Red Dead Redemption

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Red Dead Redemption
Produtora Rockstar San Diego
Editora(s) Rockstar Games
Diretor Ted Carson
Josh Bass
Daren Bader
Produtor Steve Martin
David Kunkler
Josh Needleman
John Ricchio
Designer Christian Cantamessa
Leslie Benzies
Alan Blaine
Silas Morse
Escritor(es) Dan Houser
Michael Unsworth
Christian Cantamessa
Compositor(es) Bill Elm
Woody Jackson
Motor RAGE
Euphoria
Plataforma(s) Xbox 360, PlayStation 3
Série Red Dead
Conversões/
relançamentos
1.07
Data(s) de lançamento Estados Unidos 18 de maio de 2010
União Europeia 21 de maio de 2010
Gênero(s) Western, ação-aventura, terceira pessoa, sandbox
Modos de jogo Singleplayer, multiplayer
Número de jogadores 1-16
Classificação BBFC (Reino Unido)
Inadequado para menores de 18 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 18 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 15 anos i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 18 anos i USK (Alemanha)


Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)(Undead Nightmare)

Média Blu-ray, DVD
Idioma inglês
Hardware
Som 5.1 Dolby Digital
Vídeo 1080p

Red Dead Redemption é um jogo de ação-aventura desenvolvido pela Rockstar San Diego, lançado em 18 de maio de 2010 para as plataformas PlayStation 3 e Xbox 360. É considerado um sucessor espiritual[1] do jogo de 2004 Red Dead Revolver.

A maior parte do enredo do jogo se baseia no ano de 1911, durante o declínio do Velho Oeste Americano. O jogo conta a história de John Marston, um ex-criminoso, enquanto ele inicia a caça pelos antigos membros de sua ex-gangue. A esposa e filho de Marston são sequestrados pelo governo como forma de adquirir seus serviços como um caçador de recompensas, prometendo a libertação de sua família após o fim de seus serviços. Sem outra opção, ele inicia a busca de seus ex três companheiros para trazê-los à justiça.

Após seu lançamento, Red Dead Redemption foi aclamado mundialmente, adquirindo uma média de 95% nos agregadores Metacritic e GameRankings, tornando-se um dos jogos mais bem recebidos por ambos os sites, tanto para os consoles de PlayStation 3, quanto para os de Xbox 360. Ganhou vários prêmios no Spike Video Game Awards, incluindo melhor jogo do ano, melhor música em um jogo ("Far Away", composta por José González), melhor trilha sonora original e melhor pacote de expansão (por Undead Nightmare). Críticos elogiaram seu visual, música, mundo aberto e o enredo. De acordo ao Grupo de Vendas NPD, Red Dead Redemption vendeu mais de dois milhões de unidades nos meses de maio e junho combinados.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Red Dead Redemption é um jogo de mundo aberto. Jogadores podem interagir com o meio ambiente e engajar-se em combate contra inimigos, utilizando várias armas de fogo. Diferentes raças de cavalos são a principal forma de transporte, o que ocorre uma variedade na qualidade. Estes cavalos precisam ser domados para serem então utilizados.[2] Nadar não é uma opção, já que o protagonista John Marston não sabe nadar — ele irá se afogar se aventurar-se em uma região muito profunda da água.

Em adição a seguir a história principal, os jogadores podem tomar parte em eventos aleatórios que encontram enquanto exploram o Oeste. Nestes eventos são incluídos roubos, emboscadas, pedidos de assistência, encontros entre estranhos, tiroteios e perigosos ataques de animais silvestres. Por exemplo, o ataque á cidade: um grupo de bandidos dirige-se a uma cidade atirando e arrastando uma pessoa, o jogador pode matá-los e salvar a pessoa, então irá receber bônus de honra e fama por isso. O jogador pode também iniciar atividades opcionais alternativas incluindo duelos, caça recompensa, coleção de ervas, apostas, e caçar animais em troca de peles, carne e outros itens.

