o desenho animado Rambo: A força da liberdade fazia bastante sucesso no Brasil. O desenho estreou na TV brasileira em 1987 através do programa Xou da Xuxa na TV Globo. Aliás, a própria Xuxa interpretou uma canção sobre o personagem no disco Xegundo Xou da Xuxa. Além de Rambo, o coronel Trautman também atua no desenho.

Ver também

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.