K3 (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
K3
K3 (banda)
Informação geral
País Bélgica
Países Baixos
Gênero(s) Pop
Período em atividade 1998–atualmente
Gravadora(s) BMG (1999–2002)
Studio 100 (2002–atualmente)
Afiliação(ões) Wir3
Integrantes Julia Boshman (2021-Presente)
Marthe de Pecilyn (2015-presente)
Hanne Verbruggen (2016-presente)
Ex-integrantes Klaasje Meijer (2015-2021)
Kathleen Aerts (1998-2009)
Karen Damen (1998-2016)
Kristel Verbeke (1998-2016)
Josje Huisman (2009-2016)
Página oficial k3.be (em neerlandês)

K3 é um grupo de girl band belgo-neerlandês destinado ao público infantil pré-adolescente. O nome da banda foi derivado dos nomes das três integrantes originais: Karen Damen, Kristel Verbeke e Kathleen Aerts. Kathleen Aerts deixou a banda em 2009. Josje Huisman foi escolhida como a nova integrante do K3 em 3 de outubro de 2009. A música da banda é produzida pela gravadora Studio 100 e escrita por Miguel Wiels, Alain Vande Putte e Peter Gillis. K3 foi fundado por Niels William.

A banda ficou famosa sem qualquer airplay dos canais de televisão de música regulares como MTV, em vez de marketing e canais diretamente para crianças.[1]

A assinatura da banda, está na roupa das três integrantes. A banda é conhecida como uma das maiores bandas da Europa e a maior banda running girl e são famosas por suas canções poppy-happy e danças K3.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Performance do grupo - Oostende - 2001
Performance do grupo - Hasselt - abril de 2006

Alcançando a fama (1998-2002)[editar | editar código-fonte]

O grupo foi fundado por Niels William. Inicialmente queriam um gênero feminino de vinte anos como público-alvo, o que é perceptível em suas letras iniciais das canções. Seu primeiro single, "Wat ik wil", não foi muito bem sucedido.

Em 1999 K3 participou com a canção "Heyah Mama" ao vivo nos programas de televisão para serem selecionadas e participar do Festival Eurovisão da Canção. A canção não foi muito bem recebida por um dos juízes, Marcel Vanthilt, que se referiu às integrantes da banda como produtos de carnes sortidas. "Heyah Mama" foi lançada como single e se tornou o primeiro grande sucesso da banda.

A canção ficou em número um na parada Flemish Ultratop 50 por 16 semanas e ficou listada na tabela por 34 semanas. Seus próximos dois singles também alcançaram a posição número um, resultando em um período interrupto de 32 semanas em que uma canção das K3 estava no topo desse gráfico. Depois de um ano, o grupo ficou famoso na Holanda, e logo ficaram famosas em todo os Países Baixos.

As canções foram escritas por Miguel Wiels, Alain Vande Putte e Peter Gillis. Este trio já havia trabalhado como compositores para a cantora neerlandesa Isabelle A.

O grupo é conhecido por ser o primeiro ato pop a ficar no topo das paradas, sem receber qualquer airplay dos canais de televisão de música regulares como MTV e TMF. O novo conceito de marketing de Niels William foi baseado na promoção infantil do canal de desenhos animados como Fox Kids.[1]

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome Data de nascimento (Idade) Posição na banda
Karen Damen 28 de outubro de 1974 (49 anos) Vocalista
Kristel Verbeke 10 de dezembro de 1975 (48 anos) Vocalista
Josje Huisman 16 de fevereiro de 1986 (38 anos) Vocalista

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Nome Data de nascimento (Idade) Posição na banda
Kathleen Aerts 18 de junho de 1978 (45 anos) Vocalista

Era Studio 100 (2002-atualmente)[editar | editar código-fonte]

Desde 2002 a banda é gerenciada pelo Studio 100, uma empresa belga de produção de televisão para programas infantis holandeses e belgas.

Canções como "Heyah Mama", "I love you baby", "Alle Kleuren", "Blub, ik ben een vis!", "Tele-Romeo", "Toveren", "Verliefd", "De 3 biggetjes", "Oya lélé", "Hart verloren", "Liefdeskapitein", "Kuma He", "Ya Ya Yippee", "Dokter Dokter" e "Kusjesdag" foram os grandes êxitos da banda. O grupo lançaram oito álbuns. Seu oitavo álbum Ya Ya Yippee vendeu mais de 50,000 cópias em pré-vendas na Benelux.

O grupo também apresenta um programa de televisão infantil chamado De wereld van K3. Originalmente, havia versões em neerlandês e em flamengo, mas apenas a versão em neerlandês permaneceu.

O grupo lançou vários DVD's com videoclipes, com seus musicais, filmes, e as cenas gravadas especialmente como K3 in de Ardennen.