Red Dead Redemption faz uso de um sistema de moral onde os jogadores têm a habilidade de ganhar 'honra' positiva ou negativa. Alguns dos meios de ganhar honra positiva incluem capturar um fugitivo vivo ao invés de morto, ou salvar um inocente sequestrado. Honra negativa pode ser obtida cometendo crimes incluindo assassinato e roubo de civis. Isso funciona juntamente com outro sistema, 'fama', mudando e administrando o modo que as pessoas reagem ao status de honra de Marston. Se Marston tem honra negativa, xerifes, deputados e civis irão usualmente dizer obcenidades à Marston e se sentir inseguro perto dele; seguidores da lei irão até ameaçá-lo de morte se o virem novamente. Se ele, no entanto, tiver honra positiva, as pessoas irão geralmente saudá-lo e se sentir seguros perto dele.[3] Ao passo que a fama e honra de Marston vão aumentando, caçadores de recompensa irão pensar duas vezes antes de tentar uma captura e civis ignoram boa parte de seu comportamento criminoso. Marston pode, de qualquer forma, utilizar a bandana para impedir que sua fama e honra sejam alteradas.

Combate[editar | editar código-fonte]

Combate e tiroteio são partes essencias do jogo. Tiroteios em Red Dead Redemption são conduzidos por meio de um sistema de tiro em terceira pessoa. O jogador pode utilizar abrigos, marcar um alvo específico, atirar sem ver o oponente e mirar livremente. Partes individuais do corpo também podem ser marcadas como uma forma de paralisar o inimigo não letalmente, podendo então ser laçado e amarrado para capturar indivíduos vivos. Quando o jogador atira em um oponente, o motor do jogo automaticamente cria um movimento e reação únicos para a inteligência artificial. John Marston pode escolher entre as mais diversas armas, incluindo revólveres, pistolas, alavancas ou rifles de ação rápida, facas, explosivos, laços, armas de montaria, shotguns, rifles sniper e canhões.[4]

Uma característica de combate que pode ser utilizada por Marston é o modo de mira "Dead-Eye" (Olho Morto). O "Dead-Eye" é utilizado como forma de deixar o tempo ainda mais lento, permitindo ao jogador marcar um tiro preciso no corpo de um ou mais alvos. Quando a sequência de tiro acaba, Marston irá atirar em uma sucessão incrivelmente rápida nos alvos marcados.

Adotado das séries de Grand Theft Auto, Red Dead Redemption tem um sistema de procurado completamente modificado. Quando cometendo um crime, como assassinato de civis perto de outras pessoas, alguns irão correr para a estação de polícia mais próxima como testemunhas. O jogador pode subornar ou matá-los antes que cheguem à estação. Se o crime é cometido perto de um oficial, o medidor de procurado automaticamante aparece juntamente com uma contagem de recompensa que aumenta com mais crimes cometidos. Para fugir de executores da lei por meio de fugas, John Marston precisa sair de uma área vermelha circular até o medidor de procurado desaparecer. Mesmo que a perseguição tenha sido abortada, uma recompensa é colocada pela cabeça de John, o que causará caçadores de recompensa virem a procura dele no deserto. É impossível se render a estes caçadores por meio da retirada das armas de Marston; eles irão matá-lo de qualquer modo. Apenas oficiais de cidades e companhias irão aceitar rendição. A polícia continuará a procurar por Marston a menos que ele pague sua recompensa em uma estação de telégrafo ou apresente uma carta de perdão. Quando detido, John pagará pela sua recompensa e será então liberado. Se o jogador não tem dinheiro suficiente para pagar sua recompensa, a polícia irá designar atividades de caça a recompensa.

