Helmet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Helmet
Helmet no The Hifi Bar, Melbourne, maio de 2008.
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metal alternativo, noise rock, post-hardcore
Período em atividade 19891998; 2004–atualmente
Gravadora(s) AmRep
Interscope
Página oficial www.HelmetMusic.com
Integrantes Page Hamilton
Dan Beeman
Kyle Stevenson
Jon Fuller
Ex-integrantes Henry Bogdan
John Stanier
Peter Mengede
Rob Echeverria
Chris Traynor
Frank Bello
John Tempesta
Chris Traynor
Mike Jost
Jeremy Chatelain
Jimmy Thompson

Helmet é uma banda estadunidense de metal alternativo[1] formada em Nova Iorque em 1989 por Page Hamilton (vocal e guitarra), Henry Bogdan (baixo), Peter Mengede (guitarra) e John Stanier (bateria).

História[editar | editar código-fonte]

O início[editar | editar código-fonte]

Como diversas bandas importantes, o Helmet surgiu de uma mistura de influências pouco comum. No final da década de 1980, o fundador e guitarrista do grupo, Page Hamilton (nascido no estado estadunidense de Oregon), havia se mudado para Nova Iorque para estudar Jazz e violão clássico, tornando-se PHd pela universidade de Nova Iorque em Jazz. Ao final da faculdade acabou se apaixonando por algumas bandas de pós-punk da época tais como Sonic Youth, Killing Joke e Big Black. Na sua infância e adolescência Page se dizia influenciado por Led Zeppelin, AC/DC e Aerosmith, bandas com as quais ele foi perdendo contato no período em que estudava Jazz em Nova Iorque retomando suas influências iniciais ao tomar contato novamente com o rock.

Influenciado por esses grupos e com o conhecimento de Jazz que possuía, Hamilton decidiu montar o grupo, que logo no começo já mostrava uma maneira diferente de se tocar rock, com afinações diferentes das usadas pelo estilo da época, o peso do heavy metal e uma batida influenciada pelo balanceado do jazz e do funk. Ele recrutou seu conterrâneo Henry Bogdan para tocar baixo, o australiano Peter Mengede para a outra guitarra e diretamente da Flórida o baterista John Stanier para assumir as baquetas.

Primeiros Anos (1989-1991)[editar | editar código-fonte]

Helmet apareceu na cena underground de Nova Iorque após Hamilton deixar a banda Band of Susans. Eles foram descobertos por Tom Hazelmyer e assinaram com seu selo Amphetamine Reptile Records, lançando seu primeiro single "Born Annoying" ao final do ano. A Amphetamine Reptile lançou seu primeiro álbum Strap It On, em 1990.

Helmet foi aclamado como "uma banda pensante de heavy metal". Evitando a imagem tradicional das bandas de heavy metal com cabelos longos e roupas negras, a banda se destacou com a sua preferência por camisas simples, bermudas e tênis, além dos cabelos curtos. Sua música é caracterizada pela repetição, sincopada dos riffs de guitarra, com tempos muitas vezes estranhos e som de caixa de bateria seco. A afinação das guitarras é em drop-D ou drop-C. Inclusive foi o Helmet uma das bandas mais influentes na popularização das afinações em Drop-D. O som da guitarra é muito distorcidao e dissonante, com refrões que muitas vezes envolvem muros sonoros com ondas de guitarra.

Antes de Hamilton estabeler um nome para o grupo, a então namorada de Peter Mengede (guitarrita da época) sugeriu o nome "Helmut" para a banda. Hamilton alterou o nome optando pela grafia anglófona, pois pensava que Helmet "soava como um nome legal para uma banda." Outros nomes foram considerados "Cry Ruth" e "Poly Orchids", juntamente com o mais esotérico "Tuna Lorenzo" e "Froth Albumen".

