Indaial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Indaial
Bandeira de Indaial
Brasão de Indaial
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 28 de fevereiro de 1934 (80 anos)
Gentílico indaialense
Prefeito(a) Sérgio Almir dos Santos (PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Indaial
Localização de Indaial em Santa Catarina
Indaial está localizado em: Brasil
Indaial
Localização de Indaial no Brasil
26° 53' 52" S 49° 13' 55" O26° 53' 52" S 49° 13' 55" O
Unidade federativa  Santa Catarina
Mesorregião Vale do Itajaí IBGE/2008 [1]
Microrregião Blumenau IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Apiúna, Ascurra, Blumenau, Botuverá, Presidente Nereu, Rodeio e Timbó
Distância até a capital 160 km
Características geográficas
Área 430,534 km² [2]
População 60 433 hab. Est. IBGE/2013[3]
Densidade 140,37 hab./km²
Altitude 64 m
Clima Subtropical
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,777 (BR: 157º) – alto PNUD/2010[4]
PIB R$ 1 007 689,168 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 20 170,32 IBGE/2008[5]
Página oficial

Indaial é um município brasileiro, catarinense. Localiza-se a uma latitude 26º53'52" sul e a uma longitude 49º13'54" oeste, estando a uma altitude de 64 metros. Sua população estimada em 2011 é de 55.979 pessoas.

Dados Gerais[editar | editar código-fonte]

Localizado no Estado de Santa Catarina, Indaial conta atualmente com aproximadamente 54 mil habitantes. Sua colonização iniciou por volta de 1860, com os alemães, e posteriormente com os italianos (1875) e poloneses (1878). No ano de 1934 conquistou sua independência, sendo desmembrado da grande Blumenau. Atualmente, Indaial tem 77 anos e há 41 comemora a tradicional FIMI – Festa de Instalação do Município de Indaial. Seu nome tem origem na palavra “Indaiá”, uma palmeira muito comum no município na época de sua descoberta.

Os primeiros habitantes de Indaial foram os índios tapajós e carijós, hoje homenageados como dois grandes bairros da cidade. Com crescimento e potencial muito grandes, Indaial é uma das maiores cidades do Vale do Itajaí, também conhecida por “Cidade das Flores e da Música”.

A população em Indaial é maior parte constituída por pessoas de outros estados do Brasil que vem para o sul em busca de empregos, você encontra pessoas de todos os lugares do Brasil nesta pequena cidade. Na FIC "Casa da Cultura" como é conhecida pela população, há belos jardins recomendáveis á quem pratica leitura, há também uma trilha para um passeio "romântico". A fundação também possui um pequena biblioteca e uma exposição de artes.

Localização[editar | editar código-fonte]

Indaial possui uma área de 466 km², e está situado às margens da rodovia BR-470, no Médio Vale do Itajaí, também chamado de Vale Europeu. Dista 20 km de Blumenau e 160 km da capital do estado, Florianópolis. O município é banhado pela bacia do rio Itajaí-Açu e pelo seu mais importante afluente, o rio Benedito. A cidade é cercada por uma vegetação nativa da mata atlântica, sendo riquíssima e abundante a sua diversidade de espécies.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

O sistema viário de Indaial é apoiado em duas pontes que cruzam o Rio Itajaí Açu. Estas duas pontes ligam a região central do município ao binário de circulação principal formado pela Avenida Maria Simão e Avenida Manoel Simão. A mais antiga das pontes é a “Ponte Emílio Baumgart”, popularmente chamada de “Ponte dos Arcos”, inaugurada em 1926. Seu nome homenageia o engenheiro blumenauense Emílio Henrique Baumgart, projetista da obra. Além desta, vale citar que entre suas obras estão o Hotel da Glória e o Copacabana Palace, ambos no Rio de Janeiro. A construção foi uma verdadeira revolução, pois é a primeira ponte deste porte construída no Brasil utilizando cimento armado e mede 175m de comprimento e 6m de largura.

A maioria das vias mais movimentadas já contam com pavimento asfáltico, o que facilita a circulação. Recentemente foram instaladas duas lombadas eletrônicas na Avenida Maria Simão para controlar o excesso de velocidade, e há projetos para este número crescer ainda mais e se expandir por toda Indaial. Neste ano, 2013, foram instalados em duas interseções o controle semafórico, o que a cidade ainda não dispunha, fato notável, pois seu porte e suas condições econômicas já exigiam isso há bastante tempo. O controle semafórico foi instalado com operação inteligente que, através de tele câmeras providas de sensores (detetores) faz variar o tempo de verde de acordo com o número de veículos que chegam nas aproximações das interseções. Poucas cidades contam com esse recurso avançado no Brasil. O centro da cidade está passando por um processo de urbanização, assim aumentando e padronizando as calçadas, além da criação de jardins, plantação de árvores e melhoramento do trânsito em geral. Em dezembro de 2010 foi revitalizada a Avenida Beira Rio, que por muitos anos estava em estado precário e não possuía nenhuma espécie de pavimentação. Hoje a cidade conta com um espaço de lazer para a família, com academia, pista de caminhada e eventos especiais para a população, como shows musicais e apresentações diversas.

O município também conta com o “Parque Ribeirão das Pedras”, que possui pistas de motocross e kart, dois pavilhões para sediar os eventos, pista de caminhada e um amplo espaço livre, para acampamentos ou estacionamento em grandes eventos como a FIMI. O “Ginásio Sérgio Luiz Petters”, localizado no centro da cidade, se encontra disponível e em bom estado para uso. Nele ocorrem tradicionais competições como o “Torneio de Verão” e as apresentações de patinação artística, muito comum em Indaial. Próximo ao ginásio, se encontra a “Fundação Indaialense de Cultura”, FIC, onde a população pode usufruir de aulas de canto, teatro, danças e diversos instrumentos musicais. Além disso, possui uma ampla biblioteca pública, que possui um acervo com mais 18 mil livros, disponíveis gratuitamente à população.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Indaial localiza-se no Vale do Itajaí, próxima a Blumenau.

Possui uma área de 429,97 km².

No parque municipal é realizada a FIMI, uma festa muito freqüentada por pessoas de toda a região, que comemora a fundação do município, que ocorre todos os anos em março. Desde 2004 a festa conta com o Stammtisch, evento típico alemão, onde amigos e familiares se reúnem para comer e beber no centro da cidade. Além disso, a FIMI conta com shows nacionais e corridas de Motocross.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

Indaial possui três estações de rádio, sendo uma FM (Rede Aleluia), uma comunitária (Ponte FM) e uma AM (Rádio Clube de Indaial).[6] Além dessas, também é possível sintonizar várias emissoras de Blumenau, como Atlântida FM, Antena 1, Rádio Clube de Blumenau e Rádio Nereu Ramos.

Na área televisiva, a cidade recebe o sinal das principais emissoras do país através das representantes blumenauenses: RBS TV Blumenau (Rede Globo), RIC Record Blumenau (Rede Record), TVBV Blumenau (Rede Bandeirantes) e SBT Santa Catarina (SBT).

Há também no município um considerável número de jornais em circulação. Além dos pertencentes ao Grupo RBS (Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina, ambos diários), há o bissemanal Jornal do Médio Vale, de Timbó, e o Cruzeiro do Vale, de Gaspar. Com sede em Indaial são os tablóides Jornal de Indaial, Jornal A Região Metropolitana, Folha de Indaial (quinzenais), Jornal Alternativo (semanal) e Jornal A Bola (mensal).

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. IBGE Cidades. Página visitada em 13 jan. 2014.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Página visitada em 04 de agosto de 2013.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.