Em 2007 uma equipa do museu Madame Tussauds em Londres fizeram esculturas de cera das integrantes.[2] O Grupo mostrou as estátuas de cera do museu Madame Tussauds em Amesterdão em 4 de julho de 2007.[3]

Mudança: Kathleen sai da banda (2009 - atualmente)[editar | editar código-fonte]

Na segunda, em 23 de março de 2009, Kathleen, a cantora loira, anunciou sua saída em uma conferência de imprensa. "Foi uma decisão difícil, depois de tudo que eu dei os melhores anos da minha vida ao K3. As pessoas mudam e vida está constantemente em movimento; Tenho 30 anos agora e depois de dez anos, é hora de seguir em frente". Ela fez suas duas últimas aparições com K3 em junho em um mostruário do Studio 100 no Rotterdam Ahoy. Karen e Kristel procuraram uma substituta na televisão.[4]

O programa belga de noticias de programas De Rode Loper informou que duas celebridades estavam fazendo testes para o lugar vago, mas isso parecia ser uma piada de primeiro de abril. Kathleen se inscreveu para ser embaixadora do UNICEF.

As duas integrantes restantes do K3 continuaram procurando uma nova integrante. Desta vez através de um reality show chamado 'K2 zoekt K3'. No episódio final, a holandesa Josje Huisman se tornou a nova integrante do K3.

Em 2010 K3 filmou novos episódios para o seu programa infantil e também começou seu próprio seriado chamado "Hallo K3!". O seriado estreou na televisão no Outono de 2010. Um novo single e álbum com o mesmo nome também foi lançado no final de 2010 e início de 2011. Seu seriado também foi renovado para uma segunda temporada, que estreou nos Países Baixos e Bélgica em setembro de 2011.

Musicais[editar | editar código-fonte]

K3 performaram em vários musicais. Em Doornroosje (A Bela Adormecida), em 2002, elas tocaram e actuaram como as três fadas boas e em De 3 biggetjes, durante 2003. Elas actuaram como as três leitoas epónimas, Knirrie (Verbeke), Knarrie (Damen) e Knorrie (Aerts) e reprisaram esses papéis em 2007 para um turnê na Bélgica e nos Países Baixos. Em 2010 regressaram com um novo musical Alice In Wonderland (o primeiro Musical em 3D em todo o mundo) desta vez com Josje Huisman.

Língua K3[editar | editar código-fonte]

Através de suas músicas, as meninas criaram a sua própria língua. Chamada K3lish. Heyah Mama foi a primeira canção que caracterizou a língua K3lish, em apenas algumas palavras no refrão. Um monte de músicas da banda têm palavras como esta nas músicas. A linguagem feita é uma mistura entre o Africâner e Simlish.

Projectos em outras línguas[editar | editar código-fonte]

Em 2002 K3 gravaram a versão do álbum Tele-Romeo nos idiomas Inglês, Francês e Alemão.

Após a ida do K3 ao Studio 100, o fundador Niels William se mudou para a África do Sul em 2002 e começou seu próprio estúdio de música lá. Em março de 2007 ele lançou X4, um girl group com 4 garotas cantando as canções de K3 em Africâner e Inglês. Elas lançaram somente um álbum: Heyah Mama, que também contou com o single de mesmo nome.[5]

Em maio de 2007, o Studio 100 lançou a versão alemão de K3: Wir 3. Elas não cantam só versões traduzidas das músicas do K3 (começando com Heyah Mama) elas também foram modeladas após as originais (que consistem em uma ruiva, uma morena e uma loira). .[6]

Outras actividades das integrantes[editar | editar código-fonte]

Aerts foi dublê para o papel principal no musical Sneeuwwitje (Branca de Neve) e durante a gravidez de Verbeke, Aerts interpretou o papel principal em De kleine zeemeermin (A Pequena Sereia).

Entre fevereiro até maio de 2008, Verbeke apareceu no musical Pinokkio como Nina a Bailarina.

Damen actuou como professora de educação física na série Het Huis Anubis para o canal holandês Nickelodeon.

Em setembro de 2007, Damen era a juíza de painel, votando na entrada belga para o Festival Eurovisão da Canção Júnior.

As integrantes da banda também participaram no programa de televisão De Notenclub, onde lhe permitiram cantar um repositório mais adulto. Miguel Wiels, o coautor da maioria das canções do grupo, é um dos dois tocadores de piano na versão flamenga desse programa. Outro escritor das canções de K3, Alain Vande Putte, também apareceu como cantor naquele programa.

Karen Damen também é juíza no Belgium's Got Talent.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

O grupo fizeram várias aparições na televisão, DVD e três filmes. E as meninas também têm o seu próprio talkshow.

As integrantes do K3 também fizeram vários filmes. Em 2004 lançaram seu primeiro filme: K3 en het Magische Medaillon. O filme estreou em 29 de setembro de 2004 e recebeu críticas favoráveis. No filme holandêsm a celebridade da televisão Paul de Leeuw actuou como Stark o génio raivoso.