Os álbuns[editar | editar código-fonte]

A banda logo no ano que se formou, lançou o EP Born Annoying.Este trazia um Helmet um tanto diferente, com uma sonoriade voltada ao post-punk, apesar do que pode-se perceber a presença guitarras atonais com muita distorção. Já em dezembro de 1990, a banda lançou pelo selo independente Amphetamine Reptile o seu primeiro álbum, chamado Strap It On. Um disco bem pesado, voltado para o noisy-metal, era um som bem inovador e experimental.Ele chegou a fazer sucesso com o público alternativo nacional com canções como "Sinatra" e "Bad Mood". Sucesso suficiente para que rendesse à banda um contrato com a gravadora multinacional Interscope Records. Em 1992, com a mesma formação do início, o Helmet lança o disco Meantime. O álbum, mesmo sendo considerado alternativo e pouco pop faz sucesso nas rádios e na MTV. A canção "Unsung" entra nas principais paradas mundiais e coloca o nome do grupo entre os grandes, que começa a ser chamado de a resposta nova-iorquina para o movimento grunge de Seattle, que explodia na época graças a bandas como Soundgarden, Pearl Jam, Nirvana e Alice in Chains.

Após uma turnê de agenda bem cheia em 1993, ao ponto de que apenas folgassem no Natal e uns alguns outros dias livres, em 1994 o Helmet lança seu terceiro álbum, Betty, já com Rob Echeverria na guitarra. O álbum traz faixas ainda mais densas e pesadas com as mesmas batidas que caracterizam até hoje o som da banda, tendo como destaque as canções "Milquetoast" e "Wilma´s Rainbow". Mas apesar das boas críticas da mídia, o álbum não consegue ter o mesmo sucesso de vendas que o anterior.

No ano de 1995, em meio a turnê mundial de Betty, a banda e a gravadora lançam o álbum Born Annoying, material o qual trazia músicas de fitas de EP antigos, algumas raridades como "Shirley Maclaine" e "Taken" e covers do Melvins e Killing Joke.

No começo de 1997, já sem Echeverria, que deixou a banda para se juntar ao Biohazard, chega às lojas Aftertaste, que teve todas as suas guitarras gravadas por Hamilton. O disco não obteve o sucesso desejado e a banda depois de uma turnê com o Orange 9mm e por brigas internas, no final de 1998, a banda decidiu encerrar suas atividades.

O retorno[editar | editar código-fonte]

Depois do fim do Helmet Page Hamilton trabalhou em algumas trilhas sonoras de filmes e participou de álbuns de bandas que ele mesmo havia influenciado com seus riffs, como Korn, Limp Bizkit, Nine Inch Nails e System of a Down.

No início de 2004 ele decidiu remontar a banda. Chamou o baixista Frank Bello, ex-Anthrax, e o baterista Jonh Tempesta, ex-Testament e gravou um novo disco. Chegava às lojas no final daquele mesmo ano Size Matters. Além de recolocar o Helmet entre as principais bandas do rock alternativo atual, o álbum recebeu boas críticas da imprensa e dos fãs.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Compactos[editar | editar código-fonte]

Ano Title U.S. Mainstream Rock Tracks U.S. Modern Rock Tracks Álbum
1989 "Born Annoying" (Versão de 1989) - - Born Annoying
1992 "Unsung" 32 29 Meantime
1992 "In the Meantime" - - Meantime
1992 "Give It" - - Meantime
1993 "Just Another Victim" (com House of Pain) - - Banda sonora de Judgment Night
1993 "Born Annoying]]" (Versão de 1993) - - Born Annoying
1994 "Milquetoast" 39 - Betty
1994 "Biscuits for Smut" - - Betty
1994 "Wilma's Rainbow" - - Betty
1997 "Exactly What You Wanted" 19 - Aftertaste
1997 "Like I Care" - - Aftertaste
2004 "See You Dead" 29 - Size Matters
2004 "Unwound" - - Size Matters
2006 "Gone" - - Monochrome
2007 "Monochrome" - - Monochrome

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]