Multiplayer[editar | editar código-fonte]

Red Dead Redemption inclui uma interação de multiplayer online com até 16 jogadores. Cada jogo multiplayer, tanto o cada um por sí quanto o de grupos será iniciado com um Impasse mexicano. Sobreviventes do impasse serão capazes de se mover para qualquer área do campo de batalha, preparando-se pela reaparição do inimigo. Caixotes envolvidos no ambiente irão conter armas extra, munição, além de uma recarga do Olho Morto, que contém todas as características da versão singleplayer, com exceção de que não será em slow motion. Jogadores podem subir de nível e completar desafios com armas, ganhando assim prêmios como novos modelos de personagens, armas douradas, novos títulos e novas montarias. Novos modos multiplayer, como o modo Fortaleza, foram adicionadas no conteúdo extra de Liars and Cheats.[5] Os extras de Undead Nightmare incluem dois novos modos de jogo: Invasão dos "não-mortos" e captura de terras. Inclui também oito novos personagens zumbi, entre eles Zumbi Marston, Zumbi Ricketts e outras versões zumbificadas de personagens da história principal.

Tanto o modo regular quanto as versões de time do modo "Shootout" (Tiroteio) acontecem em um cenário de uma partida de vida ou morte onde os jogadores ou times devem acumular o maior número de mortes. Muitas variações de "Capture a Bandeira" também estão presentes. "Hold Your Own" é um modo tradicional de captura de bandeiras, onde cada grupo têm seu próprio pote de ouro que deve ser defendido do time inimigo. "Grab the Bag" tem ambos os times procurando pelo pote em uma sessão específica do mapa. "Gold Rush" é uma variação do cada um por sí, tentando capturar e manter o máximo de bandeiras, colocadas por todo o mapa, que possível. Red Dead Redemption apresenta gameplay de mundo livre. Todos os jogadores no servidor podem formar e participar de festas, nomeadas "posses", de até oito jogadores e iniciar atividades como atacar esconderijos de gangues controladas por computador ou posses de outros jogadores, caçar, e criar partidas no servidor.[6]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Ambientação[editar | editar código-fonte]

Red Dead Redemption apresenta três regiões fictícias: New Austin, Nuevo Paraiso e West Elizabeth. Todos eles são localizados no território da fronteira entre Estados Unidos e México em 1911, no declínio do Velho Oeste e dos arquétipos de cowboy e foras-da-lei que formavam-no, causado por mudanças tecnológicas e industriais, com a introdução de ferrovias como exemplo principal, o tamanho total do mapa do jogo é de 28 milhas quadradas.[7]

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Red Dead Redemption usa um sistema de protecção que permite ao jogador esconder-se por trás de objectos disparando ao mesmo tempo contra inimigos e animais.

No ano de 1911, John Marston, um criminoso aposentado, anteriormente integrante de uma gangue liderada por Dutch van der Linde, é retirado de sua esposa Abigail e seu filho Jack por agentes do governo. Os agentes dizem a Marston que ele estará reunido com sua família em breve somente se ele caçar os principais membros remanescentes de sua antiga gangue. Sem outra opção, Marston viaja ao território de New Austin para capturar ou matar um de seus velhos amigos, Bill Williamson, quem agora lidera sua própria gangue de bandidos em Fort Mercer. Marston confronta Williamson, apenas para ser baleado e deixado para morrer fora do forte. Uma fazendeira, Bonnie MacFarlane, encontra-o ferido e o leva a um doutor para se recuperar.

Depois de se recuperar de seus ferimentos vários dias depois, Marston começa a repagar os MacFarlanes por sua ajuda em vários trabalhos ao redor de seu rancho. Ao mesmo tempo, ele recruta ajuda para um plano de ataque a Fort Mercer. Juntamente com o delegado de Armadillo, Leigh Johnson e seus homens, o vendedor charlatão Nigel West Dickens, o ladrão de túmulos Seth Briars e o bêbado Irish, Marston utiliza uma estratégia baseada no Cavalo de Troia, ideia do West Dickens para entrar no forte. Marston, o delegado e os policiais entram e massacram a gangue de Williamson, descobrindo que Williamson já fugira para o México a procura de ajuda de Javier Escuella, outro membro da antiga gangue de Marston. Irish se oferece para levar Marston até o México através do rio da fronteira. Ao longo da viagem, aliados de Escuella avistam a imigração clandestina de John e Irish, que estes revindam com sucesso do tiros vindos das planícies.

