Hadith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Nota: esta página contém alguns caracteres especiais e é possível que a impressão não corresponda ao artigo original.

O Hadith (الحديث, pl. Ahadith), Hádice ou Hadiz, é um corpo de leis, lendas e histórias sobre a vida de Maomé, (estas histórias chamam-se em Árabe Sunnah e incluem a sua biografia, ou sira) e os próprios dizeres nos quais ele justificou as suas escolhas ou ofereceu conselhos; muitas partes do Hadith lidam com os seus companheiros (Sahaba).

Para a maioria dos muçulmanos, o hadith contém uma exposição com autoridade dos significados do Alcorão. A lei islâmica é deduzida dos actos, afirmações, opiniões e modos de vida de Maomé. Muçulmanos tradicionais acreditam que os académicos islâmicos dos passados 1400 anos foram bem sucedidos na maior parte em determinar a exactidão de boa parte do Hadith com que lidaram.

A literatura, como um todo, foi passada de geração em geração oralmente até meados do século VIII (menos de 100 anos após a morte de Maomé e seus companheiros), ponto a partir do qual foram escritas colecções do Hadith. Mais tarde, elas foram editadas. Este processo tomou duas formas:

  • musnad - classificação de acordo com os nomes dos tradicionalistas
  • musannaf - classificação de acordo com o tema; editada de acordo com o conteúdo.

Os diferentes ramos do Islão (sunitas e xiitas) aceitam diferentes colecções da hadith como genuínas.

Tal como o Talmude está para a Torá no Judaísmo, a Hadith está para as leis do Alcorão no Islão. A Hadith é a interpretação autoritativa do Alcorão, mesmo quando a prática corrente está em conflito com o significado do texto. A lei islâmica tem alguma flexibilidade, já que algumas tradições do profeta foram anuladas por outros dizeres posteriores dele.

A cadeia de autoridades[editar | editar código-fonte]

Todo hadith vem acompanhado de uma lista de autoridades (Isnad), em forma de cadeia de transmissão oral: "X afirma, referindo-se às palavras de Y, que ouviu Z dizer...". Essas cadeias são essenciais na hora de determinar a validade e o alcance da tradição.

Os atribuídos a Maomé são, evidentemente, mais valiosos que os demais. Ainda assim, existem transmissores de tradições que gozam de elevada confiança dos entendidos na matéria, enquanto que outros são ignorados.

As cadeias podem ser bastante largas, porém a maior parte delas datam de um século ou dois depois da morte de Maomé.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Robinson, C. F. (2003). Islamic Historiography. Cambridge University Press. ISBN 0521629365.
  • Robson, J. "Hadith". Encyclopaedia of Islam. Ed. P.J. Bearman, Th. Bianquis, C.E. Bosworth, E. van Donzel and W.P. Heinrichs. Brill Academic Publishers. ISSN 1573-3912.
Portal A Wikipédia possui o:
Portal do Islão
Ícone de esboço Este artigo sobre o Islamismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.