Koei Tecmo Holdings

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Koei Tecmo Holdings
コーエーテクモホールディングス
Tipo Holding (TYO 3635:JP)
Indústria Jogos eletrônicos
Fundação 1 de abril de 2009
Fundador(es) Yasuharu Kakihara
Pessoas-chave Yasuharu Kakihara (Presidente)
Yoichi Erikawa (Presidente e Diretor executivo)
Página oficial KoeiTecmo

Koei Tecmo Holdings (コーエーテクモホールディングス, Kōē Tekumo Horudingusu?)[1] registrada como Tecmo Koei Holdings Co., Ltd.,[2] [3] é uma publicadora e desenvolvedora japonesa de jogos eletrônicos formada em 2009 quando as companhias Koei e Tecmo se fundiram.

Koei Europe mudou seu nome para Tecmo Koei Europe, Ltd [4] e agora lança seu produtos sob esse nome. Em janeiro de 2010, Tecmo, Inc. e Koei Corporation foram incorporadas a Koei Tecmo America Corporation. A Tecmo foi declarada dissolvida no Japão em 1 de abril de 2010. [5] [6] Koei Canada Inc., desde então, mudou seu nome para Tecmo Koei Canada Inc.

A Koei Tecmo criou uma divisão no Vietnã chamada Koei Tecmo Vietnam, incluindo a criação de divisões em Singapura, Coréia e Taiwan.

A empresa perdeu Kenji Matsubara, o ex-presidente e Diretor executivo da Tecmo Koei Holdings e da Tecmo Koei Games, que se demitiu em Novembro de 2010. Yoichi Erikawa, Co-fundador da Koei, assumiu as quatro posições desocupadas por Kenji Matsubara. [7]

História[editar | editar código-fonte]

Tecmo[editar | editar código-fonte]

Tecmo logo.svg

A companhia foi fundada em 31 de julho de 1967 como fornecedora de equipamento de limpeza[8] . Dois anos mais tarde, em 1969, ela começou a vender equipamento de diversão.

Em Março de 1981, uma divisão norte-americana inaugurou a U.S Tehkan Inc. Um mês depois, em Abril de 1981, a Tehkan lançou no Japão o seu primeiro título para o Arcade, Pleiads (que foi distribuído na América como Centuri). Quando ela ainda se chamava Tehkan, a companhia também lançou jogos clássicos como Bomb Jack e Tehkan World Cup. Em 8 de janeiro de 1986, a Tehkan passou a se chamar oficialmente Tecmo.

Em 29 de agosto de 2008 a Square Enix fez planos para uma aquisição amistosa da Tecmo comprando ações e 30 por cento com uma oferta total de 22.3 bilhões de ienes[9] . No dia 4 de setembro de 2008 a Tecmo oficialmente recusou a proposta de aquisição[10] . A Tecmo esteve desde então em conversações com a Koei sobre uma fusão possível entre as duas companhias[11] . Elas aceitaram em Novembro de 2008 se fundir em primeiro de abril de 2009 para formar a Koei Tecmo Holdings[12] . No dia 26 de janeiro de 2009 as duas companhias aprovaram a fusão, a companhia de propriedade formada em primeiro de abril de 2009 como planejado[13] .

Koei[editar | editar código-fonte]

Koei.png

A Koei foi estabelecida em julho de 1978 por Yoichi Erikawa e Keiko Erikawa. Sr. Erikawa era estudante da Universidade Keio quando o negócio de corantes rurais de sua família faliu ele decidiu perseguir o seu interesse em programação. A companhia desde então está localizada na cidade de Hiyoshi, Yokohama junto com a mãe de alma de sr. Erikawa, e o nome da companhia é simplesmente um eufemismo da escola.

Kou Shibusawa e Eiji Fukuzawa, cujos nomes são supostos em terem composto o nome da companhia, realmente não existem e são nomes usados pela companhia para evitar dar o crédito a contribuidores individuais, efetivamente atuando como alterar-ego de sr. Erikawa.