No México, Marston trabalha com o Coronel Agustin Allende e o Capitão Vicente De Santa, membros do exército mexicano, além dos revolucionários liderados por Abraham Reyes. Allende promete entregar Escuella e Williamson a Marston, mas o trai e ordena que de Santa execute Marston por trabalhar com os revolucionários e balear soldados mexicanos, juntamente com o sábio pistoleiro e inspiração de infância Landon Ricketts. Depois de escapar da execução, Marston se une aos rebeldes, que o ajudam a matar de Santa e afortunadamente encontrar Escuella. Após derrotarem Escuella, Marston novamente se une a Reyes e seus homens para um ataque na vila de Allende, motivado não apenas pela chance de assassinar Allende e Williamson, mas também na morte de sua amiga rebelde Luisa Fortuna, que morreu ao tentar salvar Reyes. Reyes ganha controle dos municípios ao redor da vila e jura marchar até a capital com seu exército rebelde. Marston, enquanto isso, retorna a cidade de Blackwater para encontrar-se com seu contato do governo, Edgar Ross.

Para sua consternação, Ross não permite que Marston retorne a sua família até que Dutch van der Linde, que deixou de se esconder, seja capturado. Enquanto Dutch e seus homens travam guerra com o Exército dos Estados Unidos, Marston persegue seu antigo parceiro, que foge da captura. Marston então une-se a Ross e um grupo de soldados do Exército Americano em um ataque contra o esconderijo de Dutch. Marston segue os criminosos até sua base, confrontando Dutch em um penhasco. Dutch, no final das contas, decide cometer suicídio, caindo da falésia até sua morte. Antes de pular, contudo, Dutch avisa a Marston que o governo sempre irá achar outro "monstro" para justificar suas ações.

Marston é liberado de seu acordo com o governo, e retorna a sua família no rancho. Depois de algum tempo tentando fazer com que a fazenda volte a prosperar, Marston é forçado a repelir o exército quando Ross o trai, liderando um ataque surpresa na propriedade e matando o longo companheiro de Marston, Uncle. Marston consegue fazer com que Abigail e Jack fujam a salvo, mas é executado pelos soldados de Ross depois de se sacrificar para permitir que sua família tenha tempo para escapar. Jack e Abigail voltam ao rancho depois de ouvirem os tiros, encontrando John morto e sem nenhum soldado por perto.Jack e Abigail enterram John ao lado de uma árvore perto da residência dos Marston.

O jogo então avança ao ano de 1914. Um homem é visto diante das sepulturas de John e Abigail (Falecida por motivos não revelados). O homem então revela ser Jack, com uma aparência mais velha. Ele então inicia uma busca por Edgar Ross, agora aposentado. Depois de receber uma dica de um agente do governo em Blackwater, Howard Sawicki, Jack vai em busca da esposa de Ross, Emily. Ela conta a Jack que Ross e seu irmão Phillip, saíram juntos para uma caça. Jack então parte em busca de Phillip, quando chega lá, Ross não estava com seu irmão, mas Phillip diz que Edgar foi a um rio perto de onde Phillip estava para caçar patos. Jack finalmente encontra Edgar Ross, os dois então travam um duelo e Jack consegue êxito ao matar Ross, ele então olha na arma com qual matou Ross, e depois vai embora.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Um trailer do projeto foi enviado para um número selecionado de pessoas em uma conferência da Sony em 2005, promovendo o lançamento do PlayStation 3. O trailer foi uma demonstração da técnologia RAGE, baseado em um cenário Western referido simplesmente como o Projeto de Velho Oeste e uma sequela de Red Dead Revolver. O trailer passou a circular na internet. Na edição de abril de 2010 do Game Informer, Red Dead Redemption estava listado como sendo para o PlayStation 3, Xbox 360 e (erroneamente) para PC.[8] Em 10 de junho de 2010, um representante da Rockstar Games declarou, em um comentário no website da empresa: "Neste momento, não há planos atuais para trazer Red Dead Redemption a plataforma de PC. Se isso mudar, nós deixaremos você saber". Em 3 de fevereiro de 2009, a Rockstar Games anunciou seu primeiro trailer oficial. Trailers resultantes exibiram numerosos personagens, características do gameplay e modos multiplayer que apareceram no produto final.

