Línguas hindi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

As línguas hindi, também chamadas Madhya, se enquadram na Zona Central das línguas indo-arianas e são um grupo de variantes (dialetos) do Hindi faladas no norte da Índia que descendem do Prácrito de Madhya Pradesh. Aí se incluem as línguas oficiais da Índia e do Paquistão, o Hindi e o Urdu. A coerência desse grupo depende da classificação considerada. Aqui será apresentada somente a divisão entre Hindi Ocidental e Oriental.

Localização das Línguas Hindi

Línguas[editar | editar código-fonte]

Há um consenso que, dentre os diversos dialeto Hindi, podem ser cosiderados dos grupos, os do Hindi Ocidental e os do Hindi Oriental”[1] , sendo que o primeiro evoluiu da forma Apabhramsa do Ardhamagadhi.[2]

  1. Hindi Ocidental[3]
  2. Hindi Oriental

Ethnologue 16 considera Bhaya, Sansi, Chamari, Ghera e Gowli como Hindi Ocidentais, sendo que o Sansi é muito próximo ao Hindi-Urdu padrão.

Essa análise acima exclui certas variantes por vezes reivindicadas como Hindi, tais como as línguas biaris, a língua rajastani e as línguas paharis.[4] Thus Hindi proper includes[5]

Uso em áreas não Hindi[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]