Kittie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kittie
Informação geral
Origem London, Ontário
País  Canadá
Gênero(s) Metal alternativo[1] [2]
Death metal melódico[3]
Nu metal[2] [4] [5]
Metalcore[1] [5]
Período em atividade 1996 - atualmente
Gravadora(s) E1 Music
Afiliação(ões) Amphibious Assault
The Dear & Departed
Scars of Tomorrow
Spine
Suicide City
Thine Eyes Bleed
Página oficial www.kittierocks.com
Integrantes
Morgan Lander
Mercedes Lander
Tara Mcleod
Trish Doan
Ex-integrantes
Fallon Bowman
Tanya Candler
Talena Atfield
Jennifer Arroyo
Lisa Marx
Ivy Vujic

Kittie é uma banda feminina de metal canadense de London (Ontário). Foi formada em 1996. A banda passou para o sucesso em 1999, quando a faixa "Brackish" tornou-se um hit único. A banda também apoiou, durante o início da década de 2000, o Slipknot em turnê pelo Reino Unido, abrindo-lhes vários concertos aumentando a popularidade da banda.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

O nome "Kittie", explicado por Morgan Lander:

"Quando nós ficamos pensando em nomes para chamar a banda, antes de nosso primeiro show, nós tínhamos decidido que queríamos algo completamente contraditória ao que a banda e o som da banda é. Penso que escolhemos Kittie porque queríamos algo totalmente inesperado, algo que soasse fraco, de modo que quando se ouve a banda pela primeira vez, seja um choque total. Penso que houve alguns outros nomes, pussy sounding ... Tal como Swan ou Swansong (que é como eu realmente queria chamar a banda) ... Mas Kittie foi escolhido, e o resto é historia."

1996-2004[editar | editar código-fonte]

A banda canadense Kittie foi formada por Morgan Lander (vocal e guitarra), Mercedes Lander (bateria) - irmã da vocalista Morgan. Mercedes e Fallon se conheceram nas aulas de ginástica em 1996 e juntamente com Morgan começaram os ensaios fazendo covers de Nirvana e Silverchair. "Eu cresci muito com tudo isso" diz Mercedes. Fallon completa: "Eu encontrei uma música legal tocando com elas". A banda precisaria de uma baixista, e foi assim que chamaram Tanya Candler. Nascia então a banda "Kittie" em setembro de 1999. As músicas começaram a surgir e Tanya escreveu e colocou sua voz na versão original de "Paperdoll" que só é encontrado em antigos registos da banda, já que a versão atual é cantada por Morgan.

Por motivos desconhecidos Tanya não durou muito em Kittie, sendo substituída por Talena Atfiled e se envolvendo com uma banda chamada "Candy Darlings". Com a entrada de Talena, a formação atual do Kittie estava pronta.

Segundo elas, nunca ficaram dançando semi-nuas para o time do colégio, não estão incluídas no sonho americano de vender milhões de discos e muito menos entrariam em um palco para cantar "Hit me baby, one more time" - "Somos mais maduras que isso!" - referência à cantora pop Britney Spears. "Não temos nada contra Britney, não estamos falando mal dela, nós só não queremos ser como ela!" esclarece Mercedes. Morgan completa "Comparar nossa banda com Britney é a mesma coisa que comparar o preto com o branco."

A definição para o som da banda seria uma mescla de glam, New Metal e Death Metal, mostrando uma brutalidade verdadeira igual à sua realidade obscura. "Percebo às vezes que as pessoas não entendem o que estamos fazendo e de onde viemos, por isso fiz a música 'Do you Think I´m a Whore?' onde falo de mim e do jeito que os outros estão me vendo. É o preço que se paga ao entrar em um meio que até pouco tempo atrás era exclusivamente masculino." diz Morgan.

"Nós mostramos uma atitude pesada tanto no palco como em estúdio e as pessoas não esperam isso de uma banda formada só por garotas. É por isso que 'Spit' é minha música preferida. Falo sobre aquelas pessoas que nos julgam antes de escutar nossa música. Quando entramos no palco as pessoas ficam com aquele ar desconfiado esperando as Spice Girls ou coisa do tipo. Minutos depois que o show começa todos estão pulando, gritando e fazendo mosh!" diz Mercedes.

Na composição das músicas, segundo elas tudo é natural. "Nós não queremos fazer um som parecido com o de outra banda. Todas as idéias surgem naturalmente, simplesmente acontecem. A faixa 'Paperdoll' por exemplo foi uma das primeiras músicas do nosso CD, mas nela passamos uma mensagem. Queremos acabar com aquela imagem de que a mulher sempre é indefesa." fala Morgan.

