Kuching

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kuching
Kuching, Sarawak

Kuching é a capital do Estado de Sarawak, na Malásia Oriental. Ergue-se nas margens do rio Sarawak, na parte noroeste da ilha de Bornéu. A população de cerca de meio milhão é composta por uma mistura de malaios, dayaks, chineses, alguns indianos e outros grupos étnicos.

O nome Kuching significa gato em malaio. Apesar disso, o verdadeiro motivo deste nome não é conhecido. Alguns afirmam que a cidade recebeu o nome de Bukit Mata Kuching, uma colina situada no seu coração. Mas claro que há outras hipóteses.

Dentro da cidade, há vários museus como o Museu Sarawak, o Museu Chinês, o Museu do Gato, entre outros, que definitivamente não devem ser esquecidos durante uma visira à Kuching. Outros locais interessantes são Istana (o antigo palácio do Rajá), o Forte Margherita, o templo Tua Pek Kong, Main Bazaar e os parques, além das muitas estátuas de gatos espalhadas pela cidade.

O clima em Kuching é tropical, moderadamente quente e bastante chuvoso. O índice pluviométrico anual é de, em média, 4000mm. Os períodos mais úmidos ocorrem durante as monções, nos meses de dezembro a fevereiro. A temperatura média é de cerca de 26°C durante todo o ano.

O estado de Sarawak era parte do Sultanato de Brunei, há 200 anos. Mas, como recompensa pela ajuda em acabar com uma rebelião, foi cedido a um aventureiro inglês chamado James Brooke, que governou a região como seu reino particular. Kuching se tornou sua capital e seu quartel general. A família Brooke governou Sarawak até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o terceiro e último Rajá, Vyner Brooke, o cedeu à Coroa Britânica em 1946. Sarawak e the British Commonwealth lutaram uma "guerra não declarada" contra a Indonésia, para impedir que a mesma tomasse posse da região. Os britânicos concederam independência à Sarawak em 1963, que uniu-se à Malásia nesse mesmo ano.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.