Fumeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Defumação. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Defumação|{{subst:DATA}}}}.

Fumeiro é nome genérico dado a carnes geralmente de porco, expostas ao fumo para conservação das mesmas ou para lhes conferir características únicas.

Os presuntos e os enchidosPE ou embutidosPB são na sua maioria expostos ao fumo. Outras partes da carne de porco podem também sofrer o mesmo tratamento.

Em diversas zonas da Galiza e outras zonas de Espanha e em distritos de Portugal como Vila Real (com mais destaque nos concelhos e Vinhais, Chaves e Montalegre), Bragança, Viseu (concelho de Lamego), Guarda e ainda no Alentejo, a indústria de fumeiro (também chamada de fumados) ou a feitura artesanal do mesmo é parte relevante da economia local.

Realizam-se em Portugal diversas feiras do fumeiro, sendo pela sua relevância de assinalar a do concelho de Vinhais, sendo este mesmo conhecido como "Vinhais Capital do Fumeiro".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.