Sendo uma banda bastante comentada e com um CD bastante divulgado, fizeram uma turnê abrindo os shows do Slipknot. Foram a primeira banda confirmada no Ozzfest 2000 e sua música "Spit" foi usada nos comerciais da Playstation "ECW Hardcore Revolution".

Mas nem tudo estava bem para as garotas do Canadá. Mike Cox, baterista do Coal Chamber, falando numa entrevista do cimo do seu elefante privado, falou em uma entrevista que o Kittie é uma banda "vendida", que os pais delas escrevem todas as músicas e que pagaram para excursionar com o Slipknot e terem suas músicas executadas nas rádios.

Depois de ter sido cancelada a turnê junto com o Pantera por causa do acidente com o vocalista Phil Anselmo, elas entraram em turnê com o Mudvayne e Nonpoint.

A banda lançou um EP "Paperdoll EP" em dezembro de 2000, com faixas ao vivo, uma faixa remixada e o clip da música "Charlotte".

Em 2001 a banda preparou - se para lançar seu segundo cd oficial, com o nome de "Oracle". Fallon deixou o grupo sem dar muitas explicações e começou um novo projeto chamado Amphibious Assault.Em seu lugar entra Jeff que tem um outro projecto os Thine Eyes Bleed, .

2002 chega e a banda começa novos shows e turnês pelo mundo. De repente é anunciado no site oficial que a baixista Talena saiu da banda. Novamente sem muitas explicações para o ocorrido, a banda chama Jennifer Arroyo (ex-Spine) para ocupar o posto de baixista. Em junho a banda começa uma turnê pela europa onde inclusive toca em algumas datas do Ozzfest europeu. Mais tarde seria a vez de Jeff sair e Liza Marx assumir as guitarras.

Em 2004 Kittie lança o seu 3º álbum Until the End.

2005-2007[editar | editar código-fonte]

Até março de 2005, foram assinadas a Kittie Artemis Records , mas devido a "uma proposta de alteração ao orçamento para a gravação enquanto se aguarda o quarto álbum Kittie". Os problemas entre o grupo e a gravadora tinha sido por muito tempo. Em março de 2004, Artemis e Kittie veio para fora do tribunal, uma resolução sobre royalties não pagos e 11 por incumprimento de contrato Artemis.

Em Março 23 de 2005 Morgan Lander fez um post que indica que ambos Lisa Marx e Jennifer Arroyo tinha deixado a banda. Jennifer Arroyo's foi amigável, enquanto Lisa Marx's foi uma surpresa. Tal como acontece com Talena Atfield da partida a partir da banda, razões financeiras foram citadas, e, no caso de Jennifer Arroyo, o desejo de trabalhar fora de Kittie a tempo inteiro, foi um factor adicional. Jennifer Arroyo iria para se juntar ao Billy Graziadei de Biohazard para formar Suicide City.

Em 2005 Kittie acrescentou dois novos membros: Tara McLeod, na guitarra, e Trish Doan, no baixo. 2005 também trouxe a estréia de Morgan e Mercedes "linha vestuário, Poisoned Black .

Em 7 de fevereiro de 2006 Kittie liberou oNever AgainEP através de Rock Ridge Music. Também em 2006, vocalista Morgan Lander fez vocais para a música "It Turns to Rust", do álbum "In the Arms of Devastation", dabanda de death metal canadense Kataklysm.

Em maio de 2006 Kittie anunciou para criar sua própria gravadora, "Kiss of Infamy Records", que incluirá a distribuição por grandes rótulos IME. O nome do marcador foi mais tarde alterado para o X of Infamy previamente anunciada a partir de Kiss of Infamy após receber um cessar-e-desistirem carta de advogados que representam Kiss Catalog Ltd. (o proprietário dos direitos de propriedade intelectual relacionados com o grupo musical Kiss) alegando que o Kiss of Infamy marca era "confusa similar" ao seu cliente da marca. O 4º álbum é intitulado Funeral for Yesterdaye foi lançado em fevereiro 20 de 2007 através de sua nova etiqueta.

Juntamente com o lançamento de Funeral for Yesterday foi anunciado por Morgan Lander que seria lançadoum DVD de 45 minutos junto com o CD.

Em 2007 o " Funeral for Yesterday Tour" vai correr a partir do início de fevereiro até o final de março. Outras bandas sobre o projecto de lei inclui Walls of Jericho, 36 Crazyfists, Dead to Fall, e In This Moment. O feedback positivo e de sucesso da turnê, encorajados a alargar a sua turnê em maio 2007, com Walls of Jericho.