A companhia inicialmente concentrou-se na venda de computadores pessoais e comércio de softwares feito sob medida. Em 1983 ela lançou Nobunaga's Ambition (信長の野望,, Nobunaga no Yabō?), um jogo de estratégia histórico durante o sengoku da história japonesa. O jogo continuou recebendo prêmios numerosos, e a Koei produziu vários jogos usando como fundo a história mundial, inclusive Romance of The Three Kingdoms , estabelecidas durante o perído dos Três Reinos da história chinesa, e Uncharted Waters (大航海時代,, Dai Kōkai Jidai?) (lit. Grande Era da Navegação).

Em 1988, a Koei estabeleceu uma subsidiária Norte-americana, a Koei Corporation, na Califórnia. Esta subsidiária localizava jogos da Koei para exportação a todos os territórios fora do Japão, bem como produção de jogos originais e conceitos com a liderança do desenhista Stieg Hedlund, como Liberty or Death , Celtic Tales: Balor of the Evil Eye, Gemfire e Saiyuki: Journey West. Depois da partida de Hedlund, esta subsidiária cessou o desenvolvimento de jogos em 1995, enfocando em vez disso na localização, vendas e marketing.

Uma subsidiária canadense, Koei Canada Inc. foi estabelecida em meados de 2001, e uma subsidiária européia, Koei Limited foi estabelecida em meados de 2003 em Hertfordshire, Reino Unido. Koei também mantém subsidiárias na China, Coréia do Sul, Taiwan e Lituânia. Recentemente criou uma marca singapurense para desenvolvimento de jogos como Sangokushi Online.

A divisão da Party Ruby da Koei especializa-se em jogos etiquetados como Neoromance: GxB datação de simuladores de jogos, geralmente com buscas extras. Fora de três séries Neoromance, o melhor conhecido é Angelique , que estava em produção desde 1994. Harukanaru Toki no Naka De é o mais novo hit de Neoromance, com muitas continuações e uma série de televisão em anime baseada nele. O jogo mais novo na série, Kiniro no Corda , está ganhando popularidade parcialmente porque a série de mangá na que foi baseado, foi recentemente autorizado por Viz para publicação na língua inglesa. Ele ganhando mais popularidade então, e uma série de televisão em anime baseada nele que entrou no ar em outubro de 2006.[14] Uma continuação também foi lançada para o Playstation 2 da Sony em março de 2007.[15]

Empresas afiliadas[editar | editar código-fonte]

Team Ninja[editar | editar código-fonte]

Team Ninja foi fundada em 1995 como um estúdio de desenvolvimento para videogames. Embora não seja uma das empresas de desenvolvimentos mais antigas no mercado (cujo seu primeiro jogo foi Dead or Alive), a Team Ninja é mais uma das equipes mais especializadas no assunto (assim como Sonic Team ou Team Silent, que criam produtos para séries determinadas - a Sonic Team e a Team Silent criam jogos para as séries Sonic The Hedgehog e Silent Hill, respectivamente). Suas séries principais são Dead or Alive e Ninja Gaiden. A Team Ninja é responsável pela maioria de sucessos da Tecmo.

A Team Ninja adotou recentemente um hábito de liberar os seus jogos para diversos sistemas, notável a partir de sua série Dead or Alive, o que proporciona uma boa exposição para os novos consoles. Os seus jogos são conhecidos frequentemente pela alta qualidade de gráficos. Apesar de ultimamente a Team Ninja ter criado jogos apenas para o console da Microsoft, o Xbox, ela anunciou recentemente que também estão desenvolvendo jogos para o PlayStation 3 e Nintendo DS.

Atualmente, a Team Ninja está trabalhando em quatro jogos: Project Impact, um projeto secreto, que há rumores dizendo ser Ninja Gaiden 2 para Xbox 360. Existe também um jogo em desenvolvimento para o Nintendo DS, que tinha sido nomeado como Ninja Gaiden: Dragon Sword. Outro misterioso título que está em desenvolvimento atualmente é o Project Progressive. E para finalizar, mais um outro projeto sem nome está sendo produzido. No dia 3 de Junho de 2008, Tomonobu Itagaki, anunciou a sua saída do estúdio e ainda processou a produtora, Tecmo, em 148 milhões de Ienes (cerca de 1,4 milhões de dólares). Ultimamente eles desenvolveram em parceria com a Nintendo, Metroid Other M que é exclusivo para Wii lançado em 31 de agosto de 2010. Em 2011 houve o lançamento de Dead or Alive: Dimensions para o Nintendo 3DS e na E3 foi anunciado Ninja Gaiden III.

