Justine Frischmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Justine Frischmann
Informação geral
Nome completo Justine Elinor Frischmann
Nascimento 16 de Setembro de 1969 (45 anos)
Origem Londres
País Inglaterra, Reino Unido Flag of the United Kingdom.svg
Gênero(s) Britpop
Rock
Período em atividade 1992 - presente
Gravadora(s) Geffen Records
Afiliação(ões) Suede, Elastica

Justine Elinor Frischmann (Middlesex, 16 de setembro de 1969) é uma cantora e guitarrista inglesa, mais conhecida por ser a vocalista da extinta banda Elastica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Justine Elinor Frischmann nasceu em Twickenham, filha de Willem Frischmann, presidente da empresa Frischmann Pell, e de uma mãe judia russa. É mais conhecida como vocalista e guitarrista da banda Elastica. Frischmann estudou em St. Paul's School, antes de estudar arquitetura na University College London. Inicialmente, Frischmann queria estudar artes, mas depois que seu pai não permitiu ela concordou em parar de ir para a faculdade de artes e começou a frequentar a Bartlett School of Architecture na University College London, aonde ela passou seis anos estudando arquitetura.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Suede[editar | editar código-fonte]

ver página: Suede

Justine começou a namorar Brett Anderson em 1989 e juntos eles formaram a banda Suede da qual Frischmann era guitarrista. Em 1991 ela terminou com Anderson e saiu da banda alegando que preferia ser Pete Best do que Linda Mccartney. No seu lugar então entrou Bernard Butler que na época tinha apenas dezenove anos.

Elastica[editar | editar código-fonte]

ver página: Elastica

Frischmann mais tarde fundou sua própria banda, Elastica, que foi formado em 1992 e lançou em 1993 o seu primeiro single "Strutter" com a ajuda do DJ da BBC Radio 1 Steve Lamacq. Eles assinaram com a gravadora de Lamacq, Deceptive Records. Os membros da banda foram: Justine Frischmann nos vocais/guitarra, Donna Matthews na guitarra, Annie Holland no baixo e Justin Welch na bateria. Em 1995, Elastica foi nomeada para o Mercury Music Prize pelo seu álbum "Elastica". A banda assinou em 1993 com a Geffen Records, e passou a vender mais de um milhão de cópias no mundo inteiro. Elastica também foi acusado de plágio pelas músicas "Waking Up" e "Connection", porém a banda nunca desmentiu as acusações. De 2002-2003 Frischmann colaborou com sua amiga e colega de quarto M.I.A ao co-escrever as músicas do seu primeiro álbum, Arular, mais conhecido pelo seu single de 2003 "Galang"

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Frischmann namorou Damon Albarn (Blur) de 1992 até 1998, sua separação inspirou as canções Tender e No Distance Left To Run. Frischmann mudou-se para Boulder, Colorado, em 2005. Onde estudou artes visuais na universidade de Naropa. Em julho de 2008, Frischmann se casou com um professor de ciência atmosférica na Universidade de California-Davis. Atualmente ela vive e trabalha em San Rafael, Califórnia com o seu marido.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]