Game Audio Network Guild

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Game Audio Network Guild ou G.A.N.G é uma associação estadunidense de profissionais da indústria de jogos eletrônicos. Criada em 2002, tem agora mais de 2500 membros em 29 países.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2001, no Project Bar-B-Q do Congresso Texano de Áudio e Música Interativa, o compositor e sonoplasta, Tommy Tallarico propôs a criação da guilda para reunir a comunidade de profissionais dentro da mesma estrutura e promover áudio em videogames. O grupo focal do projeto incluiu os compositores Clint Bajakian, Steve Horowitz e Alexander Brandon. A escolha do nome de "guilda" está ligada à sua história.[1] Na Renascença havia uma organização comercial que supervisionava e controlava a autorização para praticar um ofício ou uma arte; ela operava segundo o sistema de mestres e aprendizes. Essas referências são encontradas no status dos membros do Game Audio Network Guild: o posto mais alto, Diamond ("diamante"), é referente a um profissional que tenha pelo menos 25 anos de carreira.

Em fevereiro de 2002, em uma reunião da Dolby, os membros do Conselho de Administração foram escolhidos: Tallarico é nomeado Presidente, Bajakian Vice-Presidente e Jack Wall Diretor Sênior. No mês seguinte foi realizado na Game Developers Conference o primeiro evento público. Os primeiros Prêmios G.A.N.G foram realizados em 2003.

O desejo da guilda de promover a música e o som dos videogames foi concretizado com a integração de videogames no prestigiado Grammy Awards, a integração foi efetivada em 2012 com a categoria Música para Mídia Visual. A trilha sonora de Austin Wintory para Journey também foi nomeada nesse ano, juntamente com a de The Dark Knight Rises, The Adventures of Tintin e O Artista.[2]

GANG Awards[editar | editar código-fonte]

Desde 2003, a guilda concede prêmios em uma cerimônia a cada ano durante a Game Developers Conference, em São Francisco . Eles são concernentes aos jogos lançados no ano anterior nos Estados Unidos. As vinte ou mais categorias são baseadas em música, áudio e sonoplastia.

  • Audio of the Year: premia o jogo com a melhor trilha sonora, incluindo música, sonoplastia, dublagem, mixagem, interatividade, programação de áudio e muito mais.
  • Music of the Year: premia o jogo com a melhor composição original.
  • Sound Design of the Year: premia o jogo com a melhor criação e implementação de efeitos sonoros.
  • Best Original Soundtrack Album : premia o jogo com o melhor álbum comercialmente disponível.
  • Best Interactive Score: premia o jogo cuja implementação da música atende melhor às interações do jogador.
  • Best Handheld Audio: premia o jogo para consoles portáteis ou smartphones com a melhor música, efeitos sonoros e dublagem.
  • Best Dialogue: premia o jogo cuja performance vocal, gravação, qualidade de diálogo, realismo das vozes são as melhores.
  • Best Original Instrumental: premia a Melhor Canção sem voz.
  • Best Original Vocal – Choral: premia a melhor canção que contenha um coral.
  • Best Audio Mix: premia o jogo com a melhor mistura de música, sons e diálogos.

Há também categorias que premiam publicações, artistas ou técnicos.

Referências

  1. «The Sixth Annual Interactive Music Conference». Project Bar-B-Q. Consultado em 23 de março de 2018 
  2. «HISTORIC GRAMMY NOMINATION IS A BIG WIN FOR VIDEOGAME MUSIC». Wired. 10 de dezembro de 2012. Consultado em 24 de março de 2018 
  3. Fogel, Stefanie (21 de março de 2019). «'God of War' Wins Six G.A.N.G. Awards, Including Audio of the Year». Variety. Consultado em 22 de março de 2019 
  4. «2018 Awards». Game Audio Network Guild. Consultado em 13 de abril de 2018. Cópia arquivada em 14 de abril de 2018 
  5. «2017 G.A.N.G Awards». Audiogang. 8 de março de 2017. Consultado em 24 de março de 2018 
  6. «The Game Audio Network Guild Announces Winners of 7th Annual G.A.N.G. Awards Show». AnimeNewsNetwork. 31 de março de 2009. Consultado em 24 de março de 2018 
  7. Aaron Marks (13 de março de 2003). «Game Audio: A GDC 2003 Wrap-Up». =Gamasutra. Consultado em 24 de março de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]