Guerra Civil do Nepal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guerra Civil do Nepal
Nepal map.png
Mapa do Nepal
Data 13 de dezembro - 21 de novembro de 2006
Local Nepal
Desfecho Vitória Militar dos Maoístas:
  • assinado acordo de paz
  • realizada eleição da Assembléia Constituinte
  • Abolição da monarquia
Combatentes
Forças do governo do então Reino do Nepal CPI-M-flag.svg Partido Comunista do Nepal (Maoísta)
Principais líderes
Rei Gyanendra Bir Bikram Shah Dev
Sher Bahadur Deuba
Girija Prasad Koirala
Krishna Prasad Bhattarai
CPI-M-flag.svg Prachanda (Pushpa Kamal Dahal)
CPI-M-flag.svg Baburam Bhattarai

A Guerra Civil do Nepal (chamada Guerra Popular no Nepal pelos maoístas1 ) foi um conflito entre o governo monárquico do Nepal, com os rebeldes maoístas do Partido Comunista do Nepal (Maoísta). Este último queria exigia a saída do rei e o estabelecimento de uma República no Nepal, de modo que o conflito começou em 13 de fevereiro de 1996. Este conflito iria durar 10 anos, durante os quais mais de 12.700 pessoas morrem. 2

De 1996 a 2006, de 100 a 150 mil pessoas fugiram de áreas de conflito para outras regiões, principalmente para a capital Kathmandu. Este conflito levou a uma transformação profunda e complexa da sociedade nepalesa.

Em 21 de Novembro de 2006, Pushpa Kamal Dahal finaliza em Katmandu, um acordo de paz com o primeiro-ministro Girija Prasad Koirala. Este acordo prevê o confinamento dos combatentes maoístas e sua futura integração no exército regular, o controle de armas anteriormente detidas pelos rebeldes e sua integração nas instituições regulares. A eleição de uma Assembléia Constituinte, sob os auspícios das Nações Unidas, também foi previsto para o final do ano de 2007.

Referências

  1. Interview with Prachanda
  2. Ed Douglas. "Inside Nepal's Revolution..... (just to check..!!!)". National Geographic Magazine, p. 54, November 2005. Douglas lists the following figures: "Nepalis killed by Maoists from 1996 to 2005: 4,500. Nepalis killed by government in same period: 8,200."