Em 2006, o segundo filme, K3 en het IJsprinsesje, foi lançado. Neste filme de conto de fadas Carry Tefsen actuou como a a bruxa na casa de panquecas, Peter Faber actuou como o Rei e o comediante belga famoso Urbanus actuou como o mago. Mais de meio milhão de pessoas na Bélgica e nos Países Baixos foram para os cinemas verem o trio derreter a princesa mimada do coração congelado.

O terceiro filme, K3 en de Kattenprins estreou nos Países Baixos em 20 de dezembro de 2007 e alcançou a estatueta de ouro, e foi visto por mais de 150 mil pessoas, em duas semanas.

Em 12 de dezembro 2012, o quarto filme do grupo foi lançado, K3 Bengeltjes', nos cinemas da Bélgica e dos Países Baixos. Este foi o primeiro filme sem Kathleen, a antecessora de Josje.

Em 12 de fevereiro de 2014, o quinto filme de K3 foi lançado K3 Dierenhotel, nos cinemas da Bélgica e dos Países Baixos. Este foi o segundo filme sem Josje Huisman.

Há também uma série de televisão sobre as três meninas chamada Hallo K3! Hallo K3! é uma série neerlandesa de comédia produzida pelo Studio 100, que estreou no Outono de 2010. A série gira em torno das três meninas do grupo K3 e juntas vivem em um apartamento, tentando equilibrar uma vida normal e a vida de super estrela. Com várias situações cômicas.

Título Tradução Data de lançamento Notas
Alle Kleuren Todas as cores 13 de setembro de 2001
Tele-Romeo 17 de junho de 2002
Doornroosje, de musical A Bela Adormecida, o musical 23 de janeiro de 2003 Primeiro Musical
Toveren Tour Turnê Mágica 2 de maio de 2003
De 3 biggetjes, de musical Os três porquinhos, o musical 30 de outubro de 2003 Segundo Musical
K3 in de Ardennen K3 em Ardenas 24 de novembro de 2003
K3 in Wonderland K3 no País das Maravilhas 16 de fevereiro de 2004
5 jaar K3 5 anos de K3 10 de março de 2004
K3 en het Magische Medaillon K3 e o Medalhão Mágico 27 de janeiro de 2005 Primeiro Filme
De wereld rond Por todo o Mundo 9 de maio de 2005
K3 in Ahoy K3 em Ahoy 27 de abril de 2006
K3 en het IJsprinsesje K3 e a Pequena Princesa de Gelo 16 de novembro de 2006 Segundo Filme
K3 in de sneeuw K3 na neve 10 de janeiro de 2007
K3 Clipparade Desfile K3 8 de abril de 2007
K3 Superfan Quiz Game Questionário do Jogo de Super fã de K3 11 de abril de 2007
K3 en het Heksenexamen K3 e o Exame da Bruxa 23 de maio de 2007
K3 Karaoke Karaokê K3 12 de novembro de 2007
K3 en de Kattenprins K3 e o Príncipe Gato 9 de abril de 2008 Terceiro Filme
K3 en het Toverhart K3 e o Coração Mágico 12 de novembro de 2008
K2 terug K3 K2 regressa com as K3 10 de fevereiro de 2010 Primeiro DVD com Josje Huisman
K3 Show MaMaSé! 19 de maio de 2010
Hallo K3! Volume 1 Olá K3! Primeiro Volume 2011 Com 3 episódios
K3 en het wensspel! K3 e o Poço de Desejos 2011 Clipes musicais antigos e novos
Alice in Wonderland, de musical Alice no País das Maravilhas, o musical 2011 Terceiro Musical
K3 Bengeltjes K3, Pequenas Dançarinas 2012 Quarto Filme
K3 Dierenhotel K3, Hotel animal 2014 Quinto Filme
K3 Love Cruise 2017
K3 Dans Van De Farao 2021

Referências

  1. a b Cabenda, Pablo (26 de novembro de 2001). «Peuterpop». Voorkant (em neerlandês). de Volkskrant. p. 9 
  2. «K3 in was gegoten» (em neerlandês). Telegraaf. 25 de junho de 2007. Consultado em 11 de setembro de 2007 
  3. «K3 in was gegoten» (em neerlandês). Algemeen Dagblad. 4 de julho de 2007. Consultado em 11 de setembro de 2007 
  4. «Kathleen stapt uit K3» (em neerlandês). De Standaard. 23 de março de 2009. Consultado em 23 de março de 2009 
  5. «X4 is Zuid-Afrikaanse versie van K3» (em neerlandês). Studio 100. 13 de março de 2004. Consultado em 30 de novembro de 2007 
  6. «K3-variant moet Duitse kinderharten veroveren» (em neerlandês). Telegraaf. 25 de maio de 2007. Consultado em 11 de setembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre K3 (banda)