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Red Dead Redemption Original Soundtrack
Trilha sonora de Vários
Lançamento 18 de maio de 2010
Gênero(s) Música de vídeo-games
Duração 75 m 18 s
Formato(s) CD e download
Gravadora(s) Rockstar Games

Red Dead Redemption Original Soundtrack é a trilha sonora utilizada no jogo. A música foi principalmente composta pelo membro do Friends of Dean Martinez Bill Elm e ex-membro Woody Jackson, que contaram com a contribuição de vários outros músicos. Gravado em 130 batidas por minuto em A menor, a maioria das canções são construídas de hastes na trilha sonora dinâmica do jogo.

Todas as faixas compostas por Bill Elm e Woody Jackson, exceto onde anotado.

N.º Título Duração
1. "Born Unto Trouble"   3:12
2. "The Shootist"   4:17
3. "Dead End Alley"   2:06
4. "Horseplay"   3:15
5. "Luz y Sombra"   5:19
6. "El Club de Los Cuerpos"   6:24
7. "Estancia"   2:02
8. "(Theme From) Red Dead Redemption"   5:38
9. "Triggernometry"   5:24
10. "Gunplay"   1:28
11. "Redemption in Dub"   2:10
12. "Muertos Rojos (a.k.a. The Gunslinger's Lament)"   5:51
13. "The Outlaw's Return"   6:54
14. "Exodus in America"   4:59
15. "Already Dead"   1:31
16. "Far Away" (José González) 4:40
17. "Compass (Red Dead On Arrival Version)" (Jamie Lidell) 2:59
18. "Deadman's Gun" (Ashtar Command) 4:15
19. "Bury Me Not On the Lone Prairie" (William Elliot Whitmore) 2:24
Duração total:
75:18

Marketing e lançamento[editar | editar código-fonte]

Na América do Norte, GameStop e Rockstar Games colaboraram em um bônus de pré-venda no qual os clientes poderiam votar em um dos três uniformes que Marston poderia desbloquear durante o jogo. Cada uniforme viria com um bônus diferente. O "Savvy Merchant" iria cortar o preço da compra de armas e munições pela metade e dobrar o preço da venda desses mesmos elementos. O "Expert Hunter" iria dobrar a quantidade de dinheiro que o jogador poderia ganhar pela venda da pele de animais. O vencedor, "Deadly Assassin", permite que Marston regenere seu "Dead-Eye" duas vezes mais rápido. A votação era aberta para todos, mas apenas aqueles que pré-ordenaram a sua cópia pela GameStop poderiam desfrutar do uniforme adicional. De qualquer forma, a Rockstar anunciou que em um Patch completamente novo, feito originalmente para consertar vários problemas que os jogadores estavam sofrendo, os dois outros uniformes estariam presentes para os jogadores livre de cobranças. A Rockstar anunciou que os outros dois uniformes da competição estariam disponíveis em uma atualização do título. Além dos extras da versão da GameStop, diversos outros bônus estavam disponíveis em outras lojas ao redor do mundo. O "War Horse" (Cavalo de Guerra) é um cavalo preto com uma crina branca, cauda e marcas consideradas "raras", além de ser mais rápido e ter mais vida que qualquer outro cavalo no jogo. As armas douradas, especificamente a "Cattleman Revolver" e o "Carbine Repeater", aumentam a fama com cada morte, permitindo usuários à subir muito mais rapidamente a escada da fama. A loja oficial da Rockstar Games, o depósito da Rockstar, oferece uma camisa como o bônus de pré-venda. A Walmart ofereceu um cartão de presente de U$ 20,00, além de uma plataforma de jogar cartas que são utilizadas no jogo. Uma versão limitada de Red Dead Redemption apresentou principalmente códigos de liberação para o uniforme "Deadly Assassin" e a trilha sonora oficial, enquanto outros países receberam também o cavalo de guerra e as armas douradas.

