Isópodos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaIsopodos
Euridyce pulchra

Euridyce pulchra
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Subclasse: Eumalacostraca
Superordem: Peracarida
Ordem: Isopoda
Subordens
Anthuridea

Asellota
Calabozoida
Epicaridea
Flabellifera
Gnathiidea
Microcerberidea
Oniscidea
Phreatoicidea
Valvifera

Os isópodos ou isópodes, (latim científico: Isopoda) são pequenos crustáceos achatados lateralmente e sem carapaça. São marinhos, dulceaquicolas ou terrestres (como o bicho-de-conta).

Têm o abdômen curto com os segmentos fundidos total ou parcialmente. O 1º par de antenas é curto e unirreme e o 2º pode ser bastante longo. Os olhos são compostos e não são pedunculados. O abdômen e o tórax normalmente têm a mesma largura e as duas regiões não ficam claramente demarcadas dorsalmente. O primeiro par de apêndices torácicos faz parte da armadura bucal e é modificado em maxilípede e os restantes são pernas que servem para rastejar.

Ao contrário da maioria dos crustáceos, alguns pleópodes (5 primeiros segmentos) dos isópodos são usados para trocas gasosas, as brânquias do pléon, e o 6º segmento suporta apêndices natatórios birremes juntamente com o télson.

Os isópodes incluem o primeiro grupo de crustáceos verdadeiramente terrestres e muitas formas parasitárias. São consumidores de detritos e carniça, alguns podem ser carnívoros.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.