Kawasaki police motorcycles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kawasaki Police Special
Modelos em Los Angeles.
Fabricante Kawasaki Heavy Industries
Apelido KZP
Produção 1975-atual
Predecessora Não tem
Sucessora Não tem
Tipo Custom
Motor 998 cm2, 4 cilindros em linha, 4 tempos, DOHC.
Potência 20,7 CV a 8.000 rpm
Torque 2,09 kgf-m a 6.500 rpm
Freios D:Disco hidráulico duplo<br/T: Disco simples.
Pneus Ambos MN 90-18 4PR, tipo retenção especial.
Altura do Assento 30,7 pol (total = 61,4 pol)
Entre Eixos 1.390 mm
Comprimento 90,2 polegadas
Tanque 11 L
Reserva 4,3 L

A Police Special é uma motocicleta fabricada pela Kawasaki.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Com o objetivo de "quebrar" a hegemonia da Harley-Davidson no fornecimento de motocicletas para uso policial nos Estados Unidos, a Kawasaki projetou e começou a fabricar uma motocicletas especialmente desenvolvida para essa finalidade:

Foram produzidas a partir de 1975, passando por evoluções a cada modelo lançado, assegurando o conceito de "melhor motocicleta de uso policial do mundo", título que mantém até os dias de hoje. Sua entrada no mercado foi feita com o modelo Z1-P, em 1975 (Kawasaki Z1 de 900 clindradas) que se diferenciava do modelo civil da marca apenas pela adição de acessórios voltados ao uso policial. Em 1976, com o aprimoramento do modelo, foi lançada a KZ900P, batizada de Kawasaki Police. Seu nome já evidenciava o uso a que se destinava. Em 1977 a evolução prosseguiu e começaram a ser implementadas modificações mecânicas para melhorar a durabilidade e ciclística da motocicleta. Lançada a Kawasaki KZ900 "Special of Police" que contribuiu de forma significativa para o fortalecimento da imagem da marca. Seu uso pela polícia americana passou a ser significativo com crescente substituição das pesadas Harleys policiais.

Em 1978 foi lançado o modelo definitivo, a Kawasaki Police KZ1000C que reunia todas as características exigidas para o trabalho policial e necessárias para desbancar a Harley Davidson do título de "única moto de polícia".

A partir de então, todas as motocicletas Kawasaki Police (KZP) saem de fábrica na versão "único cavaleiro", equipadas com pára-brisas, caixas laterais e bauleto, luzes de perseguição, giroflex retrátil e design que as diferenciavam do modelo similar civil da marca. Contam também com radiocomunicação, sirenes eletrônicas e gerador de energia de dupla capacidade em relação aos modelos civis. Sua ciclística foi trabalhada de forma a oferecer maior controle sobre a moto, permitindo sua pilotagem com apenas uma das mãos, dando condições do piloto utilizar-se da arma ou rádio com a moto em movimento.

Nos pneus foram desenvolvidos modelos especiais de alta resistência, para uso em situações extremas, como a subida em meios-fios. Inicialmente esses pneus eram fabricados pela Dunlop mas devido à baixa qualidade destes, passaram a ser fabricados pela Metzeler que até hoje fornece pneus para as Kawasaki Police.

Outras especificações[editar | editar código-fonte]

Motor[editar | editar código-fonte]

Diâmetro x Curso: 69,4 x 66,0mm. Relação de Compressão: 9,2:1. Arrefecimento: Ar/óleo. Carburador: BS34 x 4 Mikuni. Ignição: Controle por Transistores (TCBI) Câmbio: 5 marchas.

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Chassi: Berço duplo, com aço para serviço pesado.
  • Inclinação/trilha: 27 graus/4,5 pol.
  • Largura total: 35,2 pol.
  • Distância do chão: 6,3 pol.
  • Tanque de combustível: 4,0 gal.
  • Distância entre eixos: 60,4 pol.
  • Deslocamento da roda dianteira: 6,3 polegadas.
  • Deslocamento da roda traseira: 5,1 polegadas.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma motocicleta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.