Outros conteúdos adicionais exclusivos, como um novo esconderijo da gangue do Walton e seu respectivo uniforme está disponível para a versão de PlayStation 3 do jogo. Ambas as versões de PlayStation 3 e Xbox 360 oferecem recompensas para o Avatar e a rede social PlayStation Home. O Clube Social da Rockstar Games é um website que exibe estatísticas de usuários cadastrados e possui competições e recompensas baseadas no progresso do jogador dentro do jogo. O game foi apresentado no Toyota Camry #20 do piloto de NASCAR Joey Logano durante a corrida da Nationwide Series em 17 de abril de 2010. Logano utilizou o carro de Red Dead Redemption novamente em junho no New Hampshire Motor Speedway.

Filme[editar | editar código-fonte]

Red Dead Redemption:
The Man from Blackwater
 Estados Unidos
2010 • cor • 29 min 
Direção John Hillcoat
Elenco Rob Wiethoff
Kevin Glikmann
Don Creech
Anthony De Longis
Gênero Western, Ação
Idioma Inglês
Música Vários artistas
Distribuição Rockstar Games
Lançamento Estados Unidos 29 de maio de 2010
Reino Unido 5 de junho de 2010

Na América do Norte, o canal de televisão Fox apresentou Red Dead Redemption: The Man from Blackwater, uma produção de meia hora dirigido por John Hillcoat em 29 de maio de 2010.[9] O filme explora uma tomada alternativa do primeiro ato da história principal. Logo após o lançamento, o filme completo se tornou oficialmente disponível por download no site oficial da Rockstar.[10] Existem rumores de uma possível produção cinemática de Red Dead Redemption, podendo estrelar Brad Pitt.[11]

Pacotes de expansão[editar | editar código-fonte]

Em 22 de junho de 2010, a Rockstar Games lançou o primeiro pacote de conteúdo adicional via download (DLC) para Red Dead Redemption intitulado Outlaws to the End. O conteúdo inclui seis novas missões cooperativas alternativas, variando entre invadir uma mina e roubar o ouro até descer o rio enquanto protege o acervo de armas da cidade. Novos desafios multiplayer e novas conquistas e troféus também estão incluídas. O conteúdo adicional é gratuito para todos os usuários do PlayStation Network e Xbox Live. Em 8 de julho de 2010, a Rockstar anunciou novos pacotes de expansão.

O primeiro, apelidado de Legends and Killers Pack foi lançado em 10 de agosto de 2010. Esse pacote adiciona nove novos mapas multiplayer, 8 novos personagens multiplayer de Red Dead Revolver, um machado, e novas conquistas e troféus. O segundo pacote é chamado de Liars and Cheats Pack, e foi lançado em 21 de setembro de 2010. Consiste de novos modos competitivos multiplayer como a "Stronghold" (Fortaleza) e corrida de cavalos, além das versões multiplayer de Liar's Dice e Poker. Adicionalmente jogadores podem jogar como os heróis e vilões da história single-player. Quinze novos personagens multiplayer são adicionados. O Rifle explosivo é também incluído, mas, de qualquer forma, só pode ser obtido ganhando o maior número de pontos em um dos novos esconderijos de gangues. Matar alguém com o rifle explosivo fará com que aquele jogador perca todas as suas armas, além de cair, obviamente, morto. Esse pacote inclui também novas conquistas e troféus.