2008[editar | editar código-fonte]

Em 4 de março de 2008 Kittie anunciou a saída da baixista Trish Doan devido a um transtorno alimentar. Trish Doan tinha sido diagnosticada com o transtorno alimentar - anorexia, que ela desenvolveu durante a gravação de "Funeral for Yesterday". Doan anda a combater contra a anorexia a dois anos.

2009[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2009, Kittie anunciou que eles tinham entrado para a gravadora E1. Um novo álbum, intitulado In the Black ", foi lançado em 15 de setembro de 2009. Vídeos foram baleados por dois singles, "Cut Throat" e "Sorrow I Know". "Cut Throat" estreou na MTV 2 "Headbangers Ball, em 5 de setembro de 2009 e no programa canadense Much Loud, em 20 de setembro de 2009. "Cut Throat" também foi destaque no VI Saw Soundtrack lançado em 20 de outubro de 2009.

Em 16 de setembro de 2009, foi feito um anúncio que iria distribuir Massacre Records "In the Black" na Europa e que seria disponibilizado lá em 23 de outubro de 2009

2010[editar | editar código-fonte]

Janeiro de 2010, Kittie voltou a Europa, novamente, para promover seu novo álbum "In the Black", que foi lançado na Europa pela gravadora alemã Massacre Records. " Apoiar as bandas na turnê incluem "It Dies Today" (E.U.A.) e "Malefice" (Reino Unido). Este passeio inclui datas na Escócia, Inglaterra, França, Suíça, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, Itália e Países Baixos.

Em 27 de janeiro de 2010 entrevista com Metalholic.com, vocalista do Kittie, Morgan Lander revelou que a banda está a planear o seu vídeo 3 do álbum, In the Black. De acordo com a Lander, a banda está em negociações para filmar um vídeo para a faixa "Die My Darling".

Março de 2010, embarca Kittie em outra turnê norte-americana com "God Forbid", "Periferia" e "Gwen Stacy" como suporte.

Formação[editar | editar código-fonte]

1996–1999
1999–2001
2001–2002
2002–2004
2004–2005
2005–2008
2008–2011
2012-presente

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Gravadora E.U Billboard posição E.U. Vendas [6]
1999 Spit Artemis Records #79 713,986 + (Gold)
2001 Oracle Artemis Records #57 237,168 +
2004 Until the End Artemis Records #105 N/A
2007 Funeral for Yesterday X of Infamy Records #101 N/A
2009 In the Black X of Infamy Records N/A N/A
2011 I've Failed You Entertainment One US, LP N/A N/A

EP[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Gravadora E.U Billboard posição E.U. Vendas
2000 Paperdoll Artemis Records N/D N/D
2002 Safe Artemis Records N/D N/D
2006 Never Again Rock Ridge Music N/D N/D

Singles[editar | editar código-fonte]

Data de lançamento Título Posição Álbum
U.S.
Main.

[7]
E.U.
[8]
2000 "Brackish" 46 Spit
"Charlotte" 60
2001 "What I Always Wanted" Oracle
"Run Like Hell"
2004 "Into the Darkness" Until the End
2007 "Funeral for Yesterday" 40 Funeral for Yesterday
"Breathe"

Demos[editar | editar código-fonte]

  • Sex Iz Hell Demo (1998)
  • Kittie Sampler Demo (1998)
  • Kittie EP (1999)
  • Spit Sampler (1999)
  • Oracle Sampler (2001)
  • What I Always Wanted Sampler (2001)
  • What I Always Wanted Mixes (2001)
  • Run Like Hell Australian Single (2002)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Canada.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Canadá, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b Paperdoll - Kittie (em inglês). Ranker. Página visitada em 23 de julho de 2011.
  2. a b Spit - Kittie (em inglês). Ranker. Página visitada em 23 de julho de 2011.
  3. "In the Black" album review (em inglês). Starpulse.com. Página visitada em 23 de julho de 2011.
  4. In the Black (CD album) (em inglês). Spirit of Metal. Página visitada em 23 de julho de 2011.
  5. a b Kittie reviews, music, news (em inglês). Sputnikmusic. Página visitada em 23 de julho de 2011.
  6. Metal/Hard Rock Album Sales In The US As Reported By Soundscan. Blabbermouth.net (2002-03-30). Página visitada em 2008-04-22.
  7. Artist Chart History. Billboard. Página visitada em 2008-04-13.
  8. UK Singles - Kittie. Página visitada em 2008-04-13.