Omega Force[editar | editar código-fonte]

Omega Force (ω-Force) é uma desenvolvedora de jogos que trabalha para Koei que é muito famosa pela sua série Dynasty Warriors.[16] [17] [18]

Team Tachyon[editar | editar código-fonte]

Team Tachyon é uma desenvolvedora japonesa de jogos eletrônicos fundada em 2007. Semelhante a Team Ninja, o grupo foi formado para desenvolver jogos de alto nível, alguns dos quais dizem respeito a franquias clássicas da Tecmo Koei. A companhia alega que escolheu o nome, "Team Tachyon", por causa da táquion (do inglês tachyon), uma partícula que consegue ultrapassar a velocidade da luz.[19] Os mebros chaves da desenvolvedora são os produtores Keisuke Kikuchi (Rygar, Fatal Frame) e Kohei Shibata.[20]

A Team Tachyon, em 2008, ajudou no desenvolvimento do jogo Rygar: The Battle of Argus para Wii,[19] lançou Undead Knights para o PlayStation Portable, e Quantum Theory para o PlayStation 3 e o Xbox 360, em 2010.

Referências

  1. コーエーテクモホールディングス株式会社の設立に関するお知らせ (em japonês) (1 de abril de 2009). Visitado em 17 de abril de 2009.,
  2. Bloomberg.com Personal Finance (1 de abril de 2009). Visitado em 17 de abril de 2009.
  3. 東証 : -コーエーテクモホールディングス株式会社- (em japonês) (1 de abril de 2009). Visitado em 17 de abril de 2009.
  4. Tecmo Koei Europe (1 de abril de 2009). Visitado em 8 de novembro de 2009.
  5. Tecmo: Declaration of Disbandment
  6. Tecmo Koei: Declaration of Succession
  7. Tecmo Koei CEO quits as losses mount Gamespot. Visitado em 16 de novembro de 2010.
  8. (Outubro de 2002). "Ninja Beach Party". Official Xbox Magazine (11): 52.
  9. Tor Thorsen (29 de agosto de 2008). Report: Square Enix makes $200M Tecmo bid (em inglês) GameSpot. Visitado em 29 de agosto de 2008.
  10. Brian Ashcraft (4 de setembro de 2008). Report: Tecmo Rejects Square Enix's Takeover Offer (em inglês) Kotaku. Visitado em 4 de setembro de 2008.
  11. Brian Ashcraft (4 de setembro de 2008). Report: Tecmo And Koei In Talks To Merge (em inglês) Kotaku. Visitado em 4 de setembro de 2008.
  12. Blake Ellison (18 de novembro de 2008). Tecmo and Koei to Merge in April 2009 (em inglês) ShackNews. Visitado em 17 de abril de 2009.
  13. Brian Ashcraft (31 de março de 2009). Koei Tecmo Reveals Its New Company Logo (Looks Familiar) (em inglês) Kotaku. Visitado em 17 de abril de 2009.
  14. AnimeDB. "Anime: Kin`iro no Chord: Primo Passo —", [1].
  15. Gamecity. "Corda 2 — Gamecity", [2].
  16. Omega Force IGN.
  17. Omega force GameSpot. Visitado em 14 de setembro de 2008.
  18. omega force Hardgamer. Visitado em 14 de setembro de 2008.
  19. a b James Mielke (05 de novembro de 2007). Live from Japan: Tecmo's Media Day 1UP.com. Visitado em 28 de novembro de 2011.
  20. Simon Carless (1 de novembro de 2009). That Tecmo Flavor: Kikuchi And Shibata On Surprising The Audience Game Set Watch. Visitado em 28 de novembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]