A terceira expansão é conhecida como o Free Roam Pack e traz novos modos, desafios e esconderijos, assim como leaderboards e um sistema de pontuação para posses multiplayer, entretanto isso foi cancelado e combinado com o pacote Liars and Cheats. O quarto pacote de expansão, chamado The Hunting and Trading Pack, foi lançado em 12 de outubro de 2010, e inclui um novo animal, o Jackalope e os uniformes Savvy Merchant e Expert Hunter para uso no single-player e desafios relacionados.

Na expansão Undead Nightmare, um elemento de terror é adicionado, com cidades fantasma e cemitérios que abrigam zumbis. Também adiciona uma nova aventura single-player, três novas armas, seis novas montarias, novos animais para caça, e oito novos personagens multiplayer, além de um modo cooperativo online completamente novo chamado de "Undead Overrun". Essa partida funciona como um modo de sobrevivência em que ondas de zumbis atacam os jogadores. Em 14 de outubro de 2010, a Rockstar Games oficialmente confirmou a data de lançamento de Undead Nightmare para 26 de outubro de 2010 que incluí os novos modos "Undead Overrun" e "Land Grab", assim como oito novos modelos de personagens multiplayer, novas missões e desafios single-player e outros conteúdos single-player. Foi lançado em 26 de outubro de 2010.

Em 6 de Junho de 2011, a Rockstar anunciou o lançamento de mais conteúdo para download gratuito intitulado Myths and Mavericks, incluindo novos personagens jogáveis ​​multijogador, bem como algo para todos os jogadores de Deathmatch, Grab the Bag, desafios de Gang bem como outros modos online.[12]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Pontuações agregadas
Fonte Avaliação
Metacritic 95/100 (PS3)[13]

95/100 (X360)[14]

Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
1UP A[15]
Edge 9/10[16]
EuroGamer 8/10[17]
GI 9.75/10[18]
GamePro 5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg[19]
IGN 9.7/10[20]
Gamespot 9.5/10[21]
GameSpy 5 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar full.svg[22]
G4 5/5[23]
OXMUK 9/10[24]
  • Red Dead Redemption foi recebido com aclamação universal. Metacritic, que atribui uma classificação normalizada de 0 a 100, calculou uma nota média de 95 do total de 100, indicando "aclamação universal", baseada em 73 análises para a versão de Playstation 3 e 96 análises para a versão de Xbox 360. GameRankings atribui uma nota média de 95% baseada em 50 análises para a versão de Playstation 3 e 94% baseada em 74 análises para a versão de Xbox 360. Comercialmente, o jogo também foi muito bem sucedido. Até agosto de 2011, o jogo já havia vendido mais de 11 milhões de cópias, 2 milhões sendo versões de varejo de Undead Nightmare. Até setembro de 2011, Red Dead Redemption já passava de 12.5 milhões de unidades vendidas.
  • Muitos críticos elogiaram o cenário, ambientes e gráficos de Red Dead Redemption. Erik Brudvig da IGN, enalteceu os detalhes do ambiente, notando que o jogador pode até mesmo espantar bandos de pássaros nos arbustos enquanto passa. Ele também citou os eventos dinâmicos do jogo, clima e sons ambientes que proporcionam uma experiência rica aos jogadores. Ele resumiu dizendo que "você pode esperar um jogo fantástico que oferece a experiência western que todos estivemos esperando." Game Informer descreveu o cenário como "de tirar o fôlego", e as cenas de corte "vastamente melhoradas" em comparação as de Grand Theft Auto IV, e o chamou de "o jogo mais bonito da Rockstar até o momento."
  • As músicas, sons e dublagem no jogo foram também muito elogiadas e comentadas. O jogo venceu os prêmios de Melhor Música Original e Melhor Dublagem da GameSpot. Quando mencionando o design de som de Red Dead Redemption, Game Informer disse que "do barulho perfeito dos tiros ao estrondo assustador das tempestades na pradaria, a atenção notável aos detalhes trás o mundo a vida."
  • Críticos e analistas falaram sobre o sucesso da engine do jogo, e fizeram comparações aos controles e física com a série Grand Theft Auto'. Game Informer disse que a Rockstar "[transportou] o modelo de gameplay de Grand Theft Auto para um cenário de faroeste." O analista da Good Gamer, Stephanie Bendixsen disse que a "[Rockstar] realmente prestou atenção no que as pessoas gostaram e não gostaram no design de jogo de [Grand Theft Auto IV], e incluíram aqui." Simon Parkin da Eurogamer sentiu que Red Dead Redemption "repagina com sucesso a fórmula de Grand Theft Auto em um excitante, diferente e muito bem criado cenário."
  • O aspecto multiplayer de Red Dead Redemption recebeu comentários variados dos críticos. Will Herring da GamePro elogiou a variedade de modos multiplayer e gameplay aberto, mas notou que isso deixava mais para os jogadores a responsabilidade de deixar o jogo interessante. Justin Calvert do GameSpot também fez boas menções à variedade de modos multiplayer, mas sentiu que havia uma falta de opções de personalização para os jogadores. Em uma visão mais crítica do multiplayer, Scott Sharkey da 1UP.com notou que os jogadores podem sofrer de griefing (serem incomodados por outros jogadores que não jogam a sério) graças à natureza aberta do gameplay do multiplayer. Ele também criticou os aspectos de nivelamento e desbloqueio, notando que "Os primeiros minutos passados como um mineiro desdentado montando uma mula teimosa podem ser bem humilhantes". Jake Gaskill do G4TV também notou isso. Ele percebeu que o jogo seguidamente faz o respawn dos jogadores em um lugar próximo de onde morreram, o que permite ao jogador que os matou o fazerem repetidamente. A Rockstar então adicionou uma nova característica que permite aos jogadores se transportarem para outra localização após o respawn.
  • Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Dead_Redemption#Reception

