The Sims (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


The Sims
Capa do jogo
Desenvolvedora Maxis
Publicadora(s) Electronic Arts
Plataforma(s) Microsoft Windows, Linux, Mac OS
Data(s) de lançamento 28 de Fevereiro de 2000
Gênero(s) Simulador de vida
Número de jogadores Single Player
Classificação Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 13 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 7 anos i PEGI (Europa)
Mídia CD-ROM e DVD-ROM
Controles mouse, teclado e joystick
Último
Último
The Sims 2
Próximo
Próximo

The Sims, abreviado de TS ou TS1 é um jogo eletrônico de simulação de vida em 2D para computador criado pelo designer de Jogos Will Wright, produzido pela Maxis e distribuído pela Electronic Arts. Lançado no início de 2000 é um jogo onde se podem criar e controlar as vidas de pessoas virtuais (denominados Sims). O jogo atraiu legiões de fãs, devido a sua simplicidade e objetividade. Os seus sucessores são The Sims 2 (Os Sims 2 em Portugal), The Sims 3 (Os Sims 3 em Portugal) e mais recentemente The Sims 4 (Os Sims 4 em Portugal).

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Há 3 estágios de vida não evolutivos (recém nascido, criança e adulto) - somente o recém nascido se torna criança, onde o jogador é convidado a controlar a vida dos personagens, mandando fazer comida, comer, trabalhar, dormir, fazer necessidades fisiológicas, limpar a casa, se relacionar com outras pessoas e muito mais.

Há algumas limitações em The Sims, sendo as mais notáveis a questão das crianças que nunca tornam-se adultos, apesar dos bebês eventualmente virarem crianças. Sims adultos também nunca ficam velhos, e não há conceito de fim-de-semana. Por exemplo, os Sims adultos vão ao trabalho todo o dia e as crianças vão à escola todos os dias, há também um fato curioso no jogo, dependendo do modelo de geladeira que os Sims compram, representam maior saciedade de fome ou seja, o que importa é o modelo da geladeira e não a quantidade de alimento, sendo assim, que quanto mais cara for o modelo de geladeira, mais saciedade os Sims terão.

Os Sims são direcionados inteiramente na base de interagir com outro objeto, seja uma televisão, um rádio, ou outro Sim tendo até uma língua própria (ficção): Simlish também conhecido como Simlês, a língua oficial de SimNation. Os Sims podem receber convidados em suas casas, que na verdade são baseados em Sims de outros arquivos do jogo. O jogador não pode controlar os Sims visitantes, mas é importante para os Sims interagir uns com os outros para desenvolver uma vida social saudável.

The Sims usa uma combinação de técnicas gráficas em 3D e 2D. Os Sims são renderizados como objetos 3D, mas a casa e todos os seus objetos são pré-renderizados e são mostrados simetricamente.

Em 2002, The Sims tornou-se o jogo para computador mais vendido da história, passando o jogo Myst. Foi um sucesso em muitas maneiras — atraindo jogadores casuais, jogadores homens e jogadoras mulheres (que representam 10% das vendas) — incomum num mercado tradicionalmente dominado por jovens homens. Porém, devido ao imenso sucesso do jogo, algumas questões foram levantadas sobre os valores do jogo; preocupações notáveis sobre o forte consumismo presente — a melhor maneira de tornar-se feliz é comprando coisas. O jogo presta um pouco de atenção neste fato, sendo que nas casas maiores a vida fica mais difícil para os Sims já que eles levam muito mais tempo para caminhar e fazer coisas.

The Sims reflecte aspectos da realidade e isso deixa o jogo notável, especialmente que cada jogo de entretenimento anterior aos Sims usavam um ou mais aspectos de fantasia para entreter (desde personagens Disney a naves alienígenas). Situações simples da vida real, como adoptar crianças ou formar relacionamentos (do sexo oposto ou do mesmo) trocam aqueles tradicionais objetivos de ganhar pontos e avançar para o "nível do chefão".

Pacotes de expansão[editar | editar código-fonte]

O The Sims tem a sequência de jogos maior e mais lucrativa de todos os tempos. Possui 7 pacotes de expansões, que adicionam novos objetos e interações.

Nome Lançamento Adições
The Sims Gozando a Vida Agosto de 2000 Mais objetos, eventos, Sims, e poções com vários efeitos bons ou ruins
The Sims Fazendo a Festa Março de 2001 Conteúdo relacionado a criação de festas, como pisos de dança iluminados
The Sims Encontro Marcado Dezembro de 2001 Permite aos Sims pegar outros Sims para encontros românticos num novo ambiente de cidade
The Sims Em Férias Março de 2002 Permite você levar seus Sims para vários destinos de férias, como praias, montanhas de neve e florestas para acampamento
The Sims O Bicho Vai Pegar Setembro de 2002 Dá aos Sims a habilidade de poder adotar e treinar uma larga variedade de animais de estimação
The Sims Superstar Maio de 2003 Permite que seus Sims tornem-se super estrelas
The Sims Num Passe de Mágica Outubro de 2003 Permite que seus Sims usem mágica para conjurar feitiços e introduz uma nova área, a Cidade de Magia

Edições especiais[editar | editar código-fonte]

Foram lançados dez edições especiais do jogo. Estas edições vêm em um box com dois ou mais títulos da linha The Sims.

Nome Há o Jogo
Base?
Pacotes de
Expansão
Extras Capa
The Sims Deluxe
The Sims Gozando a Vida
The Sims
Creator[1]
Capa TS-D.jpg
The Sims Double Deluxe (ou Dose Dupla)
The Sims Gozando a Vida, The Sims Fazendo a Festa
The Sims
Creator[2]
Capa TS-DD.jpg
The Sims Triple Deluxe
The Sims Gozando a Vida, The Sims Fazendo a Festa, The Sims Em Férias
The Sims
Creator[3]
Capa TS-TD.jpg
The Sims Mega Deluxe
The Sims Gozando a Vida, The Sims Fazendo a Festa, The Sims Encontro Marcado
The Sims
Creator[4]
Capa TS-MD.jpg
The Sims Triple Pack Vol. 1
The Sims Fazendo a Festa, The Sims O Bicho Vai Pegar, The Sims Superstar
[5]
Capa TS-TP1.jpg
The Sims Triple Pack Vol. 2
The Sims Encontro Marcado, The Sims Em Férias, The Sims Num Passe de Mágica
[6]
Capa TS-TP2.jpg
The Sims Expansion Collection Volume 1
The Sims Fazendo a Festa, The Sims O Bicho Vai Pegar
[7]
Capa TS-EC1.jpg
The Sims Expansion Collection Volume 2
The Sims Encontro Marcado, The Sims Num Passe de Mágica
[8]
Capa TS-EC2.jpg
The Sims Expansion Collection Volume 3
The Sims Em Férias, The Sims Superstar
[9]
Capa TS-EC3.jpg
The Sims Coleção Completa
The Sims Gozando a Vida, The Sims Fazendo a Festa, The Sims Encontro Marcado, The Sims Em Férias, The Sims O Bicho Vai Pegar, The Sims Superstar, The Sims Num Passe de Mágica
The Sims
Creator[10]
Capa TS-CC.jpg

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
-
The Sims 1
Sucedido por
The Sims 2