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Asked & Answered: Red Dead Redemption Multiplayer Posses, Episodes from Liberty City, and Much More.
  2. Red Dead Wikia: Horse.
  3. Red Dead Redemption Hands On — Xbox 360 Previews at GameSpot.
  4. Rockstar Games Presents Red Dead Redemption.
  5. Red Dead Redemption's online 'Multiplayer Free Roam' revealed.
  6. Multiplayer in Red Dead Redemption.
  7. [1]
  8. Red Dead Redemption PC.
  9. FOX to show half-hour Red Dead Redemption special on May 29.
  10. Red Dead Redemption - A Short Film from Red Dead Redemption.
  11. Brad Pitt to star Red Dead Redemption movie?.
  12. FREE Fan Appreciation DLC for Red Dead Coming Soon.
  13. Metacritic Red Dead Redemption Metacritic. Visitado em 2010-10-03.
  14. Metacritic Red Dead Redemption Metacritic. Visitado em 2010-05-17.
  15. Red Dead Redemption Review 1UP.com (2010-05-17). Visitado em 2010-05-17.
  16. Review: Red Dead Redemption Edge Online (2010-05-17). Visitado em 2010-05-18.
  17. Simon Parkin (2010-05-17). Red Dead Redemption Review - Page 1 Eurogamer.net. Visitado em 2010-10-04.
  18. Game Informer review scores Nintendoeverything.com (2010-05-07). Visitado em 2010-05-17.
  19. Red Dead Redemption review from GamePro GamePro.com (2010-05-07). Visitado em 2010-05-17.
  20. Brudvig, Erik (2010-05-17). Red Dead Redemption Review - Xbox 360 Review at IGN IGN. Visitado em 2010-05-17.
  21. Red Dead Redemption Review
  22. Red Dead Redemption review from GameSpy GameSpy (2010-05-19). Visitado em 2010-05-19.
  23. Red Dead Redemption Review G4tv.com (2010-05-17). Visitado em 2010-05-18.
  24. http://www.gamerankings.com/xbox360/957922-red-dead-redemption/articles.html

Ligações externas[editar